Passeios e dicas Santiago

Existem diversas opções de passeios em Santiago, que podem ser realizados independente do clima na época do ano. Tanto em sua zona urbana como nos arredores. Dentro da cidade os mais conhecidos são as visitas as vinícolas e ao Cerro San Cristobal. Existem ainda passeios culturais a museus, igrejas e as casas-museu do poeta Pablo Neruda. A melhor maneira de conhecer a cidade é utilizando metrô ou táxi.

Pode-se também fazer passeios para atrativos fora da cidade como por exemplo, as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar. Durante os meses mais frios é interessante visitar as estações de esqui de Valle Nevado e Portillo, esta última, no caminho que leva a Mendoza na Argentina. Uma dica de passeio diferente é conhecer a cidade fantasma de Sewell e descer na maior mina de cobre do planeta, a El Teniente, ambas a apenas duas horas da capital chilena.

 

Veja abaixo algumas opções de passeios na região de Santiago:

 

  • City Tour Santiago c/ Cerro San Cristóbal
    Saída do hotel em direção ao Centro Cívico de Santiago, visitando o Palácio La Moneda, cujo estilo neoclássico de austeridade e harmonia foi dado pelo arquiteto Joaquín Toesca. Recorrido a pé pelo bairro financeiro até o Museu Histórico Nacional, onde veremos uma coleção de peças de diferentes etapas da história republicana do Chile. Continuação para o coração de Santiago, a Plaza de Armas, rodeada por prédios históricos e vida popular. Posteriormente, contornaremos o Parque Forestal para chegar ao Cerro San Cristóbal. Subiremos ao impressionante mirante Terraza Bellavista para ter uma vista completa de Santiago.
  •  
  • Mina de Cobre El Teniente e Sewell c/ almoço
    Saída do hotel em Santiago para conhecer a mina de El Teniente, considerada uma das maiores jazidas de cobre do Chile. Chegada a Los Maitenes, onde os visitantes são recepcionados pelo pessoal da mina e recebem trajes apropriados para a visita. Uma vez na mina, conheceremos: Concentrador de Colón, Terminal Ferroviário de Alto Colón, Fundición de Caletones, nível sub-6, bairro Cívico, Museu Mina, Caverna de Cristais e Planta de Chancado. Continuação para conhecer o acampamento mineiro de Sewell, declarado Monumento Nacional por sua impressionante arquitetura e valor histórico. Conta com ruas e sua organização urbana é ditada pelas condições topográficas: ladeira de Cerro Negro, grande escadaria central, estação de trem, espaço público principal. Parada para almoço (incluso). Retorno a Maitenes e devolução do equipamento de segurança. Continuação para o hotel em Santiago na parte da tarde.

  • Valparaíso e Viña del Mar c/ almoço
    Partiremos em direção ao litoral pela Rota 68, que em apenas 01h30 liga a cidade de Santiago ao porto de Valparaíso. Primeiro, cruzaremos o Vale de Curacaví, com suas frutas e restaurantes. Posteriormente, o Vale de Casablanca, com sua crescente fama vinícola. Chegaremos a Valparaíso para conhecer sua história através de suas colinas e paisagens, em uma espécie de anfiteatro natural que rodeia baía desta cidade porto. Percorreremos estreitas e sinuosas ruelas que acompanham o contorno das colinas, revelando seus cartões postais dignos de ser imortalizados. Teremos a oportunidade de nos transportar em algum de seus antigos elevadores, que dão fama a esta pitoresca cidade. Continuação para Viña del Mar. Após o almoço, percorreremos suas praias e pontos de interesse. Retorno ao hotel em Santiago.

     

 
 

  Colchagua Valley

 

  • Vinícola Santa Rita (terça a sexta)
    Saída do hotel por volta das 09h00 em direção ao Vale do Maipo. Chegada à Vinícola Santa Rita, fundada por Domingo Fernández Concha, quem introduziu as finas videiras francesas e iniciou sua produção. Sua cava foi declarada Monumento Nacional, assim como seu restaurante “Doña Paula”, que recebeu este nome em homenagem a Paula Jaraquemada, mulher que durante o processo de Independência abrigou O’Higgins e 120 de seus soldados. Este episódio histórico deu origem ao nome de um dos mais famosos vinhos de Santa Rita. O casarão se destaca por possuir um parque de 40 hectares, com árvores centenárias que cativam os visitantes. A visita finaliza com uma degustação de 2 vinhos Medalha Real. Retorno ao hotel ás 13h00.

  • Vinícola Concha y Toro
    Saída do hotel em Santiago em direção ao vale de Pirque para conhecer a renomada vinícola Concha y Toro. Ao chegar, caminhada pelo antigo parque da vinícola, de grande beleza e importância histórica no paisagismo chileno. Observaremos a arquitetura externa do edifício principal – La Casona – a antiga residência de verão da família Concha y Toro. Parada para degustar uma taça de Terrunyo Sauvignon Blanc no parque El Marques, desfrutando também de uma vista privilegiada. Degustaremos também uma taça de Carmenere Casillero del Diablo. Continuação do recorrido pelas adegas subterrâneas para conhecer a famosa lenda que fez este vinho conhecido mundialmente. Degustação de uma traça de Marques de casa Concha Merlot, uma das uvas mais tradicionais plantadas no Chile. Retorno ao hotel em Santiago.

  • Vinhos no Vale do Maipo (Concha y Toro ou Cousiño Macul)
    Saída pela manhã para visitar uma vinícola do Vale do Maipo, onde a magia do vinho pode ser sentida em plenitude. Este é um vale de terras férteis, que dão vida aos mais diversos vinhos chilenos. Destaca-se por ter mais de 1.500 hectares plantados com uvas para vinhos tintos e 1.200 hectares para vinhos brancos. Aqui nasceram as primeiras vinícolas e as primeiras experiências do mundo do vinho que nos posicionou a nível internacional. A visita inclui um recorrido pelas instalações da vinha, conhecendo mais sobre sua história e processos de fabricação do vinho, e degustação. Em horário combinado, retorno ao hotel.

     

 

Vinícolas

 

  • Vinhos no Vale de Casablanca
    Sairemos de Santiago em direção ao Vale de Casablanca, região vinícola que teve seu início em 1982 e já possui mais de 4.500 hectares de plantações, com grande variedade de uvas. Como está no caminho para o litoral (Valparaíso) a influência da maré e do clima ajudam no lento processo de crescimento da uva, uma característica ideal para a produção do vinho branco. Visitaremos a Vinícola Emiliana – reconhecida internacionalmente, incluindo um recorrido por suas instalações e degustação de seus vinhos. Retorno ao hotel em Santiago.

  • Vinhos no Vale de Colchagua
    Saída de Santiago para visitar o Vale de Colchagua, conhecido mundialmente por ser um dos mais férteis na produção de finas uvas, principalmente de vinhos tintos, cuja qualidade é de fama mundial. Algumas das muitas vinícolas deste vale são: Viu Manent, Mont Gras, Bisquertt e Montes. Visitaremos 2 vinícolas para conhecer suas instalações, ver seu processo de produção e fazer uma degustação. O almoço está incluso em uma das vinícolas. Em horário combinado, retorno ao hotel em Santiago.

  • Ilha Negra, lar de Pablo Neruda
    Saída do hotel em Santiago por volta de 09h00. Cruzaremos os vales dos rios Mapocho e Maipo, com suas belas paisagens de bosques de pinheiros e eucaliptos, e também passaremos por pequenos povoados agrícolas que mantém características coloniais. Visitaremos o balneário de Santo Domingo, com belas residências de verão e clubes de golf, até chegar ao porto de San Antonio, vila de pescadores com alguns postos comerciais. Passaremos por Cartagena, Las Cruces e El Tabo, para finalmente chegar a Isla Negra. Aqui encontramos a casa de Pablo Neruda, com suas surpreendentes miniaturas, garrafas multicoloridas, cristais, uma coleção única de máscaras de proa e até manuscritos originais do poeta. Tempo para almoço (não incluso) e, em horário combinado, saída para retornar a Santiago. No trajeto, visita ao pitoresco povoado de Pomaire, com seu interessante artesanato.

 

 

Bodega

 

  • Santiago Caminhando
    Uma das melhores maneiras de compreender Santiago é através de seu desenvolvimento histórico. Começaremos nosso recorrido visitando o Cerro Santa Lucia, lugar onde o conquistador Pedro de Valdívia fundou a cidade. Continuaremos em direção à Praça de Armas, ponto central onde se iniciou a urbanização da cidade seguindo o novo modelo americano, onde as ruas foram traçadas a partir de uma praça principal com sua igreja. Nesta praça hoje estão a catedral, o Correio Central, o Museu Histórico nacional e a Prefeitura de Santiago.  Finalmente, chegaremos ao Palácio La Moneda, sede do governo chileno. Retorno ao hotel.

  • Santiago de Bicicleta
    Saída para conhecer Santiago de uma forma diferente. Passaremos pelos lugares mais populares da cidade como o antigo casarão de Pablo Neruda – La Cahscona – em bellavista, o Centro de compras Patronato – local onde saberemos mais sobre a imigração, La Vega Central – o principal lugar de exportação das melhores e mais saborosas frutas e verduras do país, onde faremos uma parada. Continuação para a Praça de Armas, Estação Mapocho e Parque Forestal. Retorno ao hotel.
 
 

Conheça tudo isso através dos pacotes para Santiago do Chile da Gold Trip!

Feriados nacionais no Chile

Esta é uma lista de Feriados do chile, deles seis são de carácter civil e oito são religiosos.

 

DataFeriadoNotas
1 de JaneiroAno Novo 
Março-AbrilSexta-Feira SantaFesta Móvel
Março-AbrilSábado SantoFesta Móvel
Março-AbrilPáscoaFesta Móvel
1 de MaioDia do Trabalhador 
21 de MaioDía das Glórias Navais 
29 de JunhoSão Pedro e São PauloSegunda-feira mais próxima
16 de JulhoDia da Virgem do Carmo 
15 de AgostoAssunção de Nossa Senhora 
18 de SetembroPrimeira Junta Nacional de GovernoFestas Patrióticas
19 de SetembroDia das Glórias do ExércitoFestas Patrióticas
12 de OutubroDescobrimento dos MundosSegunda-feira mais próxima
31 de OutubroDia das Isilias Evangélicas e dos Protestantes 
1 de NovembroDia de Todos os Santos 
8 de DezembroImaculada Conceição 
25 de DezembroNatal

Passeios em Santiago

Santiago é uma cidade bela e interessante, o seu clima permite com que possa ser visitada em qualquer época do ano. O metro é limpo, rápido e barato. Outra boa opção de transporte é o táxi que possui preço bem atraentes e serviço confiável. Se puder, passeie a pé pela cidade admirando suas praças, ruas e arquitetura.  Se for alugar um carro para conhecer a região, aproveite para conhecer o litoral. As estradas são boas em bem sinalizadas. Existem pedágios nas principais rodovias.


  • Alimentação em Santiago
    A restaurantes para todos os gostos e bolsos  Há comida internacional e típica. Procure conhecer os restaurantes usado pelos próprios chilenos.

Alguns pratos típicos são:

  • Parrillada – carnes na brasa (vaca, porco e frango).
  • Empanadas – como uma esfiha, massa recheada com carne moída, cebola picada, azeitonas, ovos e passas.
  • Cazuela de frango – Sopa, com pedaços de batatas, abóbora, milho.
  • Pastel de choclo – Torta de milho recheada com carne moída, pedacinhos de frango, azeitonas, ovos cozidos.
  • Humitas – Como uma pamonha salgada, que se pode comer com salada de tomates e cebola.
  • Caldillo de congrio – Sopa do saboroso peixe Congrio
  • Chupe de locos – Porção de um fruto de mar chamado locos.
  • O aperitivo tradicional do Chile é o Pisco Souer, feito a base de pisco (aguardente da uva), limão, gelo e açúcar.
  • Os vinhos chilenos são mundialmente conhecidos especialmente o Carbenet Sauvignon Blanc e Chardonnay.


Cuidado Especiais em Santiago

A cidade é relativamente segura, mas tome os cuidados básicos e não se exponha de forma imprudente. Evite a região central depois das 21 horas.


Vistos e vacinas

Os brasileiros não necessitam visto para entrar no país, somente passaporte válido ou carteira de identidade. Sugerimos que a foto do documento não seja muito antiga para evitar transtornos. (atenção: não são aceitas carteiras emitidas por órgãos de classe como OAB, CRM, COREN, etc.), Não é necessário nenhum tipo de vacina.


Moeda e preços de Santiago

No Chile a moeda é o Peso chileno. Em Santiago os preços são ligeiramente menores que no Brasil (maio/11). Procure usar a moeda local. O dólar é aceito apenas em algumas lojas mais turísticas e para pagamento de passeios. O Real pode ser é facilmente trocado nos hotéis e casas de câmbio.