Fale Conosco

Fale Conosco

_______________________

Fale Conosco

Bonito é (realmente) bonito!

Procurei, procurei, mas não encontrei outro adjetivo para descrever esta cidade. Não é falta de criatividade, é beleza mesmo. E isto já vem de berço. A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, surgiu a partir da fazenda Rincão Bonito, fundada ainda no século 19. De lá para cá, a beleza de cada cachoeira, lago ou caverna descoberta só tem contribuído para aumentar a admiração de quem visita este lugar. É como se Deus tivesse esquecido aqui um pedaço do Jardim do Éden.

 

As águas de bonito também são responsáveis pela formação de saltos e cachoeiras. São centenas delas espalhadas ao redor da cidade e muitas fazem parte de trilhas ecológicas das fazendas da região. A mais alta destas cachoeiras é a Boca da Onça, com 156 metros de altura. A maior do estado. Ela é tão alta que a água é levada pelo vento antes de chegar à sua base. Ao lado dela pode-se praticar o rapel mais alto da região, com 90 metros de altura. O rapel é feito a partir de uma base metálica e é totalmente negativo. Dele se tem uma das melhores vistas do cânion do rio Salobra. Os rios são o princípio de tudo. Suas águas afloram de um solo composto de calcário e transbordam em rios abundantes que correm para o Pantanal. Este calcário contribui para a decantação dos sedimentos e torna as águas extremamente transparentes. Por isto, um dos passeios mais procurados na cidade é a flutuação. Nele, abrigado por uma roupa de Neoprene, o visitante flutua rio abaixo levado pela suave correnteza. Através da máscara de mergulho, é possível observar com clareza todo o fundo do rio, repleto de vegetação e povoado por milhares de peixes. São Dourados, Piraputangas, Curímbas e Piaus, todos peixes típicos desta região, que nadam tranquilos ao redor do visitante. É como flutuar no espaço, só que cercado por água a uma temperatura que ronda os 23 graus. Muito agradável! Os lugares mais procurados para este passeio são o rio Sucuri, o rio Olho D´água (Prata) e o Aquário natural.

Além dos rios e cachoeiras, as águas de Bonito também foram responsáveis pela criação de outros atrativos muito procurados pelos visitantes, as cavernas. Muitas delas foram criadas por antigos rios que se infiltraram no solo e suas formações rochosas, chamadas de espeliotemas, são resultado da interação da água com o calcário.  Uma das mais visitadas é a de São Miguel, especialmente devido ao seu fácil acesso e suas formações rochosas. Porém a mais famosa é a gruta da Lagoa Azul. Ela tem este nome devido a um lago formado no seu interior, cujas águas são extremamente transparentes com um forte tom azulado.

Além dos atrativos produzidos pelas águas, a cidade de Bonito oferece muito mais ao visitante. Posso citar, por exemplo, os projetos de conservação da fauna como o Buraco das Araras e o Projeto Jibóia. A simpática cidade é também famosa pela sua gastronomia exótica. Aqui é possível experimentar pastel de jacaré, carnes de caça e sorvetes com sabores típicos do serrado. A rede hoteleira é também muito boa e atende a todos os gostos. Se você pretende conhecer Bonito, recomendo ficar na cidade pelo menos 3 dias inteiros. O ideal seria de 4 a 6 dias. Assim, você poderá aproveitar cada lugar sem pressa. Uma boa dica é também esticar a viagem e passar alguns dias no Pantanal, que fica a apenas algumas horas dali. Mas atenção: Todos os passeios em Bonito devem ser reservados com antecedência. Não se pode chegar no atrativo sem hora marcada. Tudo é muito controlado e organizado.  Um exemplo de manejo sustentável do meio ambiente. Por isto, planeje a sua viagem com antecedência e de preferência, através de uma agência de turismo. Para saber mais, entre no site da Gold Trip. Boa viagem!

 

Peter Goldschmidt
* Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip – 50.116.86.50/~goldt816  –   Fone: (11) 4411-8254

 

Conheça nossos pacotes para Bonito!

Trilha das Cachoeiras Rio Olho D'agua
Peter Sandra e Ingrid no rio Olho D'água Rio Sucuri
Buraco das Araras Lagoa Misteriosa
Cachoeira Boca da Onça Rapel Negativo na Boca da Onça
Projeto Jibóia Caverna do Lago Azul

 

Confira nossos Pacotes de Viagem para Bonito e conheça este maravilhoso destino.