Fale Conosco

Fale Conosco

_______________________

Fale Conosco

Conheça a Patagônia Argentina

 

Patagônia Argentina, que se estende entre o litoral do Oceano Atlântico, na Argentina, e o Pacífico, no Chile, possui Patagonia paisagens únicas e impressionantes, de uma diversidade incrível. Não é à toa que, a cada ano, a Patagônia firma-se como um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo.

É uma região de clima e geografia variada. Áridas planícies, bosques e glaciares milenares, lagos de diferentes cores, vulcões, rios de corredeiras e um litoral atlântico rico em fauna marinha. São cenários completamente diferentes, porém sempre com algo em comum: a presença próxima e imponente da Cordilheira dos Andes, deixando as paisagens ainda mais impressionantes. Apesar de cobrir uma parte significativa, tanto da Argentina quanto do Chile, menos de 5% da população desses países vive por lá, o que garante a visita a lugares praticamente intocados. Antes da colonização, os principais habitantes da Patagônia eram os índios tehuelches e mapuches, povos que, com o passar dos séculos, foram quase extintos.

A criação de parques nacionais e reservas naturais por toda a Patagônia garante a preservação de todos os tipos de ecossistemas encontrados por lá. Entre os parques mais visitados está o de Torres Del Paine, no Chile, que abriga um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Na Argentina, os principais são Terra do Fogo, Los Glaciares e Nahuel Huapí.

Para os amantes de esportes de aventura são muitas dicas do que fazer: trekking, escalada, mountain bike, rafting, canoagem, cavalgada e esqui. Para quem procura descanso e conforto, a Patagônia abriga cidades bem estruturadas e estações de inverno de nível internacional. Alpacas, guanacos, cervos, flamingos, elefantes e lobos marinhos, pingüins e baleias são alguns dos principais representantes da fauna da região.

 

 

El Calafate

Esta pequena cidade situada as margens do Lago Argentino adquire o seu nome de um pequeno arbusto típico da patagônia austral, El Calafate, e é a porta de entrada ao majestoso mundo das geleiras. É a cabeceira urbana do Parque Nacional Los Glaciares, foi fundada em 1927 e tem experimentado nos últimos anos um crescimento assombroso graças ao turismo. O seu atrativo turístico mais famoso é o glaciar Perito Moreno, conhecido pela sua beleza e pelo lindo espetáculo da queda de blocos de gelo. Na região podem ainda ser encontrados outros glaciares, árvores fossilizadas, pinturas rupestres e muitas estâncias que abrem as suas portas para os turistas.

 

El Chalten

Situada a 200 quilômetros ao norte de El Calafate encontramos a pitoresca vila de El Chalten. Localizada próxima ao lago que lhe empresta o nome e cercada pela cordilheira dos Andes, Chalten é conhecida como um dos melhores lugares na Argentina para a prática de caminhadas. Existem inúmeras trilhas auto-guiadas com percurso que variam desde algumas horas até vários dias. Seus atrativos mais famosos são o glaciar Chalten, o monte Fitz Roy e a Laguna del Desierto.

 

Terra do Fogo

A Terra do Fogo é composta por um conjunto de ilhas, separadas do continente pelo Estreito de Magalhães. Está dividida quase que igualmente entre o Chile e a Argentina e é muito rica em petróleo e gás natural. É a porção continental mais austral do planeta, exceto a Antártida, por isto também é conhecida como Terra do Fim do Mundo. As povoações mais importantes na parte chilena são Porvenir no Estreito de Magalhães e Puerto Williams, junto ao Canal de Beagle, na Ilha Navarino. Na porção Argentina as principais cidades são Ushuaia (a mais austral do mundo) e Rio Grande.
A ilha é inóspita e pouco povoada. Entre duas povoações, normalmente existem de 200 a 400 km de terra de ninguém. O norte é seco e plano e o sul montanhoso e verde, com encostas que sobem desde o nível do mar até 1500m de altitude.

 

Ushuaia

A cidade do fim do mundo fica numa ilha do sul da Argentina, no extremo da Terra do Fogo, na fronteira com o Chile, a menos de mil quilômetros da Antártida e a 3.200 km ao sul de Buenos Aires. A cidade de Ushuaia cresceu sobre um encosta limitada de um lado pela Cordilheira Darwin e por outro pelo Canal de Beagle. Possui atividades durante todo o ano. No verão tem várias opções de passeios e caminhadas, especialmente no Parque Nacional Terra do Fogo. Há lugares para observações de lobos marinhos e pingüins.

 

Ushuaia

Puerto Madryn

A cidade de Puerto Madryn está localizada às margens de um grande golfo e ao sul da famosa Península Valdes. A cidade nasceu em 1865 quando um navio vindo de Gales trouxe os primeiros imigrantes para a região.  A herança cultural trazida por estes intrépidos imigrantes está espalhada por toda região através de seus descendentes, sua língua e seus costumes. A cidade cresceu a partir do ano 1886 com a construção da estrada de ferro que unia Porto Madryn com Trelew. A importante atividade portuária ajudou, também o seu desenvolvimento.

O principal atrativo de Puerto Madryn é  a vida selvagem. Na península Valdes é possível observar lobo e elefantes marinhos, orcas, pingüins e muitos animais terrestres típicos da Patagônia como os guanacos, choiques (tipo de ema), Maras, entre outros. Seu visitante mais famoso é a baleia franca austral, uma espécie em extinção que todos os anos, entre Junho e Novembro, chega até esta zona para a sua reprodução.
A cidade possui uma ampla avenida costeira com uma bela visão da praia oceânica, com restaurantes, bares e clubes náuticos para passar o dia.

 

Mapa Patagônia Argentina

Veja aqui o mapa da Patagônia Argentina

 

dicasvc-patagonia

 teste banner 2