Pantanal – Mato Grosso do Sul

Pousada Aguapé - Pantanal no Mato Grosso do Sul

O vídeo Pousada Aguapé – Pantanal no Mato Grosso do Sul faz parte da Série Viaje Comigo e vai levar você a conhecer mais sobre este maravilhoso destino.

O vídeos exibidos aqui fazem parte do Programa Viaje Comigo, exibido semanalmente pela TV Novo Tempo e produzidos pela Gold Trip. Inscreva-se no Canal do Youtube e receba todos os novos vídeos publicados. Não esqueça de acionar o “sininho de notificações.” .

Mais informações

O sol mal despontou no horizonte e a atividade já é grande. Em meio ao cacarejar das galinhas e ao canto dos pássaros, homens e mulheres tiram leite das vacas, dão ração aos animais, escovam o pelo dos cavalos e cuidam para que tudo esteja em ordem antes que os hóspedes acordem.  Estamos no município de Aquidauana, onde está sediada a centenária fazenda São José. Foi aqui, que há mais de 20 anos, foi criada uma das primeiras pousadas de ecoturismo do pantanal sul mato-grossense, a Pousada Aguapé.  De lá para cá, outros seguiram seus passos e hoje é comum encontrar lugares como este, onde a atividade econômica está baseada na preservação da natureza e na preservação da cultura local.

 

A Pousada Aguapé está localizada nos limites do Pantanal Sul, um dos biomas mais importantes do Brasil. Cobrindo uma área de 250 mil km², o pantanal abrange áreas de três países: Brasil, Paraguai e Bolívia. Uma grande parte desta área está localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Este bioma tem este nome por ter suas planícies alagadas durante o regime de chuva. Seus rios, que pertencem à bacia do rio Paraguai, transbordam durante as cheias, cobrindo milhares de quilômetros de pastos. Este fenômeno provoca uma alteração na vida dos animais silvestres que tem que procurar abrigo em lugares altos. O mesmo acontece com o gado, que está presente em boa parte desta área, dividida em centenas de fazendas de criação. Muitas delas, hoje se transformaram em atrativos turísticos, oferecendo ao visitante a oportunidade de acompanhar de perto o dia a dia de uma fazenda pantaneira, assim como de conhecer a rica e diversificada fauna local.  No Pantanal já foram catalogadas mais de 650 espécies de aves, 1.100 de borboletas, 85 mamíferos e 263 espécies de peixes. Estes últimos, responsáveis pelo grande número de pescadores que chegam semanalmente a região.

 

Mas o pantanal não atrai só pescadores. A cada ano mais e mais pessoas chegam às fazendas para observar animais silvestres, especialmente pássaros.  Por isto, as pousadas oferecem passeios diários, onde é possível percorrer rios, andar a cavalo e fazer caminhadas pela mata, observando de perto exemplares da fauna nacional. Um dos passeios mais concorridos são os safáris motorizados, feitos em veículos adaptados, semelhantes àqueles usados nos safáris africanos. Só que aqui não tem leão nem girafas. Têm sim, animais tipicamente brasileiros como o Tuiuiú, o Tamanduá, a onça, a jaguatirica e a anta.  Cada uma das atividades permite conhecer um pouco da região e admirar os animais em completa liberdade. Para os mais aventureiros é possível cavalgar com os peões que cuidam do gado, remar um caiaque através de lagos repletos de jacarés ou ainda pescar piranhas nos rios que cortam as fazendas.  Nada de muito perigoso, mas certamente muito emocionante. Porém, nem todos chegam até aqui em busca de aventuras. Muitos procuram as pousadas visando apenas o descanso e um contato mais suave com a natureza. Uma simples caminhada ao redor da sede permite observar um quantidade enorme de pássaros e pequenos animais como tatus, lobinhos e capivaras. Para estes visitantes, os dias são preenchidos por comida típica, uma boa piscina e preguiçosas tardes a bordo de confortáveis redes. Tudo isto cercado de muito verde e da algazarra sadia de milhares de pássaros, que encantam os sentidos e acalmam a alma.

 

Conhecer o pantanal,  é conhecer um encantador pedaço do Brasil. É conhecer uma cultura única, influenciada por nossos vizinhos paraguaios e bolivianos. É conhecer uma porção generosa de nossa fauna preservada que caminha livre pelos campos. É conhecer um território renovado ano após ano pelas águas, e que renovará suas forças e sua mente. Se você pretende visitar esta região, sugiro ficar no mínimo três dias inteiros em uma fazenda, aproveitando todos os passeios ou simplesmente descansando.  Você, como eu, não vai se arrepender!

 

Peter Goldschmidt

* Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip –  Fone: (11) 4411-8254

 

Conheça os nossos pacotes para o pantanal!

Em que posso ajudar?