Conheça o Uzbequistão

Porta de entrada para o país e também sua capital, a grande cidade de Tashkent o receberá com mesquitas, construções ao estilo soviético, avenidas largas, grandes mercados, muitos parques e jardins bem cuidados. Esta foi a quarta maior cidade depois de Moscou enquanto a região pertenceu à União Soviética e era conhecida como a “Paris da Ásia Central”. Hoje reúne os melhores restaurantes, museus e vida noturna do país. Entre seus atrativos, podemos citar o Hazrati Iman (principal complexo islâmico da cidade) onde fica a biblioteca-museu que abriga o exemplar do Alcorão mais antigo do mundo, as arborizadas Praça da Independência e Praça Amir Timur, e os interessantes mercados Chorsu Bazar e Alay Bazar, ideais para ver o pulsar da vida cotidiana local e a simpatia dos moradores. Se tiver oportunidade, ande de metrô – este foi o primeiro da Ásia Central (bom legado russo) – e surpreenda-se com a decoração diferente e surpreendente das galerias.


Com tantas conquistas e um forte terremoto, Tashkent precisou ser toda reconstruída. Por isso, os locais históricos e a arquitetura bem preservada o levarão rumo ao interior. Bukhara possui um centro histórico bem preservado com monumentos impressionantes, como a mesquita de Kalon, muitas madrassas lindíssimas (as tradicionais escolas islâmicas), a Fortaleza de Ark de muralhas grandiosas, a Fonte Sagrada de Jó, entre outras joias arquitetônicas. A Praça Lyabi-Hauz é uma espécie de ponto de encontro, cercada de lojas e restaurantes; delicie-se com o chá local e traga de lembrança uma das delicadas e coloridas cerâmicas locais. A pequena e murada Khiva fez parte da Rota da Seda. Seu charme vem das construções em tom ocre, vindo do barro, e claro, os adornos azuis, um verdadeiro museu a céu aberto. O enigmático sítio arqueológico de Itchan Kala e suas construções guardam mais de 2.500 anos de história. De lá você trará a lembrança de um dos mais belos entardeceres que já viu. Capital de impérios e da Rota da Seda, Samarcanda não pode ficar de fora. É lendária, elegante e guarda relíquias impressionantes, fruto de sua grande importância comercial e por ter sido cenários de diversas disputas de poder. Há quem diga que possui a mais bela praça do país – Registan.


O próspero e histórico Vale de Fergana é o principal produtor de seda da região, uma região muito fértil desde os tempos dos gregos e persas. Se visitar esta região, não deixe de conhecer uma fábrica de seda e o excepcional artesanato local.


Tudo isso você pode conhecer pessoalmente através dos nossos pacotes para Uzbequistão.