Conheça Colômbia
Conheça a Colômbia
A cada ano que passa a Colômbia ganha mais admiradores em todo o mundo. São muitos os motivos, a começar pelas ilhas e praias paradisíacas do Mar do Caribe, passando pela majestosa Cordilheira dos Andes e pelos parques e selvas tropicais caracterizados por uma inigualável diversidade de flora e fauna. Localizada no extremo noroeste da América do Sul, a Colômbia é o único país nesta parte do continente banhado pelos dois oceanos: Pacífico e Atlântico – no Mar do Caribe.
Além de Bogotá, uma capital moderna e cosmopolita, o visitante fica fascinado por Cartagena de Índias, cidade colonial do litoral norte declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade onde pode-se visitar a casa do escritor Gabriel García Márquez e fazer passeios por praias tranquilas. Em Barranquilla, o carnaval colombiano (festa nacional mais popular, como no Brasil) atinge seu auge com mais de 1 milhão e meio de pessoas indo às ruas para se divertir e celebrar a alegria.
O arquipélago de San Andrés é uma maravilha natural localizada a nordeste da Colômbia, no mar das Antilhas. A ONU o nomeou Reserva Mundial da Biosfera por abrigar um ecossistema único. Uma boa dica é visitar Santa Marta, além de grande destino turístico, é a cidade mais antiga do país e até hoje é um importante centro portuário. Oferece diversas atividades como mergulho, esportes náuticos e trilhas para caminhadas, tudo isso com uma atmosfera antiga e um patrimônio cultural a ser descoberto. A 34 quilômetros de Santa Marta, o Parque Nacional Tayrona é uma das mais importantes unidades de conservação nacionais com praias, recifes, mangues, bosques e montanhas, além de uma fauna muito rica e dos vestígios dos tayrona, uma das civilizações pré-hispânicas mais interessantes.
Por todo o país sobressai o carisma de um povo alegre e empenhado em valorizar sua rica herança cultural, repleta de influências e misturas.
Geografia da Colômbia
Localizada no extremo noroeste da América do Sul, a Colômbia é o único país do continente com costas banhadas pelos 2 oceanos, Atlântico e Pacífico. Possui fronteiras com o Panamá, Venezuela, Brasil, Peru e Equador, e limites marítimos com a Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Jamaica, República Dominicana e Haiti.
Está caracterizada por grandes mudanças topográficas que, se tempos atrás causaram dificuldades no transporte, hoje constituem sua maior riqueza – um leque de climas, paisagens e pessoas. Consideramos 5 regiões naturais na Colômbia:
Caribe Colombiano
Região que se estende ao longo de 1.600 km sobre o Caribe e compreende desertos, montanhas de bosques úmidos, a Serra Nevada, o maciço litoral mais alto do mundo, pântanos, savanas, golfos com praias brancas, selvas e (claro!) o deslumbrante Mar Caribe. Perto de Cartagena emergem os arquipélagos do Rosário e San Bernardo, paraísos de corais com pequenas ilhas cheias de mangues. A uns 700 km da costa, o arquipélago de San Andrés e Providência, formam um oásis de vida no meio do mar com ilhas em formação e bancos de areia dispersos ao longo de 500 km.
Andes
A Cordilheira dos Andes entra pelo sul do país e se divide em duas. No Maciço Colombiano, separa-se em três eixos montanhosos que atravessam o território colombiano de sul a norte, dando origem a uma topografia acidentada, com cumes que ultrapassam os 5.300 metros sobre o nível do mar, extensos planaltos, profundos cânions e amplos vales. Estas três cordilheiras geram uma grande variedade de faixas térmicas e solos férteis e é nesta região que se concentra a maior parte da população do país.
Pacífico
Ao longo de seus 1.300 km de longitude, a costa Pacífica é uma das regiões mais úmidas do planeta. O norte, onde a serra do Baudó entra no oceano formando baías e enseadas, é uma zona de selva de grande biodiversidade. O sul, mais plano e cortado por rios caudalosos, caracteriza-se pelas falésias e praias rodeadas de mangues. A 56 km da costa, as ilhas de Gorgona e Gorgonilla, constituem santuários de fauna e flora onde chegam as baleias “jorobadas”, procedentes do sul do Pacífico. A mais de 300 km do litoral, Malpelo é uma rocha que emerge do oceano e está rodeada de uma surpreendente vida submarina.
Orinoquía
Esta vasta zona, que chega até o rio Orinoco no limite com a Venezuela, é uma planície de matas, morros e bosques. Cortada por numerosos riachos e rios caudalosos, abrange mais de 230.000 km2 (20% do território nacional). No sudoeste, ergue-se a Serra da Macarena, formação montanhosa independente dos Andes de imensa biodiversidade onde elementos naturais dos Andes, da Amazônia e da Orinoquía se encontram.
Amazônia
Uma vasta planície de mais de 6.8 milhões de km2, dos quais 400.000 km2 correspondem à Colômbia. Esta extensa selva, considerada o pulmão do planeta e um dos maiores bancos genéticos de espécies vegetais e animais, está habitada por numerosas comunidades indígenas que ainda conservam suas formas de vida ancestrais.
População da Colômbia
Com uma população de 44.725.000 habitantes (onde mais da metade é menor de 25 anos) a Colômbia tem a terceira maior população na América do Sul: 60% mestiça, 20% de descendência européia, 5% afro-colombianos, 13,5% mistura de africanos e indígenas e 1,5% indígenas puros. Esta diversidade gerou um povo inteligente, trabalhador, alegre, hospitaleiro e um elevado nível de educação: sua taxa de alfabetismo supera 92%. O gasto público em educação e saúde é um dos mais significativos da América Latina – em 2006, o índice de desenvolvimento humano da ONU colocou a Colômbia no 70º lugar a nível mundial. A mistura de raças deu ao país expressões culturais de grande valor nos campos da música, artes plásticas e letras, herança atestada por seus escritores e artistas cujas obras podem ser admiradas nos museus, galerias, bibliotecas e espaços públicos do país.
|