- À vista ou em até 3x (com juros)
No nosso primeiro dia de viagem o guia estará no aeroporto de Abu Dhabi para receber e ajudar os viajantes no processo de verificação do visto e algumas burocracias necessárias para embarcar no voo que nos levará até Socotra. O voo terá breve duração de cerca de 2 horas onde na chegada iremos conhecer a equipe de apoio que nos irá acompanhar durante a nossa semana pela ilha. Antes de seguirmos para o nosso destino do dia, pelo caminho, iremos parar num dos poucos “restaurantes” ao ar livre para uma refeição tradicional.
No meio da tarde chegaremos a Ahrer, com bastante tempo para explorarmos a praia, as dunas e os pequenos oásis à nossa volta formados por riachos que brotam das dunas até desaguarem no mar.
Alojamento: Acampamento
Iremos passar o dia explorando a ponta oriental da ilha, onde iremos subir às maiores dunas de Socotra para contemplar a vista maravilhosa e caminhar pela trilha sinuosa até à gruta de Hog. Aqui iremos entrar nas entranhas da ilha e deixarmo-nos deslumbrar pela sua monumentalidade. Iremos perceber porque é que esta ilha se tornou uma autêntica atração para espeleologistas, arqueólogos e geólogos a nível mundial. Ao fim do dia iremos visitar o Cabo de Ersil, o ponto mais oriental da ilha, ponto de união entre o Mar Arábico, o Golfo de Aden e o Oceano Índico. Um lugar repleto de simbolismo e com uma energia bastante especial.
Alojamento: Acampamento
Hoje será um dia bastante preenchido com um itinerário fenomenal, onde iremos passar por vários lugares deslumbrantes até chegarmos ao nosso destino. Logo pela manhã entramos no interior da ilha pelas suas estradas sinuosas e paisagens inacreditáveis até ao seu planalto na região de Homhil. Iremos até onde os jipes nos permitem e a partir daqui faremos o resto da trilha a pé ao longo de um ribeiro que corre ao nosso lado. Esta água alimenta pequenas plantações de tamareiras, mata a sede dos animais e pessoas que aqui vêm beber e desagua numa piscina natural panorâmica à beira do penhasco com vista para a costa norte da ilha. Um lugar deslumbrante que convidará a um mergulho refrescante.
Ao final da manhã seguiremos caminho até Kalleessan, também no planalto central da ilha mas na parte norte, onde um desfiladeiro parece ter cortado a ilha em duas. Aqui iremos também fazer uma trilha até às piscinas naturais no fundo do desfiladeiro que formam pequenos oásis escondidos entre as gigantescas formações rochosas, onde faremos o nosso almoço pic-nic. Após almoço, seguimos em direção ao norte até à reserva marinha de Dihamri, ainda a tempo de podermos aproveitar este lugar maravilhoso para fazer um pouco de snorkeling ou mergulho. A vida marinha e os corais nesta zona são simplesmente deslumbrantes e de fazer inveja aos lugares mais famosos de mergulho a nível mundial. Sem dúvida que este é mais um dos segredos de Socotra. Iremos acampar aqui esta noite mesmo em frente ao mar.
Alojamento: Acampamento
Hoje atravessamos a ilha até a contra-costa, de Dihamri na costa norte até Aomak na costa sul. Porém, o ponto alto deste dia é talvez a própria travessia da ilha por um dos seus desfiladeiros que, assim como nas cordilheiras montanhosas, servem como eixos de comunicação e passagem. Por aqui passaremos por alguns pequenos vilarejos que parecem ter parado no tempo, onde os meios de subsistência são um desafio diário. Os engenhosos sistemas de irrigação tradicionais usados nas hortas ao longo do riacho que corre no desfiladeiro nos levam a tempos imemoriais. Por fim, assim que este desfiladeiro se abre, vislumbramos as dunas brancas de Zahek que se estendem até o mar e que escondem pastores com seus rebanhos de camelos. Ao fundo, vemos vilas de pescadores enclausuradas entre as dunas e o mar. É em uma dessas pequenas povoações que iremos dormir esta noite ao som das ondas e debaixo de um milhão de estrelas.
Alojamento: Acampamento
Deixamos para trás o mar e voltamos novamente ao interior da ilha, subindo pelas montanhas até a região mais alta e acidentada da ilha. E é precisamente aqui que iremos visitar, almoçar e pernoitar em um vilarejo tradicional de pastores no topo das montanhas de Diksam. Após o almoço, temos a tarde reservada para um dos pontos altos desta viagem, a floresta de dragoeiros de Fermahin. Um local incrível que parece ter saído de um conto de ficção, por ser tão diferente de qualquer cenário na Terra. No caminho de retorno ao nosso acampamento, iremos passar pelo oásis de Wadi Dirhur, bem no fundo do desfiladeiro.
Alojamento: Acampamento
Partimos de manhã e começamos a descer as montanhas novamente em direção ao norte até encontrarmos o mar. A partir daqui, seguimos para o oeste ao longo da costa até o nosso destino do dia, a lagoa de Detwah. Faremos uma breve parada em um ponto alto para podermos apreciar a extensão e a beleza deste lugar. As tonalidades de azul mudam ao sabor das marés e das nuvens que correm por cima. O cenário é verdadeiramente maravilhoso e, além de imensa beleza natural, este lugar é de uma riqueza ambiental única, pois serve de refúgio e berçário para inúmeras espécies de peixes e aves marinhas. Temos o dia inteiro para explorar este lugar ou simplesmente relaxar à beira-mar. Algumas das pessoas que habitam em torno desta lagoa ainda vivem em grutas de uma forma bastante rudimentar, com um estilo de vida de pura subsistência, dependentes do que a lagoa lhes oferece. Nosso acampamento será montado à beira da lagoa, onde mais um jantar tradicional com produtos do mar será servido.
Alojamento: Acampamento
É o nosso último dia na ilha. Iremos pegar o avião de volta a Abu Dhabi onde faremos a ligação com os voos de volta a casa. Saímos de manhã ainda com tempo de passarmos no mercado de Hadibu, a capital de Socotra. Foram 8 dias intensos e memoráveis com muitas histórias para contar a amigos e familiares em casa. Esperamos vê-lo novamente. Até breve!
Consulte-nos!
Grupo | O melhor de Socotra | Africa | Iémen – out 25 (AF)