1° DIA DELHI
Após sua chegada ao aeroporto de Delhi, será recepcionado com um tradicional de boas-vindas e traslado para o hotel. Os quartos estarão disponíveis para o check-in a partir das 14h00min. Delhi é uma das cidades mais antigas do mundo, tem uma excelente atmosfera de uma cidade velha em Velho Delhi e moderna em Novo Delhi. A mistura perfeita de velhos e novos mundos torna uma opção fascinante para explorar. Hospedagem no Hotel.
2° DIA DELHI
Café da manhã. Pela manhã, visite Velha Delhi, passando pelo Forte Vermelho, construído pelo imperador Mughal Shah Jahan e desfrute de um passeio de riquixá (carrinho de bicicleta, puxado pelo homem) em Chandni Chowk, um dos maiores e mais antigos bazares da Índia. Atravessado por ruas estreitas ladeadas por lojas que lutam por espaço, Chandni Chowk dá a sensação de fazer compras na velha Delhi. Desde a era do século 17, este lugar é justamente chamado de "paraíso do comprador" em Delhi. Durante o reinado de Shah Jahan, havia um canal arborizado passando por seu centro e refletindo a lua. Daí surgiu o nome "Chandni Chowk", que significa "lugar ao luar". Em seguida, visitamos a Mesquita Jama, a maior mesquita da Índia. À tarde, visita de Nova Delhi, Passeio pelos prédios do governo, Rashtrapati Bhawan (residência do Presidente da Índia), o Parlamento e o Portão da Índia (Arco do Triunfo). Em seguida, visite o Gurudwara, o Templo da religião Sikh, uma beleza arquitetônica. Sikhs por sua religião realizam Sewa, abreviação da palavra Karseva refere-se a "serviço altruísta", trabalho ou serviço realizado sem qualquer pensamento de recompensa ou benefício pessoal. Os voluntários que participam do Seva são conhecidos como Sevadars. Durante sua visita à cozinha, você terá a oportunidade de se tornar um sevadar e participar da cozinha fazendo chapatis (omelete indiana), ajudando a preparar lentilhas, legumes e servindo os muitos sentados esperando pela comida. É uma experiência muito edificante porque, de alguma forma, eles estão retribuindo à comunidade. Mais tarde, visitaremos Gandhi Smriti (também chamado de Birla House), é o local onde Mahatma Gandhi passou os últimos 144 dias de sua vida e foi assassinado em 30 de janeiro de 1948. À tarde, visita ao Templo Akshardham (fechado às segundas-feiras), uma verdadeira obra de arte construída recentemente graças às doações de milhares de hindus ricos. É um lugar que resume 10 mil anos de cultura, com toda a sua grandeza, beleza, esperança e bênçãos. Hospedagem no Hotel.
3° DIA DELHI - AGRA
Café da manhã. Pela manhã partirá por estrada até Agra (Aprox. 210kms, 3-4horas), uma cidade antiga, como é mencionada no grande livro épico 'Mahabharata', Agra foi o centro das atenções durante o reinado dos mongóis. É famoso por ser o lar de uma das sete maravilhas do mundo, o Taj Mahal. O Taj Mahal é um monumento de tal elegância que é considerado sinônimo de beleza em si. Traslado para o hotel. Pela tarde, fará uma visita ao Forte de Agra, uma imponente fortaleza nas margens do Rio Yamuna, construída pelo imperador Mogol Akbar em 1565 DC. Ao pôr do sol, visita ao Taj Mahal* (fechado às sextas-feiras), o monumento mais fascinante e bonito da Índia. O Taj Mahal foi concluído em 1653 DC pelo imperador Mogol Shah Jahan, em memória da sua rainha favorita, Mumtaz Mahal. Este monumento perfeitamente simétrico situa-se no meio de belíssimos jardins e levou 22 anos de trabalho forçado e 20.000 trabalhadores, entre pedreiros, joalheiros e outros profissionais para sua construção. Hospedagem no hotel.
4° DIA AGRA - JAIPUR
Café da manhã. Pela manhã, saída por estrada para Jaipur (Aprox. 240kms, 5-6 horas). No caminho, visitaremos Abhaneri para ver o poço Chand Baori para explorar seus arredores rurais, com seu desenho geométrico preciso e seu labirinto de degraus. Após a visita, continuaremos a viagem pela estrada até a cidade de Jaipur, Capital do Rajasthan, também conhecida como "A Cidade Rosa". A Velha cidade se tornou cor de terracota em 1876 para saudar o Príncipe Albert. Após sua chegada, traslado para o hotel. Tarde livre para suas atividades independentes. Hospedagem no hotel.
5° DIA JAIPUR
Café da manhã. Pela manhã, visita ao Forte de Âmbar com subida e retorno para o Forte em jipe. O Forte Amber é uma mistura fascinante de arquitetura hindu e Mogol. Construído por um dos generais de maior confiança de Akbar, Maharaja Man Singh I, no ano de 1592, o Forte Amber serviu como residência principal dos governantes Rajput. O Forte Amber, através de suas grandes muralhas, vários portões e estradas pavimentadas tem vista para o Lago Maotha na cidade de Amer, que costumava ser a capital do antigo estado luxuoso de Jaipur. Em seguida, vamos atravessar o maravilhoso e restaurado Jal Mahal, um antigo pavilhão real de prazer. À tarde, visita ao Palácio da cidade e Museu. Visite o Hawa Mahal ou o Palácio dos ventos - a fachada de cinco andares, com 593 janelas de treliça de pedra, é um emblema da cidade de Jaipur. Visite também o templo dos macacos Galtaji. O templo Galta é um complexo localizado a cerca de 10 km de Jaipur e vale a pena visitar, pois consiste em vários templos e lagoas de água sagrada. São muitos os peregrinos que aqui vêm porque se diz que aqui viveu um santo chamado Galav, praticando meditação e fazendo penitência. Hoje é popular pela quantidade de macacos que abriga, ficando conhecido como Templo dos Macacos. Mais tarde, passeio por Tuk-Tuk para explorar os exóticos 'bazares' de Jaipur para descobrir a riqueza artística da região, visitando 'Bapu Bazar' (para têxteis), 'Tripolia bazar' (objetos de hardware e bronze) e 'Johari Bazar '(para joias). Caminhe por frutas, vegetais, especiarias, visite pequenos templos e interaja com as pessoas locais. Hospedagem no Hotel.
6° DIA Jaipur - Varanasi - Prayagraj
Café da manhã. Pela manhã, traslado ao aeroporto de Jaipur para embarque com destino a Varanasi. Traslado por estrada para Prayagraj (125kms/2horas y 30 minutos) Na chegada, traslado ao acampamento. Allahabad era anteriormente conhecido como Prayag, que significa “local de sacrifício” em sânscrito. Acredita-se que seja o lugar onde Lord Brahma ofereceu seu primeiro sacrifício após criar o mundo. O Triveni Sangam em Allahabad é uma confluência de três rios, o Ganges, o Yamuna e o Saraswati. Destes três, o rio Saraswati é invisível e diz-se que flui no subsolo e se junta aos outros dois rios por baixo. Aqui, as águas turvas e amarelo-claras do Ganges fundem-se com as águas azuis do Yamuna. É aqui que acontece o maior evento do mundo conhecido como Kumbh Mela. O festival é uma experiência única para todos os visitantes curiosos sobre a religião e filosofia hindu. A multidão e a confusão de compradores e vendedores, os grupos nativos em todos os trajes imagináveis, e muitos estão seminus, completamente nus ou vestidos de forma selvagem são experiências características do festival. Toda a atmosfera durante o Kumbh Mela é repleta de sinos, cantos de hinos e mantras védicos, procissões de Naga Sadhus e outros Akhaaras em camelos e elefantes em suas carruagens de ouro e prata puxadas por devotos, enquanto exibem sua força e habilidades, é puro encantamento. A última parte do dia é experimentar a atmosfera espiritual de Kumbh Mela. Hospedagem no Acampamento.
7° DIA PRAYAGRAJ
Café da manhã. Hoje no “Paush Purnima” você pode dar um mergulho no sagrado Ganges em Sangam. Você também pode passar um dia vivendo entre os Sadhus, que dedicaram suas vidas inteiras à meditação e realizar trabalhos espirituais, realmente uma experiência de vida única. Durante Kumbh Mela, há muitos Ashrams montados para esta ocasião especial, onde Sadhus e seus discípulos ficam e fazem discursos sobre religião e filosofia hindu. Você também pode se juntar a eles e aproveitar suas pregações. Você pode pedir permissão para sentar-se lá dentro se quiser aprender o que os Sadhus têm a dizer sobre o hinduísmo e o espiritismo, pois esses santos têm um bom conhecimento da religião. Também terá a oportunidade de interagir com eles e tirar fotos deles com sua permissão. Embora eles possam não falar muito, se você for paciente e respeitoso, poderá iniciar um diálogo e discutir com eles a filosofia e a religião hindus. À tarde, retorno ao Acampamento. Hospedagem no Acampamento.
8° DIA PRAYAGRAJ
Café da manhã. Hoje o dia “Makar Sankranti Phalam (1º Shahi Snan)”. Você pode dar um chapéu no sagrado Ganges em Sangam.Este ritual é chamado Shahi Snan ('Baño Real'). O ritual Shahi Snan é dirigido por diversas seitas de sadhus (homens santos hindus) que a estão desnudos e adornados com pintura corporal de cor ceniza ou azafrán. Os ascetas mais venerados tomaram a iniciativa de rolar as águas do Ganges sobre suas próprias cabeças e ombros, e depois os peregrinos comunitários e corrientes os seguem para começar o banho na água sagrada. Também podemos passar um dia para viver entre os Sadhus, aqueles que se dedicaram toda a sua vida à meditação e realizar obras espirituais que são, de fato, uma experiência de vida única. Durante Kumbh Mela, há muitos Ashrams que são instalados para esta ocasião especial onde os Sadhus, junto com seus discípulos, permanecem e têm discursos sobre a religião e a filosofia hindu. Você também pode se unir a eles e aprovar sua previsão. Você pode pedir permissão para sentar-se perto dele se quiser aprender o que os Sadhus têm que dizer sobre o hinduísmo e o espiritismo, esses santos têm um bom conhecimento da religião. Você também pode ter a oportunidade de interagir com eles e tirar fotos com sua permissão. Se tiver paciência e for respeitoso, você pode iniciar um diálogo e discutir a filosofia e a religião hindu com eles. Hospedagem no Acampamento
9° DIA PRAYAGRAJ - VARANASI
Na chegada, traslado para o seu hotel. Considerados como um dos mais antigos do mundo, existem poucos lugares na Índia com tanta cor, carisma ou espírito quanto os ghats em que se banham ao longo do rio Ganges, em Varanasi. A cidade de Shiva é um dos lugares mais sagrados da Índia, onde os peregrinos hindus passam a lavar toda a vida de pecados nas gangues ou incinerarem seus entes queridos. Tarde livre para suas atividades independentes. Hospedagem no Hotel.
10° DIA VARANASI
De manhã, ao amanhecer, chegaremos ao Ganges para fazer um passeio de barco para ver os rituais hindus nos Ghats (um lance de escadas que desce até o rio). As grandes margens dos rios em Varanasi são altas, com pavilhões, palácios, templos e terraços dos séculos XVIII e XIX. Cada um dos cem ghats ocupa seu lugar especial na geografia religiosa da cidade. Mais tarde, passe por Manikarnika Ghat, o local de cremação até o Corredor Kashi Vishwanath, seguido de um passeio pela cidade velha, suas ruas estreitas, bazares e experimente a vibrante vida nas ruas dessa cidade sagrada. Retorno ao hotel para café da manhã. Depois visitaremos Sarnath, o local onde Buda deu o seu primeiro sermão e visitaremos também o seu excelente museu (fechado à sexta-feira). À tarde, iremos para a parte antiga de Varanasi, onde estão localizados os ghats . É hora de passear pelos bazares para fazer compras ou ver as vitrines. Em seguida, testemunhe as cerimônias de oração nos 'ghats' do rio Ganges, onde os sacerdotes realizam o Aarti em Dashashwamedh Ghat. Todo o Ghat é iluminado por uma luz divina que pode ser sentida fortemente. O magnífico ritual envolve enormes lâmpadas de bronze iluminadas com óleo e sacerdotes entoando mantras sagrados que reverberam por todo o local. Hospedagem no Hotel
11° DIA VARANASI - DELHI
Café da manhã. Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Delhi. Na chegada, traslado para o hotel. Tarde livre para suas atividades independentes. Hospedagem no Hotel
12° DIA DELHI
Café da manhã. Checkout no hotel até 12h00min. Na hora conveniente, traslado ao aeroporto para seu voo internacional. (Chegada obrigatória com 3 horas de antecedência ao embarque).