IMPORTANTE: com relação às novas taxas sobre transações internacionais, os valores descritos no site não as incluem, estando sujeitos a alterações.
Atenção: Devido a pandemia COVID19, os roteiros podem ser alterados conforme protocolos locais.
– RESERVAS PARA VISITAR MACHU PICCHU
O Instituto Nacional de Cultura do Peru (INC) estabeleceu uma quantidade diária de visitantes para entrada em Machu Picchu (2.500), e é a compra do ingresso que garante a vaga do passageiro. Por isso, solicitamos no ato da reserva os dados de cada passageiro: nome completo, passaporte ou RG (documento com o qual o passageiro vai viajar, que deverá ser o mesmo apresentado localmente para realizar os tours contratados), nacionalidade e data de nascimento;
pagamento de sinal de US$100 por pessoa (não reembolsável em caso de cancelamento).
– Menores de 18 anos: o Ministério da Cultura do Peru exige a cópia do documento de viagem de todos os passageiros menores de 18 anos para a compra de entradas a Machu Picchu, Huayna Picchu, trilhas Inca curta e longa e trilha Salcantay.
– Referente aos trens para Machu Picchu :
Tarifas dos trens estão sujeitas a variações até o ato da emissão, sendo obrigatório o envio de cópia do passaporte de todos os passageiros.
Devido a temporada de chuvas em Cusco (entre janeiro e abril), a operação dos trens Expedition e Vistadome que saem para Aguas Calientes será feita somente pela estação de trem de Ollantaytambo. Do trem Hiram Bingham será pelas estações do Hotel Belmond Rio Sagrado (Urubamba) e Ollantaytambo.
Disposições para bagagem de mão no trem para Machu Picchu:
É permitida 01 bagagem de mão por pessoa de no máximo 5 quilos com tamanho máximo de 157cm (altura + comprimento + largura). As bagagens que não estejam de acordo com esta dimensão não poderão ser embarcadas no trem. Os hotéis em Cusco possuem serviço de maleiro gratuito.
– HORÁRIOS PARA VISITAÇÃO DOS TEMPLOS EM MACHU PICCHU À PARTIR DE 01/06/2019:
De acordo com nova determinação do programa de conservação e uso sustentável, os turistas só podem acessar um (1) dos templos mencionados abaixo ao ingressar em Machu Picchu.
Horários de acesso:
Pirâmide Intiwatana – das 07h00 às 10h00
Templo do Sol – 10h00 às 13h00
Templo do Condor – 13h00 às 16h00
Os guias durante as visitas explicam sobre os pontos chaves da cidadela o os lugares mais representativos, incluindo os templos desde o exterior, quando estiverem fechados.
– NOVO REGULAMENTO DA VISITA TURÍSTICA EM MACHU PICCHU À PARTIR DE 01/01/2019:
*Haverá nove turnos de visita a Machu Picchu, com entradas por horários e com disponibilidade limitada:
– pela manhã: Os visitantes confirmados nesses turnos poderão entrar e fazer o tour completo.
06h00 às 07h00
07h00 às 08h00
08h00 às 09h00
09h00 às 10h00
10h00 às 11h00
11h00 às 12h00
– pela tarde: das 12h00 às 13h00 – Os visitantes confirmados nesses turnos poderão entrar e fazer o tour completo.
Com exceção dos últimos turnos abaixo que concluem de acordo com o horário de encerramento do Santuário entre 17h00 e 17h30.
13h00 às 14h00
14h00 às 15h00
Visitantes do turno da manhã terão o almoço em restaurante local incluso, já na parte da tarde terão almoço box lunch;
*O tempo máximo de permanência dos visitantes será de 4 horas, exceto se possuírem confirmado a entrada a Huayna Picchu ou Machu Picchu Montaña (somente nesses casos os visitantes possuem tempo máximo de permanência de 6 horas);
*É obrigatório que todos os visitantes entrem no santuário com guia acompanhando no primeiro dia de visita (um guia para um grupo máximo de 20 visitantes – acima de 20, será obrigatório ter um segundo guia acompanhando);
*Visitantes que tiverem confirmado Huayna Picchu ou Machu Picchu Montaña no primeiro ou segundo dia de visita, poderão fazer esses dois circuitos com ou sem guia, porém o tour a Machu Picchu será obrigatoriamente em privado, com guia acompanhando.
IMPORTANTE: Consultar suplemento para guia em privado.
*Para o segundo dia de visita (reingresso), os passageiros deverão apresentar a entrada do primeiro dia de visita para conseguir entrar em Machu Picchu sem o guia acompanhando;
*Os visitantes que possuírem um tour guiado e queiram sair do santuário por qualquer motivo, não poderão entrar novamente;
*Não será permitido entrar no santuário com qualquer tipo de comida.
– Sobre visitas a HUAYNA PICCHU ou MACHU PICCHU MONTANHA…
Para conhecer o Huayna Picchu ou Machu Picchu Montanha neste roteiro, é necessário adicionar o pernoite em Águas Calientes.
A visita está restrita a 400 pessoas por dia, divididas em 2 turnos: 200 com entrada na trilha às 07h00 da manhã e 200 com entrada na trilha às 10h00 da manhã (no caso de Machu Picchu Montanha às 09h00). O turno será enviado ao passageiro na confirmação da reserva. O acesso tem custo adicional e deve ser reservado junto com o reingresso a Machu Picchu ou junto com o tour (caso o mesmo seja feito no 2º dia em Águas Calientes, pela manhã).
– NOVA DETERMINAÇÃO PARA VISITAS ÀS SALINAS DE MARAS
A fim de evitar contaminação direta do sal e por questões de salubridade, à partir de 15 de junho de 2019, a visitação aos tanques de cristalização da Salinas de Maras terá seu acesso proibido.
As visitas continuarão a ser realizadas porém o acesso terminará nos mirantes localizados na parte superior e que oferece visão panorâmica de todo o local.
Essa restrição é válida somente entre maio e outubro de todos os anos.
– NOVO REGULAMENTO PARA VISITA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO SACSAYHUAMAN À PARTIR DE 04/08/2017:
Para ingressar a Fortaleza Sacsayhuaman ou algum outro sítio arqueológico dentro ou próximo ao complexo, como Qenko, Puca-Pucara e Tambomachay, passageiros deverão apresentar obrigatoriamente o BTC (Boleto Turístico de Cusco) juntamente com passaporte ou documento de identidade original na entrada do complexo.
– Alguns serviços possuem valor adicional nos dias 25/12 e 01/01 e alguns hotéis possuem políticas de minímo de noites. Consulte-nos!
– Natal e Reveillon: alguns hotéis incluirão obrigatoriamente a ceia (custo adicional). Estas informações serão informadas caso a caso, nas confirmações de reservas.
– Atenção! Períodos de Black Out nos hotéis: durante alguns períodos festivos e grandes congressos na cidade as tarifas publicadas podem não ser aplicadas em determinadas datas e terão variação de valores (sob consulta e disponibilidade).
– Todos os valores apresentados são aplicados para brasileiros. Estrangeiros residentes ou não residentes no Brasil podem ter aplicação de tarifas diferenciadas e estão sujeitos a adicionais conforme cada serviço. Consultar condições e tarifas diferenciadas.
– DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMBARQUE
BRASILEIROS: Passaporte (validade mínima de 6 meses) ou RG (emitidos a menos de 10 anos e em boas condições).
ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.
MENORES de 18 anos viajando desacompanhados – autorização por semelhança* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe ou acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por semelhança* do genitor que não viajará.
* Firma reconhecida por semelhança: significa que a assinatura de ambos os pais no documento de autorização pode se dar por meio do reconhecimento de firma já registrada em cartório.
– É RECOMENDÁVEL a Carteira Internacional de Vacinação de Febre Amarela (emitida com 10 dias de antecedência ao embarque).http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem
Lembramos que a documentação de viagem é de responsabilidade dos passageiros e devem ser reconfirmadas junto aos Consulados e Cia. Aérea a cada viagem.