Fale Conosco

Fale Conosco

_______________________

Fale Conosco

8 curiosidades sobre o Deserto do Atacama

Hoje a noite tem Deserto do Atacama no Programa Viaje Comigo. A partir das 20h na TV Novo Tempo (SKY  14 – NET 184 – Oi 214) você irá viajar pelo deserto mais famoso da América do Sul. Mas antes disso, que tal conhecer algumas curiosidades desse região no norte do Chile? Nós separamos 8 curiosidades que vão deixar você com vontade de viajar. O número 7 vai te deixar com calafrios!!

.

1. O MAIS SECO DO MUNDO

at1

O Atacama é uma das regiões mais áridas do planeta. Em alguns lugares específicos do deserto não chove há mais de 400 anos. O povo trazia água das montanhas para beber, cozinhas e irrigar suas plantações.

.

2. UM DESERTO COM FLORES

florido3

Aproximadamente a cada 5 anos o Deserto do Atacama é tomado por um lindo fenômeno chamado “Deserto Florido”. Acontece que as sementes de flores e plantas ficam preservadas do calor do sol embaixo da terra. A cada 5 ou 10 anos, uma forte onda de umidade passa pelas montanhas fazendo essas plantas brotarem. O deserto fica todo coberto de flores azuis, amarelas, rosas, vermelhas, etc.

.

3. VIDA NO DESERTO

at2

Muito se engana quem acha que o Deserto do Atacama não possui vida selvagem. Ele possui SIM. E muita! A região do Altiplano, que está acima dos 4 mil metros acima do nível do mar, possui muitas lagoas e temperaturas mais amenas. É comum ver lhamas, alpacas, viscachas, flamingos e inúmeras espécies de aves.

.

4. ÁGUAS TERMAIS NO MEIO DO NADA

Sim, o Deserto do Atacama possui termas de água quente. Um dos principais atrativos desse lugar são os Geyses de Tachio, um dos polos geotérmicos mais importantes do nosso continente. Nos Geysers de Tachio é possível nadar em piscinas quentinhas, mesmo estando quase 0°C do lado de fora. Outro lugar com águas termais são as Termas de Pamucale, que ficam em um verde vale cercado por lindas paisagens!

.

5. CAMINHO INCA E TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO

at3

Muitos não sabem, mas o Deserto do Atacama está na mesma latitude do Tropico de Capricórnio. Esse é marco astronômico que marca o posicionamento mais ao sul do sol em relação a linha do equador, também conhecido como solstício de verão. Outro marco importante é o caminho inca que corta o deserto. No tempo do Império Inca existia um caminho que ligava Cusco, no Peru (capital do império) até Santiago, capital do Chile.

.

6. LUGAR DE MUIIIITO DINHEIRO

at4

at5

O Deserto do Atacama pode não ter muita coisa proveitosa em sua superfície, mas de baixo da terra ele é riquíssimo. Há centenas de anos o Deserto do Atacama é explorado devido aos seus minerais. As maiores minas de cobre e lítico da América Latina estão lá. Em Chuquicamata, cidade próxima a Calama, existe uma mina com mais de um quilômetro de profundidade.

.

7.  CIDADES FANTASMAS

Atacama Erick - (989)

Atacama Erick - (1093)

Atacama Erick - (1036)

Como falamos antes, há centenas de o deserto do Atacama explora os minerais debaixo da terra. Essas mineradoras construíam cidades inteiras no meio do deserto para abrigar os seus trabalhadores. Depois que a mina era explorada e acabava o mineral a cidade era abandonada. Essas cidades deixaram de existir e hoje estão sendo encobertas pela poeira do deserto.

.

8. DESENHO NAS MONTANHAS

Atacama Erick - (936)

Outro lugar que poucos conhecem no deserto são os geoglifos de Chug Chug. Esses geoglifos foram feitos na encosta de uma montanha e tem diversas formações como círculos, animais, formações geométricas e até mesmo um desenho no formato de um surfista. Para chegar neste lugar é necessário enfrentar aproximadamente 40 quilômetros de estrada de chão no meio do deserto

Ficou com vontade de viajar pelo Deserto do Atacama? Veja o vídeo do Programa Viaje Comigo e se divirta! E não se esqueça, todos os domingo um episódio inédito para você as 20h na TV Novo Tempo (SKY 14 – NET 184 – OI 214)

Se você que encontrar pacotes para o Deserto do Atacama abra este link

Novo Gold Trip PNG