CENTRO-SUL DO VIETNÃ

CENTRO-SUL DO VIETNÃ - HOI AN, HUE E HO CHI MINH

 No programa Centro – Sul do Vietnã iremos viajar por um lugar bem especial, do outro lado do mundo, no sudeste asiático: o Vietnã! Preparem-se para mergulhar na rica cultura e história vietnamita, visitando locais fascinantes como a Hoi An, a Cidade Proibida e Ho Chi Minh, a antiga Saigon. Quer conhecer o Vietnã? Então, Viaje Comigo!

Hoi An – Um Charme no Centro-Sul do Vietnã

Hoi An está localizada no centro do Vietnã, na província de Quang Nam, próxima à foz do rio Thu Bon. Este destino é um dos mais bonitos e populares do Sudeste Asiático. Por muitos séculos, Hoi An foi o melhor porto comercial da Ásia, recebendo influências da China, Japão e outras culturas. O charme da cidade está em suas ruas centenárias, casario encantador e templos, que refletem uma herança cultural única e a tornaram uma das joias turísticas do Vietnã.

Porto de Hoi An_Vietnã_ Centro-Sul do Vietnã
Porto de Hoi An - Vietnã

Passeios para fazer em Hoi An – Centro-Sul do Vietnã:

  • Porto da Cidade: O antigo porto da cidade, famoso nos séculos passados, hoje é um ponto de passeios turísticos, ideal para explorar tanto de dia quanto à noite.
  • Centro Histórico: A principal rua de Hoi An, do outro lado do porto, é bem movimentada e repleta de lojas especializadas em artes tradicionais. Caminhar pelas ruas é uma ótima maneira de adquirir souvenirs, como máscaras e lamparinas decoradas. À noite, as ruas ganham um colorido especial, iluminadas por suas pontes e centenas de lanternas de papel de seda coloridas.
  • Mercado da Cidade: Um lugar bem grande com uma arquitetura belíssima, onde você pode encontrar incensos, chá, café, condimentos, frutas, souvenirs e comidas.
  • Fábricas de Seda: Hoi An ainda preserva a antiga arte de produção de seda. É possível visitar algumas fábricas e aprender todo o processo, desde a alimentação das larvas até a confecção de peças de rara beleza. E, se tiver coragem, você pode até provar uma larvinha frita ou crua. Eu experimentei e, para minha surpresa, não é tão ruim quanto parece – tem um gosto parecido com amendoim. Um passeio interessante para aprender mais sobre a cultura local e experimentar coisas novas!
  • Ponte Japonesa (Cau Nhat Ban): Antigamente, marcava a entrada do bairro japonês, um dos mais importantes da cidade. A ponte ainda preserva traços culturais e arquitetônicos da influência japonesa. Dentro da ponte, há um templo dedicado ao deus do norte, Tran Vo Bac De, que é considerado o deus do tempo e das mudanças climáticas.
  • Casas Antigas: Muitas casas antigas em Hoi An foram construídas por comerciantes há séculos. Algumas estão abertas para visitação e mostram como era a vida dos comerciantes durante o período colonial e pré-colonial. A arquitetura combina estilos vietnamita, japonês e chinês.
  • Templo da Senhora do Mar (Jinshang Golden Mountain): Um templo lindo, com altares adornados com dragões esculpidos. Há um santuário de fertilidade, para casais sem filhos. O teto do templo é decorado com cones de incenso que queimam por três semanas, e as famílias penduram cartões com seus pedidos.
Ruas de Hoi An
Ruas de Hoi An - Vietnã
Ponte Japonesa - Hoi An - Centro-Sul do Vietnã
Ponte Japonesa - Hoi An - Vietnã
Templo da Senhora do mar Hoi An -Centro-Sul do vietnã
Templo da Senhora do mar - Hoi An - Vietnã

Hue – A Antiga Capital Imperial

A apenas três horas de Hoi An, encontramos Hue, a antiga capital imperial do Vietnã. Fomos até lá de van e exploramos a cidade imperial, um dos principais atrativos da região. A Cidade Imperial é cercada por uma muralha de dois quilômetros e meio de cada lado, com um fosso e a entrada da Cidadela Imperial, onde ficavam os mandarins. Dentro dessa área, encontramos a Cidade Proibida, onde apenas os imperadores mandarins tinham acesso. Os prédios foram bem restaurados e possuem uma arquitetura impressionante.

 

Outro ponto imperdível em Hue é o complexo que abriga o palácio e a tumba do imperador Tu Duc. Tu Duc construiu esse complexo para viver com suas esposas e concubinas. No local, você pode visitar jardins, lagos, templos e a própria tumba, que é a maior do Vietnã.

 

Não deixe de caminhar pelo rio Perfume, que atravessa a região central de Hue e é cercado por bares e restaurantes. A região próxima ao rio também tem várias lojinhas charmosas.

Cidade Proibida- Hue
Cidade Proibida - Hue - Vietnã

Ho Chi Minh – A Vibrante Cidade do Sul

Após deixar Hoi An, pegamos um voo para Ho Chi Minh, a principal cidade do sul do Vietnã. Antigamente conhecida como Saigon, Ho Chi Minh foi a capital do Vietnã do Sul durante a guerra civil. A cidade, colonizada pelos franceses por quase 100 anos, mistura o moderno com o antigo e ainda exibe marcas da colonização. Em Ho Chi Minh, você encontrará um povo simpático e acolhedor, além de mercados, museus, lojas e restaurantes que servem o melhor da culinária local. Para quem deseja aprender mais sobre a guerra do Vietnã, o Museu de Remanescentes da Guerra no centro da cidade é uma visita impressionante e imersiva na história do país, com cenas fortes que retratam o conflito.

 

Também fizemos uma excursão até a cidade vizinha de Cu Chi, o centro da resistência vietcongue no sul do país. No complexo de Cu Chi, você poderá explorar os labirintos de túneis usados pelos soldados vietcongues para se esconder do exército americano. É uma experiência profunda e enriquecedora que oferece uma visão detalhada da história vietnamita.

museu de remanescentes - Ho Chi Minh - Centro-Sul do Vietnã
Museu de remanescentes - Ho Chi Minh - Vietnã

Explorar as belezas de Hoi An, a rica história de Hue e a vibrante vida urbana de Ho Chi Minh foi uma experiência inesquecível. Cada cidade nos revelou um pedacinho único da rica tapeçaria cultural e histórica deste fascinante país.

 

Quer viajar para o Vietnã ou para outros destinos na ásia? A Gold Trip possui vários pacotes de viagem que levarão para lugares incríveis. Entre em contato agora mesmo!

Em que posso ajudar?