- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 7 parcelas iguais
Chegada ao Aeroporto de São Luís, recepção e traslado ao hotel. Tarde livre para sentir um pouco a cidade e descansar.
Saída do hotel rumo a Barreirinhas. Chegada e acomodação na pousada escolhida. Este dia é livre para conhecer a cidade e o artesanato local. Nossa equipe dará a assistência necessária.
Após o café da manhã, sairemos em veículo 4x4 em direção ao Parque Nacional. Nossa aventura começa percorrendo estradas de areia, até chegarmos ao circuito da Lagoa Azul. A partir dela caminhamos pelas dunas, passando por outras várias lagoas (na época da cheia). Após curtir esse lindo pedaço do parque, seguimos para o restaurante da Graça, próximo ao povoado Mata fome. Pequeno restaurante rústico, dentro de sua própria casa, em meio à restinga. Opções dos mais saborosos pratos regionais - camarão, peixe, galinha caipira. Após o almoço e um breve descanso nas redes, partimos para a região da Lagoa Bonita, uma das mais belas áreas do parque. Aqui ficamos até o final da tarde para, com sorte, apreciar um belíssimo por do sol do alto das dunas. Retornamos então para Barreirinhas.
Após o café da manhã, sairemos em voadeira Rio Preguiças abaixo até o povoado do Caburé. É aqui que os pescadores passam o primeiro semestre do ano, quando as condições climáticas favorecem a pesca. Oportunidade de banho de mar. Em seguida cruzaremos o rio até o Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol Preguiças. Quando a entrada no mesmo está liberada, a sugestão é subir o farol e apreciar a vista do alto, podendo-se ver até o Parque Nacional e o mar. Já no caminho de volta paramos em Vassouras, à beira dos Pequenos Lençóis, Área de Proteção Ambiental. Caminhamos pelas dunas, tomamos banho nas lagoas (na época da cheia) e aqui, à beira rio, é onde sugerimos almoçar. Já no final da tarde rumaremos rio acima novamente para Barreirinhas.
Dia livre para aproveitar a cidade e passeios opcionais.
Após o café da manhã, seguimos de voadeira pelo Rio Preguiças sentido interior para chegar ao Povoado do Marcelino. Este local nos proporciona o contato com as mulheres que trabalham com o artesanato de palha de buriti, cuja comunidade recebeu estímulo da Freeway para fazer deste trabalho um produto turistico. Podemos ver como funciona todo o processo, desde o tingimento da palha, até a confecção do artesanato. No retorno vamos conhecer a casa de farinha comunitária do Sr. Zequinha Davi, para observar uma das principais atividades do modo de vida maranhense: o feitio artesanal da farinha de mandioca. Voltando para Barreirinhas a dica é almoçar em um restaurante na beira rio.
Após o café da manhã, traslado privativo para São Luís. Almoçamos e saímos para o city tour. Pelo centro histórico, caminhamos por suas ruelas para contemplar a arquitetura colonial, que conferiu à cidade o título de Patrimônio da Humanidade. Sugerimos conhecer também a parte nova de São Luis, sua orla e seus restaurantes e barzinhos.
Início da manhã livre e traslado para o Aeroporto de São Luís.
Hotéis:
Importante:
Condições Gerais
O QUE LEVAR
Mochila pequena, roupas leves, papete (bastante recomendável), capa de chuva, lanterna pequena, maiô, shorts, boné, repelente, protetor solar, toalha pequena para os passeios, óculos escuros (muito importantes para caminhar nas dunas)
MELHOR ÉPOCA
Entre Maio e Agosto, as lagoas estão cheias e a paisagem, em plenitude. Em setembro, elas começam a secar. Na última semana de julho, acontece a Vaquejada, com shows folclóricos. Em agosto, estrangeiros desembarcam em peso por lá.
CLIMA
Predomina no Maranhão os seguintes climas: quente úmido (oeste), quente semiúmido (norte e sul) e quente semiárido (leste). Temperatura média de 30º com a mínima de 20,3º e a máxima de 40º
VACINAS
Consulte com antecedencia as atualizações de vacinação do destino no portal: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/saude-do-viajante
LENÇÓIS MARANHENSES FLEX 12/24 (F)