Safári no Kruger - África do sul

O vídeo De frente com os Leões no Kruger na África do Sul faz parte da Série Viaje Comigo e vai levar você a conhecer mais sobre este maravilhoso destino.

O vídeos exibidos aqui fazem parte do Programa Viaje Comigo, exibido semanalmente pela TV Novo Tempo e produzidos pela Gold Trip. Inscreva-se no Canal do Youtube e receba todos os novos vídeos publicados. Não esqueça de acionar o “sininho de notificações.” .

Mais informações

Imagine uma reserva com mais de 350 quilômetros de extensão e repleta de animais em seu estado natural. Agora, imagine-se fazendo um safári com toda segurança e observando de perto elefantes, girafas e rinocerontes.  Este é o Parque Nacional Kruger, o melhor lugar  para se ver a vida selvagem da África do Sul.

 

Para conhecer o Kruger, você pode optar em ficar hospedado em lodges dentro do parque ou em hotéis em cidades vizinhas como White River e Hazyview.  Você também pode realizar safáris de duas maneiras: contratando o serviço na entrada da reserva ou alugando um carro e percorrendo por conta as estradas do parque.  Optamos em fazer nosso próprio safári. Pagamos a taxa de conservação e recebemos um folheto com as regras a serem seguidas: Percorrer somente as estradas autorizadas (asfalto e terra), nunca sair dos veículos, nunca alimentar os animais e não permanecer no parque após o fechamento dos portões.

 

Dentro do Kruger existem áreas próprias para descanso e pic-nic, algumas delas com restaurantes, lanchonete e até internet. Estas aéreas são cercadas e protegidas para os animais selvagens não ataquem os visitantes (e vice versa).Posso falar com toda a segurança que um dos lugares mais impressionantes da África do Sul é o Parque Nacional Kruger. Situado na região nordeste do país, esta é uma das mais importantes reservas de fauna da África e um dos melhores lugares para observação de animais em seu estado natural. Possui mais de 350 quilômetros de extensão e uma aérea de quase 20 mil km². A vida selvagem é abundante e diversificada. Só a população de elefantes ultrapassa nove mil indivíduos. Além disto, vivem ali milhares de outros animais como gnus, girafas, antílopes, zebras e búfalos. Apesar da abundância, os animais não estão sempre a vista, pois a área é imensa e repleta de vegetação. Depende muito da sorte e da hora do dia em que fizer sua visita. Tudo se resume a estar no lugar certo, na hora certa. Os horários mais indicados para se observar a vida selvagem são logo ao nascer do sol e no final do dia, pois são nestes períodos, menos quentes, que os animais saem de seus refúgios para tomar água e alimentar-se.

 

Quem inicia um safári no Kruger logo é informado que esta é uma reserva de “Big Five”. Isto quer dizer que o parque tem os cinco animais mais procurados em um safári. São eles o búfalo, o elefante, o rinoceronte, o leão e o leopardo. Estes animais foram apelidados de Big Five pelos antigos caçadores africanos porque são os únicos que continuam atacando mesmo depois de alvejados por tiros. Todos querem vê-los e fotografá-los. É um alvo a ser alcançado. No entanto, além deles, existem de dezenas de outras espécies igualmente importantes e uma infinidade de pássaro de todas as cores e tamanhos.

 

Nós tivemos muita sorte ou como prefiro dizer, muitas bênçãos. Em menos de meia hora já vimos dois dos “Big Five”. Primeiro uma manada de búfalos. Depois, dois rinocerontes. Neste caso, mãe e filho que pastavam tranqüilos ao lado da estrada e não se incomodaram com a nossa presença. Fotos incríveis! Em seguida encontramos uma girafa com seu filhote e logo depois dois jovens elefantes. Assim que chegamos, os paquidermes começaram a lutar como dois adolescentes que disputam quem é o mais forte. Se afastavam de costas e depois atacam tentando empurrar o outro para trás. Senti-me dentro de uma reportagem da National Geografic. Inesquecível!

 

O dia passou rápido, como se muitas horas se convertessem em poucos minutos. Observamos muitos outros elefantes, girafas, zebras, crocodilos, enfim, muitos animais. Mas a maior surpresa do dia estava reservada para o final. Já estamos próximos a saída do parque e com o sol já se sumindo no horizonte, notamos um movimento na beira da estrada. Decidimos investigar e fomos recompensados por nossa curiosidade. Havia ali, a menos de 2 metros de nós, uma mamãe hiena amamentando sua ninhada. Ela ignorou nossa presença e os filhotes começaram a brincar e rolar pelo chão. Foi uma cena incrível que ficará marcada para sempre em minha memória. O Kruger é isto. Uma oportunidade única de sentir-se integrado a natureza e de descobrir como a vida selvagem segue seu ciclo natural. Espero que um dia você também possa ter esta experiência.

 

Confira nossos Pacotes para a África e conheça este maravilhoso destino.