- À vista – 3% desconto
- 40% de entrada + 3 parcelas (sem juros) no cartão de crédito
O nosso primeiro dia é destinado a receber os viajantes em São Tomé e conhecer um pouco da cidade ou relaxar na piscina do hotel. O líder de viagem fará uma apresentação sobre os aspectos mais relevantes da viagem e esclarecerá quaisquer dúvidas que possam surgir. À noite, iremos jantar em um restaurante tradicional são-tomense e provar algumas das iguarias da ilha.
Hospedagem: Hotel Kenito
No nosso primeiro dia em São Tomé e Príncipe, vamos conhecer um pouco da história e cultura deste país, muito marcada pela própria história da plantação de cacau, que ainda hoje está bastante presente em ambas as ilhas. Como tal, iremos visitar algumas das roças da ilha, de arquitetura tradicional portuguesa, Roça Agostinho Neto e Roça Bela Vista, onde poderemos saborear o fruto do cacau e descobrir o processo de transformação até o produto final, o chocolate.
Pelo caminho, também passaremos por alguns dos lugares mais belos da ilha, como a Lagoa Azul e Tamarindo. Após um almoço tradicional em Mucumbli, a visita seguirá para Neves, a maior aldeia de pescadores do país, e o marco do descobrimento de Anambom, Roça Diogo Vaz, túnel de Santa Catarina e, finalmente, Santa Catarina.
Hospedagem: Hotel Kenito
A chegada ao Príncipe é sempre um momento memorável. Sobrevoar a ilha de avião e observar os picos vulcânicos envoltos em floresta densa que rompem as nuvens e suas inúmeras praias paradisíacas polvilhadas de coqueiros é, sem dúvida, um momento mágico. No nosso primeiro dia na ilha do Príncipe, iremos visitar alguns dos seus mirantes mais conhecidos, com cenários de tirar o fôlego, como a Praia Banana e a Praia Macaco. Seguimos depois para Santo António, a capital da ilha, conhecida como a cidade mais pequena do mundo. Essa cidade, com apenas 2.600 habitantes, está aninhada em um cenário idílico, entre dois rios que deságuam em uma bela baía e picos montanhosos cobertos de vegetação luxuriante. É um lugar tranquilo onde o tempo e, na verdade, tudo corre lentamente, ao ritmo “leve-leve” típico da ilha, bem diferente da agitação de quando já foi um dos portos mais dinâmicos da África. Aqui iremos passear pela cidade que parece parada no tempo e contemplar alguns dos seus edifícios históricos. Após um almoço tradicional em um dos restaurantes da cidade, seguimos para a roça abandonada de Porto Real. Antes de irmos para a área da ilha onde iremos pernoitar, passamos pelo Forte da Mina, que ainda guarda alguns segredos e muitas histórias para contar. Fazemos o check-in na pousada onde iremos ficar nas próximas duas noites e, se ainda tivermos tempo, podemos dar um mergulho em uma praia deserta ali bem perto. O jantar tradicional será servido na pousada.
Hospedagem: Pousada Maravilha
Após um dia bem preenchido, temos pela frente mais um outro dia com muito conteúdo! Hoje iremos fazer uma caminhada pela floresta em pleno Parque Natural até um dos lugares mais icónicos do Príncipe, a cascata O Quê Pipi. Esta caminhada pela floresta irá nos levar a conhecer algumas das plantas da ilha e os seus usos tradicionais e medicinais. Pelo caminho teremos a oportunidade de conhecer alguns dos animais da floresta como os macacos, os papagaios ou mesmo algumas das espécies de aves endémicas que fazem da ilha do Príncipe um dos lugares mais valiosos para a conservação do planeta. Será uma manhã muito interessante passada com guias locais com muitas coisas para nos ensinar sobre a floresta. Quando chegarmos à cascata, podemos colocar o fato de banho e dar um mergulho para refrescar antes de fazermos o nosso pic-nic. Na parte da tarde, iremos descansar numa praia deserta apenas com coqueiros à nossa volta ideal para matarmos a sede após a nossa caminhada. Ao fim do dia retornarmos à pousada onde o jantar nos espera.
Hospedagem: Pousada Maravilha
Hoje acordamos cedo pois temos pela frente um dia longo e memorável. Tomamos o café da manhã e descemos até à praia, onde os pescadores já nos aguardam para nos levarem num passeio de barco até à zona mais remota da ilha, apenas acessível por mar. A ilha vista do mar é um cenário de beleza inigualável, um manto de floresta verde de onde rompem agulhas vulcânicas até atingirem as nuvens, com praias desertas ao longo da costa. A água quente e cristalina convida a um mergulho. Iremos fazer uma parada para darmos um mergulho enquanto os nossos amigos e guias pescadores pescam o nosso almoço. Aliás, todos são convidados a participar na pescaria. Desembarcamos numa dessas praias desertas para fazer uma fogueira e assar o peixe para almoço, temperado com segredos da ilha e acompanhado de água de côco. O cenário e o momento é indescritível. Retomamos ao barco e continuamos a nossa rota até à Baía das Agulhas, talvez o lugar mais encantador da ilha do Príncipe. Um cenário de rara beleza que deve o seu nome às várias agulhas vulcânicas que rodeiam a baía. Por fim paramos numa outra praia deserta. Aqui iremos montar acampamento e passar a noite, embalados pelos sons do mar e da floresta.
Alojamento: Acampamento em praia deserta
Hoje teremos mais uma aventura, desta vez uma caminhada ao longo da costa onde iremos atravessar rios, florestas e povoações isoladas até ao nosso destino, uma cascata no meio da floresta de rara beleza e muita história. Após uma caminhada exigente, a chegada a este lugar é recompensada com um mergulho na lagoa de água fresca da cascata. O caminho de volta é mais curto pois os barcos aguardam por nós na praia para nos levarem ao nosso acampamento onde um almoço nos aguarda. Após almoço, temos a tarde livre para explorarmos as redondezas, fazer um pouco de snorkeling ou simplesmente relaxar na areia. Aproveitamos cada minuto do resto deste dia pois será a última noite de acampamento em praia deserta no meio da floresta.
Alojamento: Acampamento em praia deserta
Deixamos para trás a nossa praia e subimos a encosta pelas trilhas da floresta até encontramos de novo civilização onde os nossos guias nos aguardam. Pelo caminho, uma surpresa, um lugar incrível de cortar a respiração, fora dos roteiros turísticos ou referências em blogs. Um lugar secreto que só os nossos privilegiados viajantes irão conhecer. Tiramos muitas fotos mas omitimos a localização para este lugar continuar assim, exclusivo. Voltamos ao conforto de um carro com ar condicionado e continuamos caminho até o nosso destino do dia de hoje, a Roça Sundy. A mais emblemática roça da ilha do Príncipe e um marco histórico incontornável na história do cacau e do país. Hoje em dia é uma roça recuperada e transformada em lodge de luxo com uma plantação de cacau revitalizada e um projeto paralelo bastante complexo de desenvolvimento sustentável, um verdadeiro case study a nível mundial que teremos a oportunidade de conhecer. É aqui, no conforto da Roça Sundy onde iremos passar a última noite da nossa viagem. Mas a noite ainda não acabou… ainda temos umas surpresas depois do jantar.
Hospedagem: Lodge – Roça Sundy
Chegámos ao fim da nossa viagem. Foram 8 dias intensos e memoráveis com muitas histórias para contar a amigos e familiares em casa. Iremos pegar um transfer para o aeroporto onde o avião nos espera para o voo de volta a São Tomé.
Consulte-nos!
Grupo | São Tomé e Ilha do Príncipe | África | Em Português – mar 25 (AF)