Clima na África do Sul
A África do Sul é famosa pelo seu sol. É um país relativamente seco, com uma queda de chuva média anual de cerca de 464 mm. Como país do hemisfério sul, as estações são as mesmas do Brasil. O Cabo Ocidental é a parte mais chuvosa durante o Inverno, mas o resto do país é geralmente uma região com chuvas no Verão. Por outro lado, as temperaturas tendem a ser mais baixas do que em outros países em idênticas latitudes (caso da Austrália, por exemplo), devido principalmente a sua maior altitude em relação ao nível do mar.
Tudo isso você pode conhecer pessoalmente através dos nossos pacotes para África do Sul.
Melhor época para ir à África do Sul
África do Sul em Dezembro, Janeiro e Fevereiro
Verão em todo o país . Na parte central e nordeste (Kruger) , temos o clima tropical. O verão é chuvoso, com temperaturas chegando facilmente aos 35 graus. – No sudeste e sul (Cape Town), o clima é mediterrâneo e o regime de chuvas é exatamente inverso ao anterior. Verões secos e agradáveis. Dias mais longos para os safáris.
África do Sul em Março, Abril, Maio e Junho
Outono e início do inverno – Baixa temporada e ótima época para viajar. Clima bom em todo o pais.
África do Sul em Julho, Agosto e Setembro
Inverno em todo o pais – No Kruger e Johanesburgo, inverno seco e temperaturas baixas – Agradável! Uma dica é para fazer safáris nessa época, pois há menos folhas nas árvores o que facilita a visualização dos animais. Dias mais curtos.
África do Sul em Outubro e Novembro
Baixa estação – clima de primavera – menos turistas.
Outras atividades
Para as flores a melhor época é obviamente Agosto e Setembro. As baleias franco austrais nadam pelas costas entre os meados de Junho até finais de Outubro. O mergulho é melhor na maior parte do país fora do Verão (ou seja, desde Abril até final de Setembro), o mesmo acontecendo com o surf – mas claro que isso não limita qualquer uma das atividades nas outras épocas do ano.
O rafting é melhor no Cabo no fim do Inverno e em KwaZulu-Natal no Verão (fim de Novembro a meados de Fevereiro). O rafting em Mapumalanga e Limpopo não está tão dependente do tempo. As estações de transição – Primavera e Outono – são as melhores para fazer passeios a pé porque pode estar mais calor em quase todo o país. Em Drakensberg, as trovoadas de verão são perigosas e no inverno há boas possibilidades de nevar. No Cabo, os invernos são úmidos e daí que caminhar ou fazer excursões possa ser um pouco difícil.
Se você é um observador de aves, as aves migratórias paleárticas chegam por volta de Novembro e as migratórias intra-africanas vêm normalmente em meados de Outubro. Claro que se a sua intenção for ficar perto das praias, o meio do Verão é a melhor escolha – apesar de que, em vez de ficar sozinho, vai ter muita gente à sua volta. E – grande bônus – as praias ao norte, em KwaZulu-Natal são quentes e com sol mesmo em pleno inverno.
Médias de temperatura e chuvas
Temperatura média
Média de precipitações
Clima agora na África do Sul
Clima em Johanesburgo – Clique aqui
x