- Entrada de 25% via transferência bancária / PIX e o saldo em até 6 x sem juros nos cartões de crédito
- Desconto de 5% para pagamento a vista via transferência bancária / PIX
Recepção no Aeroporto Internacional de Confins e traslado a seu hotel na região central de Belo Horizonte. Acomodação e restante do dia livre. (Consulte opcionais – Tours privados a Inhotim ou em Belo Horizonte).
Encontro com nossos líderes de expedição as 07:00 no hotel do grupo para acomodação das bagagens no veículo. Saída de Belo Horizonte as 07:30 hrs com destino a Diamantina por via rodovia asfaltada. No caminho, faremos uma parada na bucólica Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa. Lá, visitaremos a Gruta do Maquiné (considerada o “Berço da Paleontologia” brasileira, apresenta aproximadamente 650 metros de galerias em sete salões explorados preparados com iluminação e passarelas, que possibilitam aos visitas com segurança) e o Museu Casa Guimarães Rosa (Obs.: fechado no último domingo do mês), instalado na casa onde o escritor nasceu. Lá, funcionava a “venda” mantida pelo seu pai, Florduardo Rosa, o “seu Fulô”. A venda, típico comércio do final do século XIX, tinha como público os vaqueiros que traziam as boiadas para o embarque nos trens da Central. Nessa venda o menino Joãozito conviveu com esses fregueses e pode ouvir suas pitorescas histórias, que certamente estimularam a viva imaginação do futuro escritor.
Chegaremos em Diamantina por volta das 14 hrs para almoço (incluído). Fundada em 1713 e eternizada como terra de Chica da Silva e do saudoso Presidente Juscelino Kubitschek, representou a maior lavra de diamantes do mundo ocidental no Séc. XVIII. Após almoço (incluído), faremos um passeio histórico a pé por Diamantina, visitando o Mercado Velho, a Biblioteca Antônio Torres (Casa do Muxarabiê), Casa de Chica da Silva, Casa de Juscelino Kubitschek e a Casa da Glória. De lá, iniciaremos nossa incursão pelos caminhos originais da Estrada Real com destino ao primeiro vilarejo de parada: São Gonçalo do Rio das Pedras, sinônimo de paz, beleza e tranquilidade. Na chegada, um belo café de boas-vindas com produtos da mais autêntica Quitanda de Minas nos aguarda à beira de um forno a lenha! Acomodação e jantar livre na vila.
Refeições do dia: Café da Manhã + Almoço + Café da tarde de boas-vindas
Café da manhã as 07:15 com saída da pousada as 08h onde teremos contato com um antigo garimpeiro local que nos fará uma demonstração das técnicas centenárias de bateia de aluvião de ouro e diamante. Terminada essa primeira experiência, partiremos as 09:00 com direção ao distrito de Milho Verde, um daqueles lugares que a gente chega, se encanta e não quer ir embora! Caminharemos pelo vilarejo, conhecendo um pouco da sua vida pacata além de uma parada na charmosa Igreja de Nossa Senhora do Rosário. De lá, partimos para o povoado de Capivari, localizado nos pés do Pico do Itambé, o “Teto do Sertão Mineiro” e um dos mais altos cumes do Espinhaço. Atrás de suas serras, abriga-se a Cachoeira do Tempo Perdido, considerada uma das mais bonitas de toda Minas Gerais. Faremos um Off-Road até bem próximo do complexo da cachoeira que pode ser acessada por uma pequena e fácil caminhada. Tempo livre para aproveitar deste paraíso natural. No retorno, almoço de cozinha quilombola regional na vila de Capivari. De lá, regressaremos para São Gonçalo do Rio das Pedras. Na chegada, faremos uma interessante incursão sensorial ao universo das plantas medicinais do cerrado onde conheceremos um pouco sobre os benefícios de utilizarmos a natureza para cuidar de nossa saúde! Terminaremos o passeio na Ervanaria Marcos Guião, com a possibilidade de adquirir chás medicinais orgânicos com ingredientes puros de cultivo ecológico.
Retorno a Pousada em São Gonçalo do Rio das Pedras. Jantar livre.
Refeições do dia: Café da Manhã + Lanche de Trilha + Almoço
Café da manhã as 07:15 com saída da pousada as 08h pelo Caminho dos Diamantes com destino ao município de Serro, um dos mais antigos de Minas, e o primeiro do Brasil a ter o conjunto arquitetônico declarado como patrimônio histórico pelo Iphan em 1938. Faremos um city tour histórico caminhando entre ladeiras da antiga Vila do Príncipe do Serro Frio e seu casario além da imperdível Capela de Santa Rita. Saída da cidade rumo a vizinha Santo Antônio do Itambé. Na chegada, visitaremos a bela Cachoeira da Fumaça, acessada por uma linda trilha de Mata Atlântica e com excelente poço para banho. De lá, visitaremos uma fazenda de produção de queijo para conhecer o processo artesanal seguido de degustação e café. Prosseguiremos viagem com destino a Conceição do Mato Dentro pelos caminhos originais da Estrada Real, atravessando o Espinhaço num incrível off-road 4×4 pelos distritos de Itapanhoacanga / Santo Antônio do Norte (Tapera) / Córregos até atingirmos o nosso ponto de pernoite por volta das 19hrs. Acomodação. Jantar livre.
Refeições do dia: café da manhã + degustação de queijos + almoço
Após café da manhã, sairemos bem cedo para atingirmos a parte alta da maior e mais bela das Gerais: Cachoeira do Tabuleiro, uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Nosso tour será um 4×4 Off-Road pelo alto da Serra do Intendente onde deixaremos o veículo e faremos uma caminhada leve de aproximadamente 4 km (08 entre ida e volta) até o topo da queda d’agua com inúmeros poços convidativos para banho e vista ímpar da região. De lá, almoço à beira de fogão a lenha. Nossa viagem prossegue descendo o Espinhaço por sua face leste passando pelos municípios de Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro até chegarmos ao belíssimo vilarejo de Cabeça de Boi, um paraíso de recursos naturais, paz e muita tranquilidade. O bucólico povoado de Santana do Rio Preto (conhecida também como Cabeça de Boi) foi fundado pelo bandeirante Romão Gramacho, no fim de 1600 e início de 1700 e merece visita por sua conexão com a natureza. Acomodação e jantar.
Refeições do dia: café da manhã + lanche de trilha + almoço + jantar
Obs.: A dinâmica de visita da Cachoeira do Tabuleiro pode ser alterada devido a condições climáticas.
Hoje visitaremos a RPPN “Santuário das Águas Minerais”, local que abriga a famosa Cachoeira Intancado além da belíssima Cachoeira das Maçãs cuja formação rochosa é muito peculiar, com encontro de duas rochas e arbustos que nascem e sobressaem nelas. Possui duas quedas, a maior com aproximadamente 10m de altura e poço alternado em duas profundidades: 1 e 7 metros. Regresso ao Vilarejo de Cabeça de Boi. Almoço e partida para o Santuário do Caraça. No caminho visitaremos Senhora do Carmo, Ipoema e o Museu do Tropeiro, o belíssimo distrito de Cocais e a serra que cruza até chegarmos, no final da tarde, ao Santuário do Caraça, uma das 7 Maravilhas da Estrada Real. Acomodação e jantar na Pousada da Caraça. Por volta das 19:30, teremos a possibilidade de avistarmos um dos mais famosos e fiéis visitantes do Caraça: o lobo-guará. Conhecida como a “Hora do Lobo”, a tradição de aguardar a visita do lobo todas as noites começou no Caraça na década de 80 e só persiste até os dias atuais porque o seu hábito de caça não foi comprometido. Por este motivo o lobo-guará não tem hora de aparecer. Enquanto o lobo não vem, o Caraça proporciona aos hóspedes, informação e educação ambiental.
Refeições do dia: café da manhã + almoço + jantar
Após café da manhã, faremos uma caminhada a escolher pelos Atrativos Naturais tais como mirante da “Caraça”, que dá nome a serra, cachoeiras, piscinas naturais etc. Após o almoço, saída do Santuário do Caraça até Catas Altas onde visitaremos o Bicame de Pedras, a icônica Capela de Santa Quitéria e a Matriz Nossa Senhora da Conceição. De lá, seguiremos pelos caminhos originais da Estrada Real, cruzando os vilarejos de Morro da Água Quente, Santa Rita Durão, a triste Bento Rodrigues e Camargos até chegarmos a Mariana – primeira vila de Minas Gerais, a primeira capital do estado e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Visitaremos a famosa Praça Minas Gerais (mais uma das 7 Maravilhas da Estrada Real) onde ficam duas das maiores e mais bonitas igrejas da cidade: a Igreja de São Francisco de Assis e o Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Após passeio, teremos o fechamento dessa grande expedição: chegada em Ouro Preto. Neste momento, os passageiros receberão seus passaportes devidamente carimbados e se despedirão de nossos líderes de expedição. Acomodação e noite livre.
Refeições do dia: café da manhã + almoço
Após o café da manhã, saída pela manhã faremos um interessante Walking Tour Cultural em Ouro Preto. A visita começa pela Mina do Jeje possui uma extensão de 160m abertas à visitação até o primeiro salão de mineração. De lá, visitaremos as duas obras-primas do barroco mineiro: a Igreja do Pilar e a Igreja São Francisco de Assis, concluída em 1771. Almoço (não incluído) e tarde livre. Sugerimos uma visita ao Museu da Inconfidência ou caminhar pelas ladeiras da cidade. Acomodação.
Refeições do dia: café da manhã
Manhã livre. Regresso a Belo Horizonte as 14 hrs com chegada prevista ao Aeroporto (voos a partir das 18 hrs) ou seu hotel.
Refeições do dia: café da manhã
OBSERVAÇÃO: Consulte o suplemento de traslado privativo para Belo Horizonte (aeroporto ou hotel) e tenha flexibilidade na escolha do seu voo de regresso.
Hotéis:
ATIVIDADES: Entradas para todos os atrativos com acompanhamento de líder de expedição (guia-motorista integral do segundo ao sétimo dia de viagem) além dos guias locais nas atividades específicas.
TRANSPORTE: Início e término em Belo Horizonte. Traslados privativos ou compartilhados do Aeroporto de Belo Horizonte até a Cidade de Belo Horizonte e da Cidade de Ouro Preto até o Aeroporto de Confins (Belo Horizonte) + veículo 4×4 com ar na expedição.
ATENÇÃO
DICAS & INFORMAÇÕES IMPORTANTES
PASSAPORTE ESTRADA REAL
O Passaporte Estrada Real é um registro único e permite que você acompanhe e registre todas as suas experiências nos caminhos da Estrada Real. Sua emissão é gratuita e deverá ser solicitada pelo próprio viajante clicando aqui. Após concluído o processo, solicitamos que nos envie o código gerado para retirada do documento na sede do Instituto Estrada Real, em Belo Horizonte, antes do início da viagem. É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO VIAJANTE PREENCHER O FORMULÁRIO.
Como funcionam os carimbos?
Os carimbos são a prova de que você passou por determinada cidade. Durante o percurso, você encontrará diversos Pontos de Carimbo espalhados por algumas cidades que fazem parte do Caminho. Mas lembre, que para completar o passaporte, só será aceito um carimbo por cidade. Portanto, conheça bem cada cidade, explore os Pontos de Carimbo e escolha o seu preferido para registrar sua aventura.
Como conseguir o certificado digital?
Ao percorrer todo o caminho e obter um carimbo por cidade, você poderá receber seu certificado digital, enviando um e-mail parapassaporteestradareal@fiemg.com.br, com imagens da página inicial do passaporte e páginas com carimbos, para conferência.
VEÍCULOS E TRANSPORTE
Conforto e Aventura, se misturam em nossas atividades, e não deixaria de ser diferente em nossos veículos 4×4 de alto padrão, de acordo com a exigência dos terrenos e compõem um diferencial descontraído e animado em nossos passeios. Nossos carros são conduzidos por motoristas cuidadosos e experientes.
Capacidade e rodízio de assentos no carro:
Operamos com caminhonetes cabine dupla que comportam 4 turistas + 1 guia e também caminhonetes fechadas que comportam 6 turistas + 1 guia. Os passageiros deverão revezar as poltronas em rodízio. Essa informação se faz importante no ato da compra para evitar constrangimentos e frustrações durante o passeio.
BAGAGENS
Este é um passeio onde nos desprendemos das cargas da cidade grande. A simplicidade dos lugares não combina com malas pesadas. Considerando que o espaço do bagageiro é restrito e deve ser compartilhado entre todos os participantes da expedição, seguiremos o padrão “Bagagem de mão em voos nacionais” das companhias aéreas brasileiras:
TRASLADOS (DE / PARA AEROPORTO INTERNACIONAL DE CONFINS – BELO HORIZONTE)
MELHOR ÉPOCA
De uma maneira geral, o clima em Minas é quente e agradável, fazendo com que a viagem possa ser realizada com qualidade durante todo o ano. No verão, os banhos de cachoeira são revigorantes mas pode chover. O inverno é seco e o céu fica incrivelmente azul mas as águas são ainda mais geladas bem como as temperaturas podem cair bastante. Prepare-se para uma viagem onde poderemos nos deparar com as 4 estações do ano!
DIFICULDADE FÍSICA – MODERADO
Nossos passeios são considerados em nível de dificuldade “moderada”. Isto significa que as atividades são indicadas para iniciantes em trekking, que requerem algum condicionamento, sendo recomendável para pessoas que praticam atividade física regularmente. As distâncias de caminhadas em trilhas oscilam a até 09 km em terrenos com alguns trechos técnicos e subidas não muito longas mas que podem requerer alguma preparação e equilíbrio.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
CONDIÇÕES GERAIS
CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço:
EXPEDIÇÃO ESTRADA REAL – CAMINHO DOS DIAMANTES 12/24 (OIK)