(11) 4411-8252

(11) 96461-4885

Anatólia e suas maravilhas - Turquia

O vídeo Anatólia e suas maravilhas na Turquia faz parte da Série Viaje Comigo e vai levar você a conhecer mais sobre este maravilhoso destino.

O vídeos exibidos aqui fazem parte do Programa Viaje Comigo, exibido semanalmente pela TV Novo Tempo e produzidos pela Gold Trip. Inscreva-se no Canal do Youtube e receba todos os novos vídeos publicados. Não esqueça de acionar o “sininho de notificações.” .

Mais informações

Ancara, a capital da República Turca é a segunda maior cidade do país com mais de seis milhões de habitantes. Mistura todo o dinamismo de uma capital política com um jeito tradicional de pessoas do interior. Em geral todos agradáveis e simpáticos. Ancara não é propriamente uma cidade turística, mas é importante sobre vários aspectos, especialmente o cultural. Ao visitar está cidade é importante visitar dois locais, que lhe ajudarão a entender melhor a história antiga e recente da Turquia.

 

O primeiro é o Museu da Anatólia, voltado a mostrar o legado das civilizações antigas que viveram nesta região, especialmente a civilização Hitita que habitou a Anatólia de XX a XIII A.C.. Anatólia é o nome dado a toda península onde hoje está a Turquia, um local que devido a sua geografia e clima ameno, era um caminho natural para as migrações e conquistadores vindos da Ásia em direção ao Ocidente.

 

A segunda parada deve ser em AnitKabir, um suntuoso mausoléu construído em homenagem a Ataturk, o maior herói nacional da Turquia. Na verdade, pode-se dizer que a Turquia se tornou o grande país que é hoje devido à visão e força deste homem cujo nome completo era Mustafa Kemal Ataturk. Com ajuda de amigos e a força da população ele declarou a independência da Republica da Turquia em 1923, trazendo o país para a era moderna. Dentre várias mudanças adotadas por ele podemos citar: a instauração da democracia, a criação de um estado Laico, o fim das escolas religiosas, a alfabetização do país, o direito da mulher votar e de ser votada, a mudança do alfabeto arábico para o hindu-latino, a pacificação do território e o conceito de que todos que vivem no solo turco, independente de sua religião ou origem étnica, são e devem ser tratados como iguais. O resultado destas mudanças foi o fortalecimento da nação e um avanço nas questões políticas, humanas e comerciais que tornaram a Turquia um país poderoso e influente em toda região. Em retribuição ao seu trabalho o povo turco deu a ele o sobrenome de Ataturk, que quer dizer: Pai da Turquia. Hoje seu corpo repousa sob em um lindo monumento, ao lado de um belo museu que conta toda sua história. Para se entender e conhecer a Turquia é imprescindível conhecer e entender o trabalho de Mustafa Kemal Ataturk.

Em nossa viagem em direção à Capadócia, paramos para conhecer o Tuz Gölü, o segundo maior lago da Turquia. A tradução do seu nome é Lago de Sal, pois suas águas têm uma concentração de 33% deste mineral. Deste lago é extraído o sal usado nas casas e nas indústrias, bem como na produção de cosméticos e artesanato. O curioso é que apesar de muito grande, ele tem pouca profundidade. O seu local mais fundo tem pouco mais de 1 metro, enquanto na maior parte de sua área a profundidade não ultrapasse 10 ou 20 centímetros.

Paramos também para conhecer uma Caravan Saray, uma das muitas fortalezas construídas durante o Império Seljúcida no século XI. Estas fortalezas serviam de forte, hospedagem, hotel e restaurante para milhares de pessoas e comerciantes que percorriam a Rota da Seda que ligada a China ao interior da Anatólia. A palavra Caravan Saray pode ser traduzida como Palácio da Caravana.

A Turquia é um país repleto de paisagens, história e cultura, um paraíso para quem gosta de aprender enquanto viaja. Um lugar especial dentro deste país é a Capadócia, um destino diferente de tudo o que vi pelo mundo. Mas este é assunto para o próximo Viaje Comigo