É OBRIGATÓRIO O USO DE CALÇADO FECHADO (TÊNIS OU BOTA) E COM SOLADO APROPRIADO PARA ATIVIDADE (EMBORRACHADO, TRATORADO, COM BOA ADERÊNCIA, RESISTENTE À ABRASÃO).
RECOMENDADO O USO DE BOTAS (COM CANO LONGO), pois há risco de queda, torção e eventuais fraturas dos membros inferiores, principalmente aos viajantes que têm tendência a “virar” o pé. Leve uma bota já amaciada para não causar machucados durante a caminhada. Não deixe sua bota sem uso por muito tempo. Isso pode causar ressecamento e, no próximo uso, pode haver descolamento de partes da bota, principalmente do solado. É muito comum que isso aconteça.
Durante a travessia do Vale do Pati, a hospedagem é realizada em casas de moradores onde há energia solar somente para alguns pontos de luz. Não há energia para os chuveiros e desta forma o banho deve ser tomado imediatamente após a chegada da trilha, quando a temperatura da água ainda é suportável.
Na cidade de Lençóis há um Hospital Público, em Palmeiras há posto de saúde e em Andarai há uma Santa Casa. Em caso de necessidade o passageiro será transportado para Salvador, onde há maiores recursos.
O seguro contratado não cobre traslados em caso de acidente, cujos custos deverão ser arcados pelo passageiro.
A travessia do Vale do Pati é estruturada de maneira a contemplar a segurança e satisfação de nossos clientes e colaboradores. A experiência e conhecimento de nossa equipe de guias minimizam eventuais riscos. Todavia, em caso de necessidade de resgate, será operado pela equipe qualificada de guias, que contam com a ajuda das brigadas de incêndio do parque nacional da Chapada Diamantina e do Corpo de Bombeiros da cidade de Lençóis. Normalmente os resgates são realizados com a utilização de mulas. Resgates com helicópteros, quando necessários, serão solicitados a cidade de Salvador podendo demorar até 24 horas. Não possuímos telefone via satélite não havendo outro meio de comunicação telefônica dentro do Vale do Pati. O acesso a um telefone pode demorar até duas horas.
Alimentação
A comida dentro do Vale do Pati é caseira: arroz, feijão, carne ou frango, abóbora, chuchu, tomate, rúcula, ovo frito, farofa, farinha e de sobremesa, doce de banana. Podemos encontrar alguns pratos mais regionais como o cortado de palma (cactos) e godó de banana (picadinho de banana verde).
Transporte
Traslados e passeios em veículos fretados. Para melhor aproveitamento do roteiro e devido as condições das estradas locais, em alguns passeios poderão ser utilizados veículos off road (4 x 4).