Dia 1, sextas-feira. VARSÓVIA
Chegada ao aeroporto F. Chopin de Varsóvia. Traslado regular sem assistência de língua espanhola ao hotel do circuito. Encontro com o guia acompanhante na recepção do hotel às 21h (Atenção! Em caso de chegada após as 21h00 será servido jantar frio). Jantar no restaurante do hotel.
Dia 2, sábados. VARSÓVIA – CRACÓVIA (B/A) | 290 km
Pela manhã haverá visita panorâmica de meio dia (aprox. 4 horas). O passeio inclui: a Cidade Velha cuidadosamente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial; a Praça do Castelo e o Castelo Real; a Praça do Mercado da Cidade Velha, a Catedral de São João, onde foram coroados os reis da Polónia, a Barbacã, o Grande Teatro, a Rota Real, repleta de estátuas, igrejas e residências aristocráticas, onde está localizado o parque real Łazienki com o belo Palácio sobre as Águas e o famoso monumento a Frederick Chopin: além de locais relacionados à Segunda Guerra Mundial: o antigo gueto judeu; o Monumento da Revolta de Varsóvia e o Túmulo do Soldado Desconhecido.
Almoço num dos restaurantes da Cidade Velha. Aproveitaremos o primeiro contato com a culinária polonesa e provaremos os famosos pierogi poloneses – empanadas finas com recheios variados.
Após o almoço, saída para Cracóvia.
Na chegada, será realizado o check-in e acomodação em Cracóvia.
Dia 3, Domingo: CRACÓVIA (B/L)
Café da manhã no hotel e excursão à mina de sal de Wieliczka, que é um impressionante conjunto de câmaras, capelas e galerias subterrâneas esculpidas em sal-gema, declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A mina está em operação há quase 700 anos e atinge mais de 300 metros de profundidade. A visita consiste em percorrer os corredores subterrâneos esculpidos em rocha salgada, para observar as formações naturais e os lagos subterrâneos, bem como as inúmeras esculturas e capelas, entre elas a maior e mais impressionante, a Capela de Santa Kinga, feita em rocha. salina pelos artistas que trabalharam nas minas.
Após a visita, retorno a Cracóvia onde será servido o almoço.
À tarde visita à mágica cidade de Cracóvia com guia local (aprox. 4 horas).
Visitaremos a Cidade Antiga, cercada pelo cinturão verde Planty, parque construído no lugar das muralhas de defesa. Começaremos pela Praça do Mercado – a maior praça medieval da Europa e a sua forma foi preservada quase intacta durante 700 anos. Entre os edifícios da praça destaca-se a Igreja de Santa María, com o famoso retábulo gótico em madeira policromada.
Continuaremos até a Colina Wawel com seu imponente Castelo às margens do Rio Vístula.
Visitaremos o pátio do castelo.
A seguir, faremos um passeio pelo bairro Kazimierz, um pequeno fragmento do que foi a cidade judaica. Até 1939, Kazimierz lembrava as cidades descritas por Isaac Bashevis Singer. O dramático extermínio dos judeus de Cracóvia foi o tema do filme “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, filmado no cenário original de Kazimierz. O bairro foi originalmente fundado no século XIV como uma cidade separada de Cracóvia, com a sua própria Praça do Mercado e Câmara Municipal.
Alojamento em Cracóvia.
Dia 4, Segunda-feira: CRACÓVIA – AUSCHWITZ-BIRKENAU – WROCŁAW (D/A) | 296 km
Café da manhã no hotel e saída para Wrocław, com parada em Oświęcim, infelizmente conhecida pelo nome alemão de Auschwitz. Visita guiada ao antigo campo de concentração, construído pelos nazistas em 1940, que junto com outro campo construído em 1942 em Brzezinka (Birkenau) se tornou local de extermínio de um milhão e meio de pessoas.
Após a visita, o almoço será servido em restaurante local.
Continuação da viagem até Wrocław – conhecida na Polónia como “a cidade de
mil pontes.”
À chegada, instalação no hotel e alojamento em Wrocław.
Dia 5, Terça-feira: WROCŁAW – TORUŃ (D/A) | 358 km
Café da manhã no hotel e visita à cidade (aprox. 4 horas). A história antiga de Wrocław, conhecida na Polónia como “a cidade das mil pontes”, reflecte-se nos seus esplêndidos monumentos de todas as épocas. Visitaremos a parte mais importante do centro: a Praça do Mercado e seus arredores, com a igreja gótica de Santa Isabel, onde jazem os patrícios de Wrocław, e a de Santa Maria Madalena, com um dos mais antigos e belos pórticos românicos. na Europa Central; Praça Solny, os antigos matadouros (Jatki Miejskie), o antigo mercado central, a ilha de Ostrów Tumski.
Após a visita fomos ao restaurante Piwnica Świdnicka – a pousada urbana representativa mais antiga do mundo, cujas origens remontam ao século XIII. Localizado no coração da Praça do Mercado de Breslávia, nas históricas adegas góticas da Antiga Câmara Municipal, está aberto a todos os que desejam boa cerveja e boa comida há mais de sete séculos.
Antes do almoço visitaremos o interior do restaurante terminando com almoço e degustação de 4 cervejas locais.
À tarde saída para Toruń – cidade natal de Nicolau Copérnico. Na chegada, o check-in e a acomodação serão realizados em Toruń.
Dia 6, Quarta-feira: TORUŃ – WESTERPLATTE – GDAŃSK (D/A) | 168 km
Café da manhã no hotel e passeio panorâmico pela cidade onde nasceu Copérnico (aprox. 2 horas). Toruń, localizada em ambas as margens do Vístula, é uma cidade onde se encontra a maior concentração de arquitetura gótica na Polónia. Entre as características mais importantes está o seu centro histórico com estrutura urbana medieval, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Admiraremos a majestosa Câmara Municipal da Cidade Velha com uma torre panorâmica, os monumentos a Copérnico e Almadiero, a casa de Copérnico (sem entrada), as muralhas e portões urbanos, as ruínas do castelo Teutónico e a Torre Inclinada.
Após a visita, hora de comprar o pão de gengibre Toruń. Almoço antecipado organizado em restaurante local da cidade.
Continuação da viagem para o norte da Polónia, com paragem em Westerplatte – uma pequena ilha na zona de Gdańsk com grande importância histórica: ali começou a primeira batalha da Segunda Guerra Mundial.
Às 4h45 da manhã de 1º de setembro de 1939, o navio militar alemão “Schleswig-Holstein” iniciou o bombardeio da guarnição polonesa em Westerplatte. As tropas nazistas esperavam que Westerplatte se rendesse dentro de horas, mas os poloneses conseguiram se defender durante sete dias até que, por falta de munição, foram forçados a se render.
Agora a ilha de Westerplatte é um memorial onde você pode conhecer esta heróica defesa que marcou o início da Segunda Guerra Mundial.
Após a visita, saída para Gdańsk. Chegada ao hotel e alojamento.
Dia 7, Quinta-feira: GDAŃSK e seus Arredores (B/L)
Café da manhã no hotel e saída para Sopot, o glamoroso balneário do Báltico. Sopot, a segunda cidade da Tricidade, tem um carácter balnear marcante. O passeio de 500 metros que se estende até às águas do Báltico é agradavelmente surpreendente. Recomenda-se um passeio ao longo deste cais de madeira mais longo da Europa durante todo o ano: a concentração de iodo no ponto mais distante é duas vezes superior à das praias de Sopot, com quatro quilómetros de extensão.
Após a visita, seguimos em direção a Oliwa para visitar a catedral e assistir a um breve concerto dos seus famosos órgãos.
Mais tarde nos aproximamos de Gdańsk. Veremos a Porta Alta – um fragmento das fortificações da cidade e uma das suas portas principais, a Porta Dourada que se abre para a Rua Długa povoada pelas espetaculares casas do patriciado da cidade e da Câmara Municipal.
A seguir, caminharemos por Długi Targ (o Mercado Longo), com o esplêndido Pátio de Artús onde se reuniam os mercadores da Liga Hanseática. Em frente ao Pátio de Artús está a fonte de Netuno, enquanto atrás dela você pode ver a torre da Basílica de Santa Maria, a maior igreja gótica de Gdańsk. Caminhe pela rua Mariacka com suas elegantes casas com terraço escalonado e chegue ao rio Motława onde fica o guindaste portuário medieval e o edifício Green Gate com suntuosa decoração escultórica, que em tempos passados serviu de residência aos reis poloneses.
Almoço organizado em restaurante local e tarde livre para desfrutar da cidade por conta própria.
Dia 8, Sexta-feira: GDAŃSK – MALBORK – OLSZTYNEK – VARSÓVIA (B/A) | 381 km
Café da manhã no hotel. Pela manhã, saída para a capital da Polónia, visitando ao longo da estrada o Castelo dos Cavaleiros Teutónicos de Malbork. Este castelo de tijolos é a antiga sede do grande contramestre da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, a maior construção medieval desse tipo em toda a Europa. O edifício foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. O castelo é cercado por poderosas muralhas com torres e portões. O palácio do Grão-Mestre representa o culminar do gótico tardio da corte. O representativo refeitório de verão é a parte mais bonita do interior do castelo. Atualmente o castelo é sede de um museu.
Após a visita, continuação da viagem para Varsóvia. Almoço em restaurante local no caminho.
A seguir faremos outra parada: passaremos por Olsztynek – o lugar onde o tempo parou. No museu ao ar livre estão reunidos objetos de arquitetura rural, como moinhos de vento, casas rurais de madeira, uma igreja, oficinas ou mesmo uma escola de aldeia. Os interiores das casas apresentam mobiliário e decoração dos séculos XIX e XX.
Após a visita, traslado para Varsóvia. Check-in no hotel e alojamento.
Dia 9, sábados. VARSÓVIA
Café da manhã no hotel e no horário combinado traslados regulares ao aeroporto F. Chopin de Varsóvia.
Fim dos nossos serviços.