Clima
O clima no Deserto do Atacama faz com que possa ser visitado em qualquer época do ano. Como em qualquer outra região desértica, é marcado por uma considerável amplitude térmica: altas temperaturas durante o dia com quedas bruscas à noite. Tratando-se de um deserto, chuva não vai ser um problema para a sua viagem, a máxima anual de chuva registrada na cidade foi de 50 mm.

Durante o verão, a temperatura durante o dia chega a 30ºC, mas o ar seco torna o calor agradável  Ao cair da noite a temperatura pode descer de 10 a 15 em poucas horas. Leve sempre um agasalho em todos os passeios. No inverno, as temperaturas variam de 22°C durante o dia, e a noite cai para próximo de 4ºC. Raramente faz mais frio em San Pedro do Atacama.

 

 

Atacama

Melhor época para visitar o Deserto do Atacama

Atacama em Janeiro e Fevereiro

As raras gotas de água que caem sobre a região são mais comuns durante o chamado “inverno altiplânico”, que ocorre entre os meses de Janeiro e Fevereiro. As chuvas geralmente não duram mais de 3 dias. O vento costuma ser calmo durante todo o ano (exceto talvez em Setembro).

 

Atacama em Março, Abril, Maio e Junho

Ótimos meses para visitar o Atacama. O céu do deserto está aberto em média 360 dias por ano. A noite, durante todo o ano, Atacamaa temperatura diminui cerca de 10 graus após o por do sol.

 

Atacama em Julho e Agosto

É um dos meses mais procurados pelo turismo. É época de inverno. Durante o dia a temperatura chega aos 22ºC. A noite, cai a 4ºC. Nos passeios em altitude e no geiser de Tátio e comum temperaturas negativas.

 

Atacama em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

O clima é mais quente e agradável. Em setembro podem ocorrer as raras tempestades de areia. Em Outubro e Novembro a grande procura deste destino pelo turismo doméstico. A dica é reservar com antecedência.

Passeio na altitude

Uma atenção especial deve ser dada aos passeios nas altitudes acima de 3 mil metros. As temperatura são geralmente 10ºC mais baixas do que em San Pedro.  No passeios ao Salar de Uyuni e ao geiser de Tatio, as temperaturas podem ser ainda mais baixas devido ao horário do tour e da altitude acima de 4 mil metros. No Geiser de Tatio, a temperaturas pela manhã (horário do tour) podem chegar a 18°C negativos no inverno e 0ºC no verão. Leve boas roupas de frio por cima e roupas de verão por baixo, pois gradativamente esquenta até que uma bermuda e uma camiseta é o suficiente para ficar confortável.

AtacamaSe planeja visitar o Salar de Uyuni, sugerimos evitar os meses de Janeiro e Fevereiro, devido as chuvas na altiplano.

San Pedro está a 2.500 (m.s.n.m.) e não apresenta restrições. Alguns asseios porém podem chegar a 4.300 ou a 4.800 metros de altitude. Nestes caso pode haver desconforto devido ao “soroche” ou mal da altura. Recomenda-se tomar muita água, caminhar devagar e evitar movimentos bruscos (como abaixar-se ou levantar). Evite consumir alimentos pesados. Abuse dos chocolate e frutas.

 

 

 

Medias climáticas no Deserto do Atacama:

Clima/Temperaturas em San Pedro do Atacama

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Média 15°C 15°C 14°C 12°C 11°C 9°C 9°C 9°C 11°C 13°C 14°C 15°C

 

 Clima agora em Calama:

Clima Agora em Calama – Clique aqui

 

 

 

Conheça nossos Pacotes para o Deserto do Atacama.