Passeios e dicas Mendoza
A região de Mendoza é de clima árido e é a principal passagem através da cordilheira dos Andes para o Chile.
Vejas abaixo algumas dicas para a região:
Estradas de Mendoza
As estradas na região são asfaltadas e estreitas com muito trafego, especialmente de caminhões que fazer a travessia para o Chile. A maioria está em bom estado de conservação.
Há muitas estradas de terra que levam passeios turísticos na pré-cordilheira e no planalto semiárido.
A travessia pelo caminho internacional pode ser fechada por nevascas durante o inverno. A interrupção pode durar desde algumas horas até alguns dias.
Quanto mais próximo da fronteira, há menos recursos e apoio para os motoristas.
Alimentação em Mendoza
As especialidades da região são as carnes, empanas e certamente os vinhos.
Cuidado Especiais
O país é seguro e estável, entretanto, como em qualquer lugar do mundo, não deverá ser descuidado e nem se expor de forma imprudente.
Durante o inverno, tenha cuidado especial com o gelo formado nas ruas e calçadas.
Se for atravessar para o Chile não é permitido levar alimentos: não industrializados, carnes, queijos, frutas ou sementes.
Vistos e vacinas para Mendoza
Os brasileiros não necessitam visto para entrar no país, somente passaporte válido ou carteira de identidade. Sugerimos que a foto do documento não seja muito antiga para evitar transtornos. (atenção: não são aceitas carteiras emitidas por órgãos de classe como OAB, CRM, COREN, etc.). Não é necessário nenhum tipo de vacina.
Moeda e preços de Mendoza
Na Argentina a moeda é o Peso Argentino. Os preços são um pouco mais elevados do que os praticados em Buenos Aires, mas ainda assim são mais baixos que no Brasil. O dólar e o Real são aceitos facilmente, embora seja aconselhável viajar também com a moeda local para conseguir melhores preços.
Feriados nacionais em Mendoza
Data | Feriado |
1 de Janeiro | Ano Novo |
6 de Janeiro | Dia de Reis ou Epifania |
móvel | Sexta-feira Santa |
24 de Março | Dia Nacional da Memória pela Verdade e a Justiça |
móvel | Dia do veterano de guerra e mortos em combate na Guerra das Malvinas |
1 de Maio | Dia Internacional do Trabalho |
25 de Maio | Revolução de Maio |
móvel* | Dia da Bandeira Argentina |
9 de Julho | Dia da Independência |
móvel* | Morte do general José de San Martín |
11 de Setembro | Morte de Domingo Faustino Sarmiento |
Móvel | Dia da Raça |
8 de Dezembro | Imaculada Conceição de Maria |
25 de Dezembro | Natal |
Passeios em Mendoza
A região de Mendoza permite passeios para os mais variados gostos, mas a dica é sempre lembrar de programar sua viagem na época de clima adequado para realizar os passeios desejados e assim aproveitar melhor sua visita.
Para o apreciadores de vinhos existem passeios com degustação e até pernoites em vinícolas. Os passeios para a Alta Montanha, região dos Andes onde está o Aconcágua (a maior montanha das Américas) são recomendado para todos, assim com os tours em 4×4 para a região da pré-cordilheira e mina de Paramillos. Para os mais aventureiros a cidade oferece várias opções de caminhadas e rafting. Veja abaixo alguns passeios disponíveis na região:
Vinhos e Azeites
Entre os principais produtos da região de Mendoza encontramos vinhos e azeites. Esta excursão inclui visita a 2 bodegas e uma fábrica de azeite.
Cidades e Arredores
Excursão de meio dia pela cidade de Mendoza, uma das mais belas do país. Início do recorrido pela cidade antiga, local de sua fundação. Continuação em direção à alameda, microcentro, bairro cívico, Parque General San Martín, estádio mundialista e o anfiteatro Frank Romero Day – cenário do ato central da Festa Nacional da Vendimia. Retorno ao hotel.
City Tour Noturno
Ao anoitecer, saída para uma excursão conhecendo uma das mais belas cidades argentinas. O recorrido visita pontos de interesse como o local de sua fundação (cidade antiga), microcentro, bairro cívico, Parque General San Martín, estádio mundialista e o anfiteatro Frank Romero Day – cenário do ato central da Festa Nacional da Vendimia. Retorno ao hotel.
Cordilheiras dos Andes
Bodegas e Igrejas Carrodilla
Na parte da tarde, saída para conhecer o oásis agrícola mendocino e seus cultivos de parreiras. Visita a algumas das mais importantes vinícolas da região, suas instalações tradicionais e modernas e degustação de seus produtos. Ao retornar, visita à Igreja da Carrodilla, onde está a Virgem de mesmo nome, padroeira dos vinhedos.
Vinhos e Azeites
Entre os principais produtos da região de Mendoza encontramos vinhos e azeites. Esta excursão inclui visita a 2 bodegas e uma fábrica de azeite.
Caminho do Vinhos (2 bodegas)
Mendoza é a província vinícola mais importante da Argentina, graças a seus microclimas, solo e alta tecnologia na elaboração dos vinhos, reconhecidos mundialmente. Esta excursão o levará mais a fundo na cultura do vinho, visitando bodegas e vinhedos e fazendo degustações, acompanhado por um guia especialista. Na opção de meio dia, são visitadas 2 bodegas (vinícolas). Ao finalizar o recorrido, retorno ao hotel em Mendoza.
Caminhos do Vinho (3 bodegas c/ alm.)
Mendoza é a província vinícola mais importante da Argentina, graças a seus microclimas, solo e alta tecnologia na elaboração dos vinhos, reconhecidos mundialmente. Esta excursão o levará mais a fundo na cultura do vinho, visitando bodegas (vinícolas) e vinhedos. Você fará degustações e também desfrutará de um saboroso almoço em uma das bodegas. Na opção de dia completo a saída é pela manhã e são visitadas 3 bodegas (ou no máximo 4). Ao entardecer, retorno ao hotel em Mendoza.
Vinhos
Excursão 4×4 – Antiga Rota 13 e Minas de Paramillos
Esta excursão o levará em veículo 4×4 pela antiga Rota nº13, o antigo circuito do Rally Dakar, onde você terá a oportunidade de observar variada fauna local como guanacos, raposas e condores. São feitas várias paradas para desfrutar das vistas panorâmicas da Cordilheira dos Andes e seu majestoso Aconcagua. Chegada a Paramillos, ruínas de um povoado minero jesuíta que data do século XVII, onde era feita a extração de minerais. Almoço incluso em um antigo abrigo de montanha. Continuação aos caracóis de Villavicencio, curioso caminho que oferece uma bela vista da cordilheira. Retorno ao hotel.
Villavicencio
Saída pela rota n° 7 em direção noroeste, passando por canteiros de onde é extraída a piedra caliza. Esta é uma rota histórica, cenário de uma das colunas do Exército Libertador em direção ao Chile, onde está o monumento Canota – dedicado ao Exército dos Andes. Continuação para chegar aos caracóis de Villavicencio, curioso caminho que oferece uma bela vista da cordilheira, não sem antes passar pelo tradicional hotel em estilo normando, repleto de jardins e passeios. Vista panorâmica desde o alto dos caracóis. Retorno a Mendoza.
Alta Montanha
Saída de Mendoza para iniciar uma excursão desfrutando da imensidão das montanhas, que serão o cenário neste dia. A rota Panamericana oferece paisagens de extraordinária beleza, entre os quais podemos citar Cacheuta, Potrerillos, Uspallata e outros interessantes locais como a ponte de Picheuta, Polvaredas, Paramillos, Punta de Vacas, Puente del Inca – uma fascinante formação geológica (ponte natural de rocha) e Las Cuevas, último povoado argentino no caminho. Retorno a Mendoza.
Caminha no Parque Provincial Aconcágua
Para este dia está reservada uma memorável caminhada, testemunhando a montanha mais alta das Américas: o Cerro Aconcágua (6.962m). Saída do hotel às 7:00h em direção ao povoado de Puente Del Inca, conhecendo esta ponte natural de rocha que dá nome ao local. Visita ao cemitério dos montanhistas que sucumbiram ao Aconcágua e logo depois, continuação para Horcones, onde estão as lagoas de mesmo nome e a entrada do Parque. Deste ponto, caminhada margeando o Rio Horcones, avistando os Andes. Chegada à Quebrada Del Durazno (3.100m) e parada para um lanche, num ponto com uma vista privilegiada desta região dos Andes. Retorno até a entrada do parque, tendo caminhado por volta de 4 a 5 horas. Saída em veículo para Mendoza. Noite Livre.
OBS. Esta caminhada opera de outubro a março.
Mendoza
Cordón del Plata
Saída em direção sul para desfrutar de belíssimas paisagens de cordilheira e vales férteis. No importante centro populacional de Tunuyán, localizado no Vale de Uco, passagem pelo Manzano Histórico, local onde o Gen. San Martín se reuniu com Olazábal, ao voltar do Chile. Ao percorrer o vale de La Carrera, é possível observar o Vulcão Tupungato (6.800m), emoldurado pelo importante Cordón del Plata. Saída em direção a Valle del Sol, em Potrerillos, e visita ao Glaciar de Vallecitos. Retorno a Mendoza.
Canion Atuel
Excursão visitando as terras do sul como Luján, Tunuyán e San Carlos até chegar a San Rafael, a 230 km de Mendoza. Visita à ilha do rio Diamante e Cânion do Rio Atuel, uma incrível combinação de cores e formas produzidas nas paredes rochosas pelos efeitos da erosão. Em Dique Valle Grande, a beleza agreste da montanha nos permite descobrir em suas ladeiras formações como: El Fantasma, El Valle de los Monjes Perdidos e Mesa de las Brujas. Continuação ao complexo hidroelétrico Dique El Nihuil e retorno a Mendoza.
Caminhada Cerro Cabras com Rapel
Saída do hotel para um trekking de aprox. 5 horas para Cerro Cabras (2.160m), incluindo um rapel de 18 metros. A dificudade é moderada/difícil. Box lunch e snacks inclusos durante o trajeto. Ao finalizar, retorno ao hotel.
Caminhada Cacheuta – Potrerillos com Termas
Saída pela manhã em direção à pré-cordilheira, na região do povoado de Cacheuta. Caminhada de aproximadamente 4 horas com várias paradas para descanso e contemplação. Neste percurso, avistam-se montanhas de 4.000 a 4.500 metros de altitude e o Rio Mendoza. A altitude média do trekking é de 2.200 metros. Ao fim da jornada, chegada ao Hotel Termas de Cacheuta. Almoço incluso e tempo para desfrutar os banhos termais e demais terapias opcionais. Em horário combinado, retorno a Mendoza.
Preparado para o frio
Caminhada Cascada de la Quebrada del Salto com Rapel
Saída do hotel para um trekking de aprox. 3 horas na região de Potrerillos, incluindo um rapel de 23 metros. A dificudade é moderada. Ao finalizar, retorno ao hotel.
Caminhada Cerro Cabras com Rapel
Saída do hotel para um trekking de aprox. 5 horas para Cerro Cabras (2.160m), incluindo um rapel de 18 metros. A dificudade é moderada/difícil. Box lunch e snacks inclusos durante o trajeto. Ao finalizar, retorno ao hotel.
Caminhada no Parque Provincial Aconcágua
Para este dia está reservada uma memorável caminhada, testemunhando a montanha mais alta das Américas: o Cerro Aconcágua (6.962m). Saída do hotel às 7:00h em direção ao povoado de Puente Del Inca, conhecendo esta ponte natural de rocha que dá nome ao local. Visita ao cemitério dos montanhistas que sucumbiram ao Aconcágua e logo depois, continuação para Horcones, onde estão as lagoas de mesmo nome e a entrada do Parque. Deste ponto, caminhada margeando o Rio Horcones, avistando os Andes. Chegada à Quebrada Del Durazno (3.100m) e parada para um lanche, num ponto com uma vista privilegiada desta região dos Andes. Retorno até a entrada do parque, tendo caminhado por volta de 4 a 5 horas. Saída em veículo para Mendoza. Noite Livre.
OBS. Esta caminhada opera de outubro a março.
Caminhada Cacheuta – Potrerillos com Termas
Saída pela manhã em direção à pré-cordilheira, na região do povoado de Cacheuta. Caminhada de aproximadamente 4 horas com várias paradas para descanso e contemplação. Neste percurso, avistam-se montanhas de 4.000 a 4.500 metros de altitude e o Rio Mendoza. A altitude média do trekking é de 2.200 metros. Ao fim da jornada, chegada ao Hotel Termas de Cacheuta. Almoço incluso e tempo para desfrutar os banhos termais e demais terapias opcionais. Em horário combinado, retorno a Mendoza.
Caminhada Cascada de la Quebrada del Salto com Rapel
Saída do hotel para um trekking de aprox. 3 horas na região de Potrerillos, incluindo um rapel de 23 metros. A dificudade é moderada. Ao finalizar, retorno ao hotel.
Rafting Rio Mendoza Bajada Corta (desde Cacheuta)
Saída do hotel em direção a Cacheuta para fazer um rafting de classe II, com aproximadamente 1 hora de duração. Ao finalizar, retorno ao hotel.
Rafting Publo del Rio – Parque Aventura ARE
Rafting de classe III / IV (moderado / difícil) percorrendo um trajeto de 12 km – aproximadamente 01h15 de duração.
Conheça nossos pacotes para Mendoza!