1° DIA QUITO
Chegada a Quito, recepção e transfer ao hotel selecionado. Restante do dia livre para atividades independentes.
2° DIA QUITO
Café da manhã no hotel. Saída do hotel para conhecer a cidade de Quito, caminhada em direção a Praça da Independência rodeada pelos principais edifícios administrativos da cidade. Em seguida, visita ao morro “Panecillo”, onde se tem vista de todos os ângulos da cidade e onde está localizado o monumento à Virgem de Quito. Posteriormente, visita a uma fábrica artesanal de chocolate, descobrindo todos os segredos de sua confecção. Em seguida, continuação do passeio ao monumento construído em comemoração à linha do Equador que divide o mundo em dois hemisférios e é considerado um dos principais ícones da cidade e do país. Parada para visita ao Museu Inti-Ñan, localizado no Marco Zero. Retorno ao hotel.
3° DIA QUITO - RIOBAMBA
Café da manhã no hotel. Saída em direção à região sul dos Andes equatorianos, ao longo da Avenida dos Vulcões. Continuação ao longo da rodovia Panamericana Sul, em direção ao vulcão Cotopaxi. Chegada e entrada ao Parque Nacional Cotopaxi, continuação por uma estrada até a lagoa de Limpiopungo (caminhada de 15 minutos aproximadamente), uma lagoa glacial andina, onde é possível admirar a paisagem do impressionante Vulcão Cotopaxi. Em seguida, experiência local na pequena cidade de San Felipe, onde se pode aprender mais com a comunidade local sobre a tradicional Machica, um tipo de farinha feita de grãos de cevada torrados e moídos. Na parte da tarde, chegada e acomodação em Riobamba.
Observações: O tour contempla somente a visita a parte de baixo do Vulcão Cotopaxi onde se encontra a Lagoa de Limpiopungo. Caso os passageiros tenham condições adequadas e tempo livre podem realizar a caminhada até o Refúgio localizado a 4800m. Essa atividade requer reserva antecipada e possui custo adicional. Consulte-nos.
4° DIA RIOBAMBA - CUENCA
Café da manhã no hotel. Saída para explorar o Parque Nacional Chimborazo, onde encontra-se o Vulcão Chimborazo, cujo seu pico é considerado o ponto distante do centro da Terra devido à sua posição geográfica única. Visita ao distrito de Colta, que abriga a Igreja Balbanera, a primeira igreja católica construída em território equatoriano. Continuação em direção à cidade mais alta do país, Cajabamba, que desempenhou um papel importante durante a conquista espanhola do Equador. Chegada ao Parque Nacional, onde pode-se observar a flora e a fauna da região, incluindo as vicunhas pastando entre as diversas plantas nativas de Chuquiragua. Após a visita, pode-se escolher entre duas experiências (sujeito a confirmação): interagir com a comunidade local e aprender sobre um tipo de lã e seus diversos usos, ou explorar o Deserto de Palmira. À tarde, chegada e acomodação em Cuenca.
Observação: Chimborazo, é possível chegar somente até o segundo refúgio, localizado a 5000 metros.
5° DIA CUENCA - GUAYAQUIL
Café da manhã no hotel. Antes de seguir para Guayaquil, passeio pela cidade de Cuenca, visita ao centro histórico, incluindo a antiga e a nova catedral, a praça das flores, onde é possível encontrar artesanato típico da região, Museu de Arte Moderna e Parque Calderón. Em seguida, visita à fábrica dos famosos chapéus do Panamá, típico das regiões sul e litorânea do Equador. Logo após, continuação do passeio ao Rio Tomebamba, que divide a antiga cidade da moderna e desde o El Mirador TURI pode-se desfrutar de uma bela vista da cidade, declarada pela UNESCO Patrimônio Mundial Cultural. À tarde, visita ao Parque Nacional El Cajas, localizado 30 km a oeste de Cuenca, e conhecido por abrigar uma grande diversidade de flora e fauna, além dos seus 230 lagos, resultante da atividade vulcânica e glaciar. O parque está localizado entre 3.000 e 4.700 metros acima do nível do mar e sua vegetação inclui pequenos bosques de Quinua, onde vivem aves, como Colibris e Tucanos. Pequena caminhada (aproximadamente 45 minutos) pelo parque e exploraremos o morro Tres Cruces, que possui vista fantástica da região. Chegada e acomodação em Guayaquil.
6° DIA GUAYAQUIL
Café da manhã no hotel. Dia dedicado a conhecer a cidade de Guayaquil, apreciando a riqueza arquitetônica da cidade antiga, visita ao Bairro Las Peñas, localizado nas encostas do Morro Santa Ana, onde é possível avistar o moderno Malecón 2000, localizado ao longo das margens do rio Guayas, um exemplo da arquitetura contemporânea da cidade. No Malecón, visita a La Rotonda, um monumento significativo que celebra o encontro histórico entre Simón Bolívar e San Martín, entre outros pontos de interesse. Após a visita, caminhada pela zona antiga da cidade ao longo da Avenida 9 de Outubro, visitando o Parque Seminário, também conhecido como Parque das Iguanas, e o Parque Centenário. Retorno ao hotel.
7° DIA GUAYAQUIL - BALTRA – GALÁPAGOS (ILHA SANTA CRUZ) – PUERTO AYORA
Café da manhã no hotel. Em horário determinado, transfer ao aeroporto de Guayaquil. Chegada ao aeroporto de Baltra,, uma pequena ilha ao norte da Ilha de Santa Cruz. Embarque em ônibus até o terminal de ferry, onde é feita uma breve travessia pelo Canal de Itabaca até a margem do lado da Ilha de Santa Cruz. Antes da chegada ao hotel, visita a parte alta da ilha, onde poderá observar tartarugas gigantes, da espécie Geochelone Nigrita, em seu habitat natural. Parada para almoço em uma das fazendas (sem bebidas). Posteriormente, continuação para o sul da ilha onde fica Puerto Ayora. Chegada e acomodação em Puerto Ayora.
8° DIA GALÁPAGOS (ILHA SANTA CRUZ)
Café da manhã no hotel. Nestes dois dias, a programação entre caminhadas e mergulhos com snorkeling nas ilhas próximas será organizada conforme disponibilidade. As ilhas nos arredores podem ser Bartolomé, com formações geológicas impressionantes e perfeitas para nadar; Seymour Norte, habitat de iguanas terrestres, leões marinhos e atobás de patas azuis; Plazas Sul, rica em vida silvestre ou Santa Fé conhecida por sua lagoa, um convite para um snorkeling e observar a vida marinha entre peixes coloridos e pequenos tubarões. Almoço incluído (sem bebidas). Retorno ao hotel na Ilha de Santa Cruz.
9° DIA GALÁPAGOS (ILHA SANTA CRUZ)
Café da manhã no hotel. Mais um dia para aproveitar atividades em uma das ilhas, conforme programação e disponibilidade. Almoço incluído (sem bebidas). Retorno ao hotel na Ilha de Santa Cruz.
10° DIA GALÁPAGOS (ILHA SANTA CRUZ) - BALTRA
Café da manhã no hotel. Visita a estação científica Charles Darwin, reserva que possui informações sobre os habitantes das ilhas e a conservação local. A principal atração da estação é o Centro de Criação Fausto Llerena, onde se pode observar as diferentes formas e tamanhos de tartarugas. Tempo livre para caminhada e tirar fotos com as tartarugas. Transfer para o Aeroporto.