Conheça Deserto do Atacama
Conheça o Deserto do Atacama
O que tem de interessante no Deserto do Atacama?
Creio que a melhor resposta seria: Viver uma experiência para o coração e para a alma, tanto para os mais aventureiros, como também para àqueles que procuram paz e tranquilidade. A pergunta seguinte seria: Como? Através de paisagens deslumbrantes, um povo hospitaleiro e um céu imensamente estrelado.
Sair da realidade das grandes ou pequenas cidades para embarcar numa aventura fascinante junto à natureza, bem distinta daquela a que estamos acostumados no Brasil. Destino: o Deserto do Atacama, ao norte do Chile.
Diferentemente do que se pode pensar, o deserto mais árido do mundo está longe de ser “apenas areia”. As formações rochosas do Vale da Lua, o fenômeno natural dos Gêiseres de Tatio, a beleza colorida das Lagunas Altiplânicas e a experiência inusitada de um banho aquecido nas Termas de Puritama são apenas alguns exemplos de paisagens que encantam o turista, combinados com a hospitalidade local e com o silêncio tranquilizador que permeiam o Atacama.
Você sente o clima diferente assim que coloca os pés fora do avião. O aeroporto de Calama – o mais próximo de São Pedro de Atacama – fica em meio ao deserto. É impossível não se impressionar com a paisagem logo de cara. A viagem de carro até São Pedro de Atacama – base mais procurada para todos os passeios do deserto – dura cerca de 90 minutos, tempo que você aproveita para se acostumar com o novo ambiente: pequenas casas rústicas (feitas de pedras, principalmente liparita, barro e palha seca, e muitas com a utilização de cactus), pouca iluminação e ruas estreitas, de terra e areia. E é justamente nessas ruas pequenas que o Atacama começa a se revelar. O clima seco, também já se faz sentir logo nas primeiras horas e pode fazer o nariz sangrar ou a garganta fechar (por isso, água, muita água).
Na cidade de São Pedro de Atacama, que abriga não mais que dois mil habitantes, a média de chuva é de apenas oito dias durante o ano todo. E, mesmo assim, chuvas rápidas, porque a umidade da Amazônia é freada pela Cordilheira dos Andes e pela Cordilheira do Sal.
Muitas vezes, como contam os moradores locais, é possível ouvir trovões e ver relâmpagos, sem que a chuva chegue até o Atacama. E, quando ela finalmente vem, provoca grande erosão. Por isso, é quase certo que você vai encontrar dias ensolarados e brilhantes durante o passeio.
De carro, a pé, cavalgando ou pedalando, o importante é descobrir os pontos turísticos naturais que, por uma decisão governamental, são gerenciados pelos próprios povos de cultura atacamenha. O Atacama é um lugar especial, tão especial que para entende-lo é preciso passar por ele. E é uma ótima dica de destino para sua próxima viagem!!!
Veja aqui o mapa do Deserto do Atacama
República do Chile
|