(11) 4411-8252

(11) 96461-4885

Clima no Equador

 Não há nenhuma época restritiva no arquipélago e pode ser feito passeios em qualquer época do ano. Os meses de férias (Dezembro – Janeiro – Fevereiro – Julho) são os mais procurados, e a dica é fazer reservas com antecedência. O clima nas ilhas Galápagos tem pouca variação e por ser dividido em duas estações:

 

Galápagos de Dezembro a Junho

Estação quente/úmida. A umidade é alta e as temperaturas médias rondam os 26°C a 30°C. Pode haver chuva ocasionalmente, mas geralmente os dias são quentes e ensolarados. 

 

Galápagos de Julho a Novembro

Temperaturas mais amenas e talvez um brisa mais fresca a noite. Chuviscos e nevoeiros ocasionais.
As temperaturas rondam os 20°C a 24° C durante o dia e mais baixo à noite.

 

Vida selvagem

Todos os meses existem oportunidades variadas para observação da vida selvagem. A época com mais atividades é entre Dezembro a Maio, quando os mares estão calmos e o clima está muito quente. No entanto, os meses de Verão (Junho, Julho e Agosto) são também muito populares. Cada ilha possui sua própria formação geológica, fauna e flora, por isto, as atividades de corte, acasalamento e cria dos filhotes variam de ilha para ilha, mês a mês. Seja qual for o mês de sua visita, você poderá observar algum evento único que não ocorre em outra época do ano no mesmo lugar.

 

Descubra este destino com os pacotes para Equador da Gold Trip.

Melhor época para ir ao Equador

 Apesar de ser um país pequeno, o Equador apresenta consideráveis variações no clima, isto é causado principalmente pela elevação das diferentes zonas climáticas do país.

EquadorA costa ao longo do Oceano Pacífico (Guayaquil) tem um clima tropical quente úmido com uma estação de chuvas muito intensas entre Dezembro e Maio. As temperaturas médias variam de 23°C a 26°C durante todo o ano.

 

O clima do altiplano andino (Quito e Cuenca) é relativamente temperado e seco, sendo que estação seca é entre Junho e Setembro, enquanto a estação chuvosa está entre Janeiro e Maio. A média de precipitação em Quito é de apenas 130 mm mensais na estação chuvosa. A temperatura média anual varia entre 13°C e 19°C, com pouca variação. Em altitudes maiores (Avenidas do Vulcões) a temperatura pode cair em até 10°C ou mais em relação a Quito. A mais de 3.200 metros de altura as temperaturas médias caem ainda mais, chegando a valores negativos.

 

A bacia amazônica tem um clima quente e úmido típico da floresta equatorial, com chuvas durante todo o ano, os meses entre Setembro e Dezembro são mais secos, enquanto que Julho e Agosto, mais chuvosos. Em algumas áreas, as precipitações são superiores a 5.000 mm de chuva por ano. As temperaturas médias situam-se entre 25°C e 28°C.

 

Médias de temperatura e chuvas

Temperatura média

Média de precipitações

Clima agora no Equador

Clima em Quito  –   Clique aqui