- 10x sem juros, sendo 30% de entrada + 9x sem juros no cartão de crédito.
Chegada em Helsinque. Você será recebido no aeroporto de Helsinque e transferido para o hotel. Faça check-in no seu quarto de hotel a partir das 14:00 horas, passe o resto da tarde livre. Helsinque está situada ao longo de várias penínsulas e ilhas ao longo do Golfo da Finlândia. Hoje, a área metropolitana de Helsinque tem uma população total de mais de 1 milhão, com subúrbios hipermodernos espalhados por 764 quilômetros quadrados. A maioria das principais atrações da cidade está localizada em uma área central compacta, o centro histórico da cidade, facilmente acessível a pé a partir do seu hotel localizado no centro.
Localizada no Mar Báltico, a capital da Finlândia, Helsinque, está ligada por um ferry de 2 horas à capital da Estónia, Tallinn. Hoje oferecemos uma excursão opcional em uma balsa que lembra mais um navio de cruzeiro do que uma simples balsa, para a capital da Estônia, a apenas 2 horas navegando sobre o Mar Báltico. A cidade de Tallinn, com 700 anos, a uma curta viagem de bonde do terminal portuário, será explorada com um guia local que mostrará as joias escondidas desta deslumbrante cidade medieval. À noite, você retorna de balsa de volta a Helsinque.
Refeições incluídas: Café da manhã.
Durante uma visita guiada abrangente, você verá a maravilhosa Catedral neoclássica de Helsinque, coroada com sua icônica cúpula verde, a vizinha Praça do Senado e, a apenas algumas centenas de metros de distância, a catedral ortodoxa finlandesa com um exterior ornamentado e uma decoração interior luxuosa. Um contraste é a moderna Igreja da Rocha, construída em 1969 em rocha maciça e fascinante por seu design nórdico simples. À tarde, visitamos a Biblioteca Oodi, inaugurada em 2019, que é uma obra-prima da arquitetura moderna da Finlândia e um símbolo do design e estilo de vida da Finlândia. À noite, você embarcará no trem noturno Land Railways Santa Claus Express em direção ao norte em direção a Rovaniemi, na Lapônia (900 km). No caminho para o norte, o trem passa por lagos e florestas sem fim. Acomodação a bordo do Trem de Helsinki à Rovaniemi em cabines com banheiro privado e chuveiro.
Refeições incluídas: Café da manhã.
Depois de uma viagem noturna de trem de 12 horas, chegamos pela manhã a Rovaniemi, a capital informal da Lapônia finlandesa, que é a parte ártica do país, localizada no Círculo Polar Ártico. Hoje, Rovaniemi é a porta de entrada para a Lapônia. A cidade foi praticamente arrasada pelo exército alemão em retirada em 1944. O famoso arquiteto finlandês Alvar Aalto liderou sua reconstrução, introduzindo um design de rua incomum. Do ar, o design foi projetado para imitar a forma de chifres de rena. Começamos a explorar a Lapônia com uma visita ao elegante Museu Arktikum, que mostra todos os aspectos da vida na região do Ártico: as pessoas, a cultura, a natureza, a vida selvagem. À tarde, visitaremos a lendária vila do Papai Noel, localizada a poucos quilômetros da cidade, exatamente no Círculo Polar Ártico. Aqui o Papai Noel tem sua residência oficial, visitada por turistas de todo o mundo todos os invernos. Existem muitas atrações, como renas, huskies, e você terá a oportunidade de fazer passeios curtos de trenó de renas e trenós puxados por huskies (cada um com cerca de 500-800 metros).
As regiões mais setentrionais da Finlândia e da Suécia são chamadas de Lapônia. Esta região ártica é bem conhecida por seus fenômenos polares, como o sol da meia-noite e a noite polar, mas também por seu clima frio e invernal, juntamente com sua relativa abundância de coníferas, como pinheiros e abetos. A Lapônia tem sido associada ao Natal em alguns países desde 1927, quando o apresentador de rádio finlandês Markus Rautio disse que o Papai Noel morava em Korvatunturi, uma montanha da região. Mais tarde, Rovaniemi tornou-se a "cidade natal oficial" do Papai Noel e desenvolveu a atração Santa Claus Village para incentivar o turismo. À noite, se as condições climáticas forem boas, perseguimos a aurora boreal enquanto dirigimos para Tornio, na fronteira entre a Finlândia e a Suécia, onde nosso hotel está localizado pelas próximas duas noites.
Refeições incluídas: Café da manhã, almoço e jantar.
Uma viagem de 2 horas leva você ao Ranua Arctic Wildlife Park, especializado em espécies animais do Ártico e do norte, com uma história de quase 40 anos. Os espaçosos recintos para animais estão localizados no meio da floresta de coníferas do norte, que também é o ambiente natural para a maioria das espécies que vivem no parque. O Ranua Wildlife Park é o lar do único urso polar da Finlândia e 50 outras espécies de animais do Ártico e do norte, um total de cerca de 150 animais individuais. Uma visita guiada mostrará o urso polar, o urso pardo, o lobo, o lince, o carcaju, a rena, o alce, a raposa ártica, a águia, a coruja, o castor e muito mais. À noite, temos uma 2ª chance de ver a aurora boreal.
Refeições incluídas: Café da manhã, almoço e jantar
De manhã, depois de duas noites perseguindo a aurora, você terá tempo livre para explorar a pequena cidade de Tornio por conta própria, ou poderá participar de uma experiência única opcional de um cruzeiro de barco quebra-gelo de 3 horas no Mar Báltico congelado. O cruzeiro Ice-Breaker começa em Kemi, a 30 minutos de Tornio, e leva você pelo mundo mágico do mar congelado. No caminho para a parada do quebra-gelo, os passageiros podem desembarcar, caminhar no gelo e até flutuar na água gelada, é claro, depois de vestir um macacão especial impermeável e quente. À tarde, um passeio de ônibus de cinco horas por uma paisagem de um milagre de inverno sem fim leva você a Kiruna, na Suécia. Árvores sobrecarregadas de neve oferecem paisagens fascinantes no deserto da tundra da Lapônia. Esta noite, você terá a terceira chance de ver a aurora boreal, desta vez nos arredores de Kiruna, onde nosso hotel está localizado.
Refeições incluídas: Café da manhã e almoço.
Kiruna é a cidade mais setentrional da Suécia. A cidade foi originalmente construída na década de 1890 para servir a Mina de Ferro Kiruna. Agora é a sede da LKAB, uma empresa estatal de mineração, um dos pilares da indústria sueca. Como partes do centro de Kiruna correm o risco de desabar devido a grandes operações de mineração, o antigo centro da cidade está sendo demolido e um novo centro urbano está sendo construído 5 km a leste, a um custo de bilhões de euros, pagos pela LKAB, a empresa de mineração. Faremos paradas para fotos para mostrar as partes já demolidas da Cidade Velha, da Cidade Nova e da igreja de madeira (do lado de fora, o interior não é temporariamente acessível) que está sendo preparada para a mudança para o novo centro.
À tarde, você visitará o Museu Sami ao ar livre na vila vizinha de Jukkasjärvi, onde os Sami locais apresentam sua cultura e história, e você pode até alimentar as renas. A Lapônia é o lar do povo indígena chamado Sami. Os Sami costumavam viver como nômades e pastores de renas. Os Sami são um povo de língua finlandesa que vive no norte da Noruega, Suécia, Finlândia e Oblast de Murmansk, Rússia. Tradicionalmente, os Sami se envolveram em vários meios de subsistência, incluindo pesca costeira, caça de peles e pastoreio de ovelhas. Seu meio de subsistência mais conhecido é o pastoreio de renas semi-nômades. Por razões tradicionais, ambientais, culturais e políticas, o pastoreio de renas é legalmente reservado apenas para os Sami em algumas regiões dos países nórdicos.
Depois, você visitará o Snow Hotel, que foi o primeiro e maior hotel feito de gelo e neve. Você pode explorar as salas da espetacular estrutura congelada e o bar de gelo, onde até os copos são feitos de gelo.
Esta noite, se você tiver sorte, terá a 4ª oportunidade de ver a aurora boreal, novamente nos arredores de Kiruna, onde nosso hotel está localizado.
Refeições incluídas: Café da manhã e almoço.
Para o transporte de minério de ferro para os portos de Lulea e Narvik, foi construída a "Malmbanan" (Ferrovia de Minério de Ferro). Em 1899, a linha para Lulea foi inaugurada e, a partir de 1903, todo o caminho até Narvik, na Noruega (chamada de "Ferrovia Ovoten" da fronteira com Narvik) também estava funcionando.
De manhã, você pegará um trem no trecho de 169 km de Kiruna a Narvik. A viagem dura 3 horas, passando por Abisko no Lago Torneträsk e Ofotfjord, com vistas magníficas do fiorde enquanto o trem serpenteia ao longo do fiorde até Narvik, que é uma cidade portuária na costa atlântica.
Narvik desenvolveu-se como um porto sem gelo durante todo o ano para as minas de ferro suecas de Kiruna e Gällivare. A história da Narvik moderna começa na década de 1870, quando o governo sueco começou a entender o potencial das minas de minério de ferro em Kiruna, na Suécia. A obtenção de minério de ferro de Kiruna teve um grande problema, pois não havia porto sueco adequado. O porto sueco mais próximo, Luleå, tinha limitações. Ficou coberto de gelo durante todo o inverno, está longe de Kiruna e só permite navios de carga a granel de médio porte. Narvik oferecia um porto sem gelo graças à quente Corrente do Golfo. Durante a Segunda Guerra Mundial, Narvik foi fortemente bombardeada pelo exército alemão. Ainda hoje você pode ver uma parte do submarino alemão afundado no fiorde ao viajar de trem para Narvik. À tarde, você visitará o Museu Narvik, que mostra a história da cidade, a ferrovia e a importância do tráfego de minério de ferro para a economia local. À noite, um teleférico nos leva até a montanha Narvikfjellet, de onde você pode desfrutar de uma excelente vista da cidade e do fiorde. Se você tiver sorte, terá a 5ª chance de ver a aurora boreal do topo da montanha ou do bar da cobertura do hotel. Dedos cruzados!
Refeições incluídas: Café da manhã e almoço.
De manhã, após um traslado de uma hora para o aeroporto, um voo de duas horas o levará para a capital da Noruega, Oslo. A tarde é livre. Opcionalmente, você pode reservar um cruzeiro de 1 hora e meia pelo Fiorde de Oslo em um catamarã elétrico.
Refeições incluídas: Café da manhã.
Oslo, a vibrante capital da Noruega, está situada entre fiordes pitorescos. Em um passeio a pé de 3 horas pela manhã, descobrimos os destaques turísticos do centro da cidade: a ultramoderna Ópera perto da estação ferroviária, o Forte de Akers, a Prefeitura, o Centro Nobel da Paz e o Palácio Real. Tarde: Tempo livre.
Refeições incluídas: Café da manhã.
Com o check-out do hotel às 12h, nossa viagem pelos países do Norte da Europa chegará
ao fim. Desejamos a você um ótimo voo de volta para casa!
Refeições incluídas: Café da manhã.
(*) A aurora boreal é um fenômeno natural que não pode ser garantido. No entanto, o passeio é projetado para maximizar as chances de ver a aurora boreal, ficar 5 noites dentro e fora do Círculo Polar Ártico e mudar de local entre 3 dos lugares mais famosos para ver a aurora boreal.
(**) https://worldhappiness.report/ed/2023/
HOTEIS PREVISTOS
PASSEIOS OPCIONAIS E SERVIÇOS ADICIONAIS :
SOBRE:
CLIMA:
TEMPERATURAS MÉDIAS (°C) NO MOMENTO DA VIAGEM NO FIM DE NOVEMBRO
CIDADE | ALTITUDE
M ACIMA DO NÍVEL DO MAR |
POPULAÇÃO
(2020) |
MÉDIA
MÍNIMA °C |
MÉDIA
MÁXIMA °C |
HELSINKI | Nível do mar | 656.000 | -3º | 2º |
ROVANIEMI | 166 | 62.000 | -8 º | -4º |
KIRUNA | 526 | 17.000 | -12 º | -6º |
NARVIK | Nível do mar | 19.000 | -4 º | 1º |
OSLO | Nível do mar | 1.400.000 | -5 º | -1º |
HORÁRIOS DO NASCER E DO PÔR DO SOL NAS DATAS DO PASSEIO: (HORÁRIO LOCAL)
CIDADE | FUSO HORÁRIO | DATA | NASCER DO SOL | PÔR DO SOL |
HELSINKI | UTC + 2 | 14.03.2026 | 06:40 | 18:19 |
ROVANIEMI | UTC + 2 | 15.03.2026 | 06:37 | 18:16 |
KIRUNA | UTC + 1 | 17.03.2026 | 05:51 | 17:44 |
NARVIK | UTC + 1 | 19.03.2026 | 05:54 | 18:03 |
OSLO | UTC + 1 | 20.03.2026 | 06:18 | 18:31 |
COMO SE VESTIR AO VIAJAR PARA A EUROPA NÓRDICA NO INVERNO?
Os habitantes da Europa Nórdica dizem: “Não existe mau tempo, apenas roupas ruins”. Tudo gira em torno de lã e camadas. Se você seguir estas diretrizes sobre como se vestir no Ártico, terá uma experiência ártica quente e confortável. Para se sentir aquecido e confortável no inverno, é importante se vestir camada por camada:
A primeira camada junto à pele deve ser uma roupa íntima térmica de mangas compridas e pernas longas e meias de lã. É melhor evitar roupas íntimas de algodão, pois elas rapidamente ficam molhadas e transpiram, e então você sentirá frio. Importante: Recomendamos que você use 100% lã merino junto à pele.
A segunda camada deve consistir em um suéter de mangas compridas, lã ou fleece, e calças. A espessura depende da temperatura e das condições.
A terceira camada deve ser uma jaqueta e calças à prova de água e vento. Pode ser isolante ou uma camada fina, dependendo das condições, da atividade e da composição das duas primeiras camadas. Para temperaturas extremamente baixas, recomenda-se algodão sem membrana impermeável. Um cachecol em volta do pescoço e um par de meias grossas de lã são essenciais!
Onde comprar roupas de inverno para viajar pela região do Ártico?
Existem basicamente 3 opções:
– Lojas de artigos para atividades ao ar livre no seu país de origem
– Lojas online como a Amazon
– Lojas de artigos para atividades ao ar livre ao chegar em Helsinque
DISTÂNCIAS:
DE | PARA | KM | DURAÇÃO | MEIO DE TRANSPORTE |
Helsinki | Rovaniemi | 900 | 12hrs | Trem Noturno “Santa Claus Express” cabines com banheiro privado e chuveiro |
Rovaniemi | Tornio | 125 | 2hrs | Onibus |
Tornio | Ranua v.v. | 142 x 2 | 2hr x 2 | Onibus |
Tornio | Kiruna | 350 | 5hrs | Onibus |
Kiruna | Narvik | 169 | 3hrs | Trem diurno, assentos como no avião |
Narvik | Oslo | 970 | 2hrs | Voo |
Total Km | 2.798 |
TRENS ÁRTICOS NA FINLÂNDIA, SUÉCIA E NORUEGA
Trem noturno “Papai Noel” Helsinque – Rovaniemi (Finlândia)
Viaje em um moderno trem noturno que oferece diversas categorias de viagem.
Reservamos para você a melhor categoria: Cabines com banheiro privativo e chuveiro.
Essas cabines ficam no andar superior dos vagões-dormitório de dois níveis.
As cabines têm 4,2 m². Os beliches medem 200 cm x 75 cm.
O banheiro conta com pia, vaso sanitário e chuveiro.
O espaço para bagagem é limitado a 1 mala grande + 1 mala pequena ou mochila por pessoa.
Trem diurno Kiruna (Suécia) – Narvik (Noruega)
A linha ferroviária entre Kiruna e Narvik é chamada de “Malmbanan” na Suécia e “Ofotbanen” na Noruega.
A ferrovia foi construída para garantir o acesso a um porto livre de gelo para os enormes depósitos de minério de ferro do norte da Suécia. Trabalhadores migrantes, os chamados “rallar”, buscavam fortuna no que era conhecido como o “Klondyke” da Europa, e mais de 5.000 trabalhadores, no máximo, estiveram envolvidos na construção da ferrovia. A construção da ferrovia Ofoten começou no final do século XIX e terminou em 1902.
Com enormes montanhas, cachoeiras impressionantes e vistas incríveis do fiorde, a jornada por esta linha ferroviária leva os viajantes por uma bela e selvagem paisagem ártica.
A AURORA BOREAL
A fascinante Aurora Boreal, também conhecida como Aurora Boreal, é criada pela interação de partículas carregadas do vento solar com a atmosfera terrestre. Essas partículas são atraídas pela atmosfera terrestre e colidem com gases como oxigênio e nitrogênio na atmosfera superior. Essas colisões liberam energia, que percebemos como luzes luminosas e dançantes no céu.
Nas culturas asiáticas, a Aurora Boreal tem um significado místico. Na mitologia chinesa, ela era frequentemente interpretada como lutas de dragões no céu, enquanto no Japão era considerada mensageira de boa sorte, trazendo prosperidade e felicidade. Em outras culturas ao redor do mundo, ver a Aurora Boreal é considerado um símbolo de sorte e criador de emoções de felicidade.
A melhor época para observar a Aurora Boreal é durante os meses de inverno, de setembro a março, quando as noites são longas e escuras. Os melhores locais são regiões em altas latitudes (o Círculo Polar Ártico e ao norte dele), como o norte da Finlândia, Suécia e Noruega.
A Aurora Boreal é um fenômeno natural com intensidade variável e, às vezes, é claramente visível a olho nu, mas outras vezes só é visível através das lentes muito mais sensíveis de uma câmera. A Aurora Boreal é melhor vista em ambientes escuros e sob um céu sem nuvens.
Não há garantias. Em nossas viagens anteriores, todos os participantes tiveram a sorte de ver a Aurora Boreal. Nossa viagem inclui deliberadamente cinco noites na região Ártica, no Círculo Polar Ártico e ao norte, para aumentar as chances de observar a Aurora Boreal. Em duas das cinco noites, viajaremos de ônibus em meio à natureza à noite para reduzir as chances de ver a Aurora Boreal sem a perturbadora “poluição luminosa” dos assentamentos humanos.
EXPERIÊNCIA NA LAPÔNIA COM AURORA BOREAL E TREM NOTURNO SANTA CLAUS EXPRESS (TT) (03/26)