Roma

______________________________________________

Olá amigos,

Peter e Sandra Goldschmidt estão embarcando em mais uma expedição. Vamos agora passar 6 dias em Roma. Conhecer aquela cidade cheia de hitória e maravilhas. Nos vemos lá!

Destino: Roma – Itália
Início: 16/11/ 2012
Termino: 22/11/2012

Te espero por aqui!

Peter Goldschmidt

* Acompanhe também a viagem pelo facebook.com/goldtripviagens

_______________________________________________________________________________________________________

Roma – Como tudo começou
16 de Novembro – Sexta feira

Ruínas Forum Romano

Segundo a tradição, foi fundada em 753 A.C. por dois irmãos, Rômulo e Remo, que abandonados na floresta, foram adotados e amamentados por uma loba.
Conta a lenda que na idade adulta, em uma luta pelo poder, Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei de Roma.

O lugar onde tudo começou foi a colina do Palatino, uma das sete colinas sobre as quais a cidade foi construída. . Por ter sido o lugar de fundação da cidade, aqui foram construídos os palácios dos governantes e imperadores.

Aos pés do Palatino a cidade cresceu e estendeu seu domínio por todo o mediterrâneo. Roma é uma cidade onde séculos de história se sobrepõem em camadas. A cada nova obra feita na cidade, afloram tesouros arqueológicos que vem se juntar ao seu já vasto e rico patrimônio histórico. A região do Fórum Romano é um bom exemplo disto. Aqui, foram descobertos grandes palácios, monumentos, templos e basílicas que testemunham a grandiosidade e a importância do antigo império.

[nggallery id=192]

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
GoldTrip.com.br
_______________________________________________________________________________________________________

Roma –  Pão e Circo
17 de Novembro – Sábado

Peter e Sandra no Coliseu

O antigo Império romano ficou famoso pela sua política de “Pão e Circo” que tinha como objetivo alimentar e entreter a população e assim evitar que pensassem e questionassem os atos dos governantes. Está foi a razão da construção do Coliseu, uma das mais emblemáticas construções de Roma, também conhecido como Anfiteatro Flaviano. Foi construído no primeiro século da nossa era e podia abrigar até 50 mil  espectadores. Neste anfiteatro aconteciam lutas colossais entre gladiadores, escravos e animais. Ao lado do coliseu, outras estruturas chamam a atenção. Uma delas é o Arco de Constantino, construído para celebrar suas vitórias militares. A partir dele começa um caminho que nos leva até outra maravilha da antiguidade, o Circus Maximus. Aqui existia um imenso estádio, onde aconteciam corridas de cavalos, bigas e quadrigas (carros puxados por 2 ou 4 cavalos).  Este circo tinha mais de 600 metros de comprimento e podia acomodar até 150 mil pessoasEra tão impressionante que seu modelo foi imitado por outros estádios do império.

[nggallery id=193]

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
GoldTrip.com.br

 

_______________________________________________________________________________________________________

Roma – Cidade do Vaticano
18 de Novembro – Domingo
Vista do alto da cúpula
O Vaticano é um país soberano encravado dentro da cidade de Roma. Foi criado em 1929 e possui seu próprio governo, justiça, economia e exército. É certamente o lugar mais visitado de Roma e seu principal atrativo é a Basílica de São Pedro. Esta gigantesca igreja é a maior do mundo cristão e foi construída sobre o local onde se acredita estar o túmulo do apóstolo São Pedro, torturado e morto sobre a colina do Vaticano. Nesta magnífica construção, que demorou décadas para ser terminada, trabalharam grandes mestres como Rafael e Bernini.
A cúpula da basílica foi idealizada por ninguém menos que Michelangelo e tem 43 metros de altura. Desde seu mirante, se tem uma visão privilegiada de toda Roma e especialmente dos famosos Jardins do Vaticano.Outro lugar imperdível são os Museus do Vaticano que reúnem um dos maiores tesouros artísticos da terra. Os museus são divididos em várias galerias dedicas a tapeçaria, mapas e esculturas. Na Pinacoteca é possível ver trabalhos de Michelangelo, Boticelli, Rafael e Caravaggio. A Capela Sistina, parte integrante dos museus,  é um dos lugares mais procurados pelos turistas. Foi construída pelo papa Sisto IV e reúne o maior conjunto  de obras de grandes mestres renascentistas de que se tem noticia. Os afrescos laterais retratam passagens da vida de Jesus e de vários profetas bíblicos. O teto, obra de Michelangelo, retrata cenas de criação e do Dilúvio.

 [nggallery id=188]

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
GoldTrip.com.br

_______________________________________________________________________________________________________

Roma – Castelo de San Angelo e Catacumbas
19 de Novembro – Segunda feira

Catacumbas

O Vaticano possui várias propriedades em Roma e na Itália. Um deles é o Castelo de San Angelo, construído perto da basílica de San Pedro, as margens do rio Tibre. Foi concebido com uma tumba para o imperador Adriano, mas depois foi transformado em uma fortaleza, utilizada por muitos papas como refúgio em tempos de guerra ou de pestes. Hoje, abriga um museu cujo maior acerto são os quartos papais ricamente decorados por afresco com motivos cristãos e mitológicos. O castelo tem este nome por causa dos doze anjos que guardam sua entrada e também pela estátua do arcanjo Miguel que ornamenta seu terraço. Do alto de suas muralhas, tem-se uma linda vista de Roma, do rio Tibre e da cidade do Vaticano.

Outro lugar pertencente a igreja e que vale a pena ser visitado são as catacumbas enormes tumbas coletivas construídas fora da cidade, onde foram enterrados milhares de pessoas mortas. Já foram descobertas mais de 40 catacumbas ao redor de Roma. As mais conhecidas são as de São Sebastião, de São Calisto e a de Domitila, famosa por ter uma igreja em seu interior. Os túneis de cada catacumba podem se estender por mais de 20 quilômetros em vários níveis abaixo do solo. Neles podem-se ver milhares de gavetas funerárias e pinturas religiosas que foram conservadas pela escuridão. Segundo historiadores, era aqui que os antigos cristãos se escondiam quando perseguidos pelos imperadores romanos.

[nggallery id=191]

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
GoldTrip.com.br

 

_______________________________________________________________________________________________________

Roma  –  Pantheon, Moisés e muito mais
20 de Novembro – Terça feira

Monumento ao por do sol

Por ser uma cidade antiga e religiosa, Roma está repleta de igrejas. Segundo alguns, são mais de 500 espalhadas por todos os cantos da cidade. Uma das mais curiosas é a do Pantheon, construída originalmente em 27 a.C.. Ela foi concebida originalmente como templo para todos os deuses romanos. Somente em 609 d.C. ela foi consagrada como igreja cristã e permanece assim até hoje. Esta magnífica estrutura hoje guarda em seu interior os túmulos de dois reis italianos e do grande artista Rafael, que morreu quando tinha apenas  37 anos. Seu Pórtico com 16 colunas de granito, sua imensa porta de bronze, sua forma circular e seu domo aberto no centro são um exemplo marcante dos templos do antigo império Romano.

Roma é uma cidade dedicada a arte. Está repleta de obeliscos egípcios, fontes monumentais, templos antigos e várias estátuas. A mais famosa de todas é a estátua de Moises, feita por Michelangelo. Se encontra na igreja de San Pedro in Vincoli. A fonte mais famosa de Roma é certamente a Fontana di Trevi, construída no século 18 e visitada todos os dias por milhares de pessoas.

[nggallery id=194]

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
GoldTrip.com.br

_______________________________________________________________________________________________________

Roma  – Suas praças e parques
21 de Novembro – Quarta feira

Vitoriano

Perder-se em Roma não é um infortúnio,  é uma oportunidade de se conhecer a alma da cidade. Suas ruas estreitas repletas de cafés e pequenas lojas, grandes praças iluminadas, pontilhadas por fontes, obeliscos e gente, muita gente. As praças mais famosas da cidade são as de Navona e de Espanha, esta última conhecida pelas suas lojas de grife. A grandiosa Piazza di Populo foi construída no local de morte e sepultamento do imperador Nero, e é a porta de entrada para o maior parque urbano de Roma, a Vila Burguese. O Campo de Fiori é uma praça onde acontecem todas as manhãs um mercado de frutas e flores muito concorrido. A Praça Veneza é o centro geográfico da cidade e onde está um dos seus monumentos mais importantes, o imenso Vitoriano. Esta estrutura de 80 metros de altura, também conhecida como Altar da Pátria, foi construído em homenagem ao primeiro rei da Itália unificada, Vitorio Emanuelle II. É todo revestido de puro mármore e possui gigantescas estátuas de bronze. Um elevador leva ao seu teto, de onde se tem uma visão de 360 graus da cidade.

[nggallery id=195]

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
GoldTrip.com.br

_______________________________________________________________________________________________________

Roma – Bairros e gastronomia
22 de Novembro – Quinta feira

Gastronomia nota 10

Para quem gosta de comer, Roma também é um paraíso gastronômico. Existem varias lojas que oferecem os melhores queijos e massas italianas, além de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.  Um bairro interessante para se visitar é Trastevere, localizado do outro lado do rio Tibre. Este é um dos lugares mais agitados da cidade e onde se encontram muitas opções gastronômicas a preços bem interessantes. O bairro também abriga um das igrejas mais bonitas de Roma, a basílica de Santa Maria in Trastevere.

O bairro judeu, também conhecido como Gueto, é tão antigo quanto Roma e é outra boa opção para se comer e passear. Além de bons restaurantes e iguarias Kosher, você também pode conhecer o museu da história judaica italiana e a antiga sinagoga, uma das maiores da Europa.

[nggallery id=196]

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt
GoldTrip.com.br

_______________________________________________________________________________________________________

Roma – Vídeo Viaje Comigo

Hoje publicamos o vídeo que fizemos sobre Roma. Nele você vai encontrar um pouco do que mostramos estes dias e um pouco mais.

Muitas outras boas surpresas o aguardam nas ruas de Roma. Porém, é preciso tempo e pernas para encontrá-las. A cidade é servida por um bom sistema de ônibus e metro que permitem chegar a todos os pontos de interesse. Para quem deseja conhecer os principais atrativos, recomendo ficar na cidade de 5 a 6 dias. Porém, se desejar conhecer Roma a fundo, faça as malas e mude-se para cá. Não tem outro jeito. Roma justifica ser chamada de Cidade Eterna e certamente ficará eternizada em seu coração.

Peter Goldschmidt

Para saber mais entre em contato conosco através do site da Gold Trip – GoldTrip.com.br