Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

(11) 4411-8252

(11) 96461-4885

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Clima no Deserto do Atacama

O clima no Deserto do Atacama faz com que possa ser visitado em qualquer época do ano. Como em qualquer outra região desértica, é marcado por uma considerável amplitude térmica: altas temperaturas durante o dia com quedas bruscas à noite. Tratando-se de um deserto, chuva não vai ser um problema para a sua viagem, a máxima anual de chuva registrada na cidade foi de 50 mm.

 

Durante o verão, a temperatura durante o dia chega a 30ºC, mas o ar seco torna o calor agradável. Ao cair da noite a temperatura pode descer de 10 a 15 em poucas horas. Leve sempre um agasalho em todos os passeios. No inverno, as temperaturas variam de 22°C durante o dia, e a noite cai para próximo de 4ºC. Raramente faz mais frio em San Pedro do Atacama.

 

Atacama

 

Descubra este destino com os pacotes para Atacama da Gold Trip.

Melhor época para ir ao Deserto do Atacama

 

Atacama em Janeiro e Fevereiro

As raras gotas de água que caem sobre a região são mais comuns durante o chamado “inverno altiplânico”, que ocorre entre os meses de Janeiro e Fevereiro. As chuvas geralmente não duram mais de 3 dias. O vento costuma ser calmo durante todo o ano (exceto talvez em Setembro).

 

Atacama em Março, Abril, Maio e Junho

Ótimos meses para visitar o Atacama. O céu do deserto está aberto em média 360 dias por ano. A noite, durante todo o ano, Atacamaa temperatura diminui cerca de 10 graus após o pôr do sol.

Atacama em Julho e Agosto

É um dos meses mais procurados pelo turismo. É época de inverno. Durante o dia a temperatura chega aos 22ºC. A noite, cai a 4ºC. Nos passeios em altitude e no geiser de Tátio e comum temperaturas negativas.

 

Atacama em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

O clima é mais quente e agradável. Em setembro podem ocorrer as raras tempestades de areia. Em Outubro e Novembro a grande procura deste destino pelo turismo doméstico. A dica é reservar com antecedência.

 

Passeio na altitude

Uma atenção especial deve ser dada aos passeios nas altitudes acima de 3 mil metros. As temperatura são geralmente 10ºC mais baixas do que em San Pedro.  No passeios ao Salar de Uyuni e ao geiser de Tatio, as temperaturas podem ser ainda mais baixas devido ao horário do tour e da altitude acima de 4 mil metros. No Geiser de Tatio, a temperaturas pela manhã (horário do tour) podem chegar a 18°C negativos no inverno e 0ºC no verão. Leve boas roupas de frio por cima e roupas de verão por baixo, pois gradativamente esquenta até que uma bermuda e uma camiseta é o suficiente para ficar confortável.

 

AtacamaSe planeja visitar o Salar de Uyuni, sugerimos evitar os meses de Janeiro e Fevereiro, devido as chuvas no altiplano. 

 

San Pedro está a 2.500 (m.s.n.m.) e não apresenta restrições. Alguns asseios porém podem chegar a 4.300 ou a 4.800 metros de altitude. Nestes caso pode haver desconforto devido ao “soroche” ou mal da altura. Recomenda-se tomar muita água, caminhar devagar e evitar movimentos bruscos (como abaixar-se ou levantar). Evite consumir alimentos pesados. Abuse dos chocolate e frutas.

Médias de temperatura e chuvas

Temperatura média

Média de precipitações

Clima agora no Deserto de Atacama

Clima em San Pedro de Atacama –   Clique aqui