Clima na China

A China é um país de dimensões continentais e, por isso, seu clima varia radicalmente, com regiões de temperatura e precipitação diversas, incluindo áreas continentais de monção. Na região de Pequim, as quatro estações são bem definidas.


Tudo isso você pode conhecer pessoalmente através dos nossos pacotes para China.

Melhor época para ir a China

O clima é continental no nordeste da China. O inverno (de novembro a abril) é bastante frio e seco – cidades como Pequim passam os meses de dezembro a março com temperaturas abaixo de zero e ventos gélidos vindos da Mongólia. O verão é muito quente e úmido – durante os meses de julho e agosto ocorrem precipitações diárias – a temperatura não costuma passar dos 30°C. Os outonos são suaves e ensolarados. Em meados de abril vêm da Mongólia também as tempestades de areia, que atingem Pequim. O começo da primavera e o fim do outono têm dias agradáveis e noites frescas, sem muita chuva, o que torna esses períodos ideais para viagens.

 

O noroeste do país é árido, com invernos frios e secos, e verões muito quentes e secos; as precipitações são escassas. Sem os ventos litorâneos que equilibram a temperatura, apresenta estações extremas: Tupan, a cidade mais quente da China, já chegou a registrar 47°C; e um inverno gelado (embora sem excesso de umidade).

 

O sul da China possui um clima tropical, com uma estação chuvosa que dura de junho a setembro – tufões atingem a costa de julho a setembro. Durante o inverno a temperatura é mais suave e o clima úmido, já no verão, a temperatura quente com chuvas. As altas temperaturas e a excessiva umidade dão uma trégua aos viajantes entre novembro e fevereiro.

 

A China central apresenta invernos frios, verões muito quentes (em algumas ocasiões, com fortes picos de temperatura) e chuvosos, com alta porcentagem de umidade. De junho a setembro ocorrem precipitações.

Médias de temperatura e chuvas

Temperatura média

Média de precipitações

Clima agora na China

Clima em Pequim  –   Clique aqui