Importante: Durante todo o mês de janeiro e do período de janeiro e de 19 de maio a 07 de novembro de 2024, os roteiros obrigatoriamente devem ser feitos de quinta a domingo e de domingo a quinta-feira. Para demais períodos opera-se sem entradas e saídas fixas.
Sobre o Hotel
- A pousada têm o padrão de serviço com piscina, ar condicionado nos apartamentos, banheiros privativos com banho aquecido, sala de estar climatizada com SKY TV, DVD, bar e restaurante.
- O Refúgio Ecológico Caiman é um empreendimento pioneiro de ecoturismo no Pantanal Sul-matogrossense. Localizado em uma fazenda de gado, a Estância Caiman, com 53 mil hectares no município de Miranda, a 236 km de Campo Grande.
- Tarifas incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), lanche durante os passeios, bebidas não alcoólicas e atividades regulares de contemplação acompanhadas pelos caimaners (bilingues em português/inglês) e guia de campo.
- Para um melhor aproveitamento das atividades e do local, recomenda-se estada mínima de 4 noites no Refúgio.
- Check in: à partir das 15h00 / Check out: 12h00
Acomodações
- Suítes: Aproximadamente 45m², com 1 cama king ou duas camas de solteiro, além de uma varanda para um descanso entre os passeios, de onde se ouve o cantarolar dos pássaros. Acomodam até 2 pessoas.
- Suítes Superiores: Aproximadamente 52m² com varanda. Possui c 1 cama king ou duas camas de solteiro. É possível acomodar uma criança de 8 a 12 anos em cama extra mediante suplemento, consulte-nos!
- Suíte Master: Aproximadamente 80m², uma cama king ou duas camas de solteiro, closet, sala com televisão e varanda com vista para a baía. Acomodam até 2 pessoas.
*Villa Privativa: A pousada conta com duas opções de villa, Cordilheira e Baiazinha com 5 e 6 quartos respectivamente, ideais para os que buscam mais privacidade sem abrir mão do serviços hoteleiro. Podem ser fechadas para pequenos grupos e aceita crianças de qualquer idade.
- Villa Baiazinha: com vista para uma baía, tem 6 quartos com varanda e ar condicionado e acomoda até 12 pessoas. A casa possui piscina, sala de jantar e sala de estar com televisão.
- Villa Cordilheira: entre a mata de cordilheira e uma vazante que muda conforme a estação, a villa tem 5 suítes com ar condicionado e acomoda até 10 pessoas. A casa possui piscina e salas de estar, de televisão e de jantar.
*Consulte disponibilidade para Baizinha e Cordilheira.
Atividades do Refúgio Ecológico
As atividades na Caiman começam pela manhã, aproveitando a melhor parte do dia para observar a vida selvagem. Depois disso, os hóspedes retornam às pousadas para almoçar e descansar. Quando a tarde passa e a temperatura esfria, é hora de sair para um passeio novamente, outro bom momento para ver o Pantanal e apreciar o maravilhoso pôr do sol local.
- A equipe de lazer estabelece quais as atividades regulares são realizadas durante a estadia, de acordo com as condições climáticas do Pantanal. A programação é informada no check-in.
- As atividades são acompanhadas por guias bilíngues, em sua maioria biólogos, e guias de campo nativos.
Algumas das atividades regulares oferecidas
- Caminhadas nas trilhas pantaneiras: realizadas em diversas trilhas nas proximidades das pousadas, as caminhadas permitem a observação de pequenos animais e vegetação da região. É o passeio que proporciona maior contato com o ambiente que está sendo visitado. Reforçando o enfoque ecológico da sua atividade, o Refúgio Ecológico Caiman alterna as áreas de passeios, minimizando o impacto no meio ambiente.
- Caiman Tour: é uma caminhada pelos arredores da sede principal, Base do Projeto Onçafari e Centro de Interpretação Ambiental. O seu destino é a ponte do Paizinho, um dos locais mais tradicionais do Refúgio Ecológico Caiman, aonde se realiza a observação dos jacarés. É um momento mágico em que os turistas ficam bem próximos dos jacarés com toda a segurança proporcionada pelos guias, conhecendo de perto um dos símbolos do Pantanal.
- Safári Fotográfico: realizado em veículos especialmente adaptados, este passeio possibilita o acesso aos locais mais distantes na fazenda. Durante o safári fotográfico, é possível observar as peculiaridades e contrastes da vegetação, assim como uma grande variedade de animais. Este passeio pode ser combinado com outras atividades, como por exemplo uma trilha na mata e focagem.
- Passeio de canoa canadense: é realizado nas baías da fazenda. Os hóspedes remam em canoas canadenses de três lugares e contemplam a vegetação e as aves aquáticas mais próximas. É também uma boa oportunidade para ouvir os sons locais e observar o lindo pôr-do-sol pantaneiro.
- Focagem Noturna: oferece a oportunidade de se observar animais de hábitos noturnos. O ponto alto é quando se avistam os jacarés, cujos olhos têm um reflexo vermelho impressionante.
- Jeep Safari: oferece um contato mais íntimo com a vida selvagem. Realizado em veículos 4×4 com adaptações para safári, proporciona aos hóspedes um contato mais próximo com os animais e acesso a diferentes áreas do Pantanal.
Consulte-nos para atividades extras.
*O Refúgio Ecológico Caiman reserva-se o direito de cancelar ou substituir qualquer atividade regular se as condições ambientais não forem favoráveis à sua realização.
Guias e Caimaners durante as atividades
Caimaners são guias especializados em fauna e flora pantaneiras, bilíngues (português/ inglês), que acompanham os hóspedes nos passeios informando, esclarecendo as dúvidas e apresentando curiosidades. Além dos caimaners, as atividades também são acompanhadas pelos guias de campo, moradores da região, que conhecem profundamente o Pantanal. Dessa forma o aproveitamento dos passeios torna-se ainda melhor
Melhor época para visitar a Região
O Pantanal muda de cenário a cada estação, mas é sempre exuberante. Cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas. A precipitação anual do pantanal é em média 1500 mm, mas com grande concentração nos meses de novembro a março.
Estação das Águas – Dezembro à Março
Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. As principais características desta época são as mais belas paisagens, com água por todas as partes e muitas aves aquáticas, como o tuiuiú, os cabeças-secas, o carão, patos, marrecas e garças.
Entre os mamíferos mais comuns podemos encontrar a capivara, o lobinho e os veados: campeiro e catingueiro. As plantas aquáticas estão em reprodução e podemos observar as mais diferentes formas e cores nas baías e corixos, além de muitas borboletas e outros insetos muito interessantes. Também é a época de se observar o mais lindo pôr-do-sol do ano.
Estação da Vazante – Abril à Junho
Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d’água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
A temperatura fica mais amena, e as noites mais estreladas. Os mamíferos que se dispersaram na estação da cheia começam a retornar e dar o ar de sua graça. Com sorte podemos observar espécies como queixadas e catetos, o cervo-do-pantanal, e os macacos: bugio e prego.
Estação da Seca – Julho à Outubro
É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. Os campos começam a secar, oferecendo vastas áreas para pastagem, onde os mamíferos buscam alimento e água nas poças d’água remanescentes. A partir de Agosto ocorre a floração dos ipês, localmente chamados de piúvas (rosas) e paratudos (amarelos). As aves entram na estação reprodutiva, vocalizando muito e com suas plumagens em melhor estado. Também é a melhor época para observar os tamanduás, quatis e mãos-peladas.
Estação da Enchente – Novembro e Dezembro
É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar. Devido ao longo período de seca, demora um tempo para que o solo sature de água a ponto de transbordar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus “pais”.
Política de Crianças
- São aceitas crianças com idade superior a 8 anos, pagando o mesmo valor de um adulto.
- Para hospedagem de crianças menores de 8 anos é necessário reservar a Private Villa (Baiazinha ou Cordilheira).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMBARQUE
- RG (emitidos a menos de 10 anos e em boas condições).
- Autorização dos pais ou responsáveis para menores de 18 anos.
- É RECOMENDÁVEL a Carteira Internacional de Vacinação de Febre Amarela (emitida com 10 dias de antecedência ao embarque). http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem
Lembramos que a documentação de viagem são de responsabilidade dos passageiros, devendo ser confirmados junto aos Consulados e Cias. Aéreas a cada viagem.