Tanzânia – Ngorongoro e Serengeti – África

Tanzânia – Ngorongoro e o Parque Serengeti – África

No programa: Tanzânia – Ngorongoro e o Parque Serengeti – África,  vamos explorar dois espetaculares santuários de vida selvagem na Tanzânia: a Cratera de Ngorongoro e o Parque Nacional do Serengeti. A Cratera de Ngorongoro, com suas imponentes paredes naturais, mantém os animais em um “zoológico natural”. Já no Serengeti, faremos safáris em busca dos famosos “Big Five” – os animais mais desejados pelos aventureiros. Quer conhecer a Tanzânia? Então, Viaje Comigo!

Na postagem Anterior...

No post anterior, exploramos Arusha e o Parque Nacional de Tarangire, também na Tanzânia. Se ainda não conferiu o texto e o vídeo, clique no link abaixo para acompanhar!

Cratera Ngorongoro – Tanzânia África

A Cratera de Ngorongoro é uma das atrações mais espetaculares do mundo. Localizada na Área de Conservação de Ngorongoro, a cerca de 180 km de Arusha, essa caldeira é o resultado do colapso de um enorme vulcão há milhões de anos. Ao longo do tempo, o local se transformou em um refúgio natural para inúmeras espécies de animais da África Oriental, criando um magnífico safári natural.

 

A reserva é conhecida como a “Arca de Noé” por abrigar uma imensa variedade de espécies em um ecossistema praticamente intocado. Com 304 km² de superfície e localizada a 2.236 metros acima do nível do mar, a Cratera de Ngorongoro é a maior caldeira intacta do mundo e foi tombada pela UNESCO como Santuário da Biosfera.

Na Cratera de Ngorongoro, na Tanzânia, você pode:

  • Fazer safáris para ver os “Big 5” (leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes) em seu habitat natural.
  • Visitar vilas Maasai, tribo nômade que vive na região e se sustenta com o pastoreio de gado.
  • Caminhar até o chão da cratera e ver o vulcão Oldoinyo Lengai, que ainda está ativo.
  • Ver o lago de água salgada que cobre quase metade do chão da cratera. 
  • Observar o rio Munge, que corre pela cratera e deságua em uma cachoeira.
  • Visitar o Desfiladeiro Olduvai, onde foi descoberto o que se acredita ser o primeiro degrau da evolução humana.

Vida Selvagem na Área de Conservação de Ngorongoro

Ngorongoro é o lar de mais de 115 mil espécies de animais. As planícies de capim curto e o Lago Ndutu, na fronteira com o Parque Nacional do Serengeti, são os principais locais para a observação de animais. Durante a estação chuvosa, esses locais se tornam pastagens férteis, atraindo cerca de dois milhões de animais em migração anual. Entre dezembro e maio, mais de um milhão de gnus e milhares de zebras migram para o sul.

 

Entre as espécies que você pode encontrar no safári estão:

Elefantes – Antílopes – Rinocerontes – Hipopótamos – Búfalos – Javalis – Kundus – Girafas – Leões – Chitas – Hienas – Leopardos – Chacais – mais de 550 espécies de pássaros – Babuínos e muito mais.

Se deseja fazer um safári pela Tanzânia, entre em contato com a Gold Trip, a agência oficial do Viaje Comigo. Temos diversas opções de pacotes, com hotéis de luxo, para um safári confortável e cheio de aventura. Além dos privativos também temos a opção de grupos com saídas específicas. Fique de olho, se programe e realize seu sonho! 

Entrada da Cratera de Ngorongoro na Tanzânia - África
Entrada da Cratera de Ngorongoro na Tanzânia - África
"Big Five" - Búfalo no safári de Ngorongoro - Tanzânia - África
"Big Five" - Búfalo - Ngorongoro - Tanzânia - África
Safári pela Cratera de Ngorongoro - Tanzânia - África
Safári pela Cratera de Ngorongoro - Tanzânia África

Parque Nacional Serengeti

Cenário do filme O Rei Leão e de diversos documentários da National Geographic, o Parque Nacional Serengeti é um dos safáris mais famosos da Tanzânia e de toda a África. Milhões de turistas visitam o Serengeti todos os anos em busca de uma experiência única de vida selvagem.

 

Uma das principais atrações do Serengeti são os leões. Lá, você descobrirá algo curioso: as “árvores de leões”. Sim, os leões têm o hábito de escalar árvores para descansar com tranquilidade e ter uma visão melhor do território.

Atrativos do Parque Nacional Serengeti:

  • Observação da Grande Migração – A Grande Migração é um dos maiores espetáculos da natureza, onde mais de 1,5 milhão de gnus, além de zebras e gazelas, migram em busca de pasto fresco. O ciclo da migração dura o ano todo, mas os melhores momentos para observá-la são:

Dezembro a março: Na região sul do Serengeti, onde os animais se concentram para a temporada de parto.

Junho a julho: Durante a travessia do rio Grumeti, onde os gnus enfrentam crocodilos nas águas.

Agosto a outubro: Quando os rebanhos cruzam o Rio Mara para o Quênia, desafiando crocodilos e outras ameaças.

 

  • Safáris em Veículo (Game Drives) – A atividade mais comum no Serengeti, os game drives acontecem de manhã cedo e no final da tarde, quando os animais estão mais ativos. Você poderá ver os “Big Five” (leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte), além de guepardos, hienas, girafas e uma rica avifauna.

Duração: Geralmente duram cerca de 3 a 4 horas, com a possibilidade de realizar safáris de meio-dia ou dia inteiro.

 

  • Safári de Balão – Um dos passeios mais únicos no Serengeti, um safári de balão permite ver a paisagem e a vida selvagem do alto ao amanhecer. O passeio começa antes do amanhecer, permitindo ver o nascer do sol sobre as planícies. Você terá uma vista panorâmica dos rebanhos migratórios, predadores caçando e a vastidão do parque.

Inclui: Após o voo, um café da manhã com champanhe é geralmente oferecido na savana.

 

  • Visita ao Centro de Conservação do Rinoceronte – O Serengeti é o lar de uma população ameaçada de rinocerontes-negros, e o parque tem áreas de proteção especial. Guias especializados podem levar você a áreas de conservação para avistar esses animais raros, com informações sobre os esforços de conservação
  • Safári Noturno – Algumas áreas do Serengeti oferecem a chance de fazer safáris noturnos, onde você pode observar animais noturnos. Este é o momento para ver animais raramente vistos durante o dia, como leopardos, porcos-espinhos, e outras criaturas noturnas.
Peter Goldschmidt no safári pelo Parque Nacional Serengeti -
Peter Goldschmidt no safári pelo Parque Nacional Serengeti - Tanzânia - África
Leoas no Parque Nacional Serengeti - Tanzânia África
família de leões no Safári pelo Parque Nacional Serengeti - Tanzânia - África

Informações Úteis para o Viajante

  • Idioma: Suaíli e Inglês.
  • Saúde: É necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, emitido com pelo menos 10 dias antes do embarque.
  • Melhor época para visitar: De junho a outubro, quando o clima seco facilita a observação da fauna.
  • Documentação: Passaporte com validade mínima de 6 meses e visto obrigatório para brasileiros.

Se você gostou de saber sobre a Tanzânia – Ngorongoro e o Parque Nacional Serengeti na África –  e quer planejar sua viagem sem preocupações, entre em contato com a Gold Trip. Oferecemos pacotes personalizados para que sua única preocupação seja curtir cada momento dessa experiência única!

Em que posso ajudar?