Passeios e Pontos Turísticos em Istambul

 

Santa Sofia

Aya Sofia foi construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 537 para reafirmar o poderio de Roma e do cristianismo. Após a queda de Constantinopla perante o Império Otomano, no século XV foi convertida em mesquita – mas nem os sultões tiveram coragem de desconfigurar tamanha beleza. No máximo, acrescentaram os poderosos minaretes (torres altas e finas) ao seu exterior. Hoje o magnífico edifício é um museu, no qual as cúpulas e paredes pintadas são a maior atração. Ali, ícones islâmicos convivem lado a lado com santos cristãos – um grande painel com o nome do Profeta  Maomé está pendurado bem ao lado de um mosaico da Virgem Maria. Do outro lado da rua (acessível por uma entrada separada e paga à parte), a Cisterna da Basílica, também construída por Justiniano em 532, merece ser vista. Escorada por colunas em vários estilos, servia para abastecer o glorioso palácio de Topkapi. Com quase 1.500 anos, Aya Sofia é enorme, linda, impactante, cheia de história e certamente uma das construções mais belas do mundo. Localização: Ayasofya Meydani. Tel. (212) 522-1750.

 

 

Mesquita Azul

Foi construída próxima à Aya Sofia entre 1607 e 1616, local escolhido justamente para sobrepor o poder do islã sobre o  Istambulcristianismo. A dupla de construções forma o cenário mais impressionante de Istambul. Uma das mesquitas mais belas do mundo, possui seis minaretes altíssimos e uma verdadeira cascata de cúpulas. Ali você tem a oportunidade de acompanhar as orações diárias e visitar o seu interior, preciosamente adornado por mosaicos nos quais o azul é a cor predominante. O piso é coberto por um carpete vermelho ricamente decorado com motivos de tulipas. Esta por sinal é a flor símbolo da Turquia, presente em todas as praças da cidade. Dizem que as primeiras tulipas que chegaram à Holanda vieram da Turquia e foram presente do sultão Mehmed II, no século XV. As mulheres devem cobrir o cabelo em sinal de respeito. A mesquita também é conhecida pelo nome Sultan Ahmet Camii. Os azulejos que a cobrem vieram de Iznik. Localização: Sultanahmet Meydani. Tel. (212) 458-0776. www.sultanahmetcami.org.

 

 

Palácio de Topkapi (“palácio da porta do canhão”)

Foi moradia de diversos sultões otomanos entre os séculos XV e IXX. Deslumbrante, merece uma visita de pelo menos meio dia. Acredita-se que dentro dele moravam 4.000 pessoas que serviam diretamente ao sultão e suas muralhas têm mais de 5 quilômetros de extensão. Entre jardins e pátios (de alguns se tem uma bela vista para o mar), distribuem-se vários pavilhões entre os quais estão os cômodos onde se desenrolava a vida dos habitantes do palácio e também salas que guardam o tesouro dos soberanos. Em uma destas salas, são exibidas relíquias sagradas como o cajado de Moisés, uma panela de Abraão, o crânio de João Batista, a espada de Davi, além das vestes e fios da barba do profeta Maomé. É um lugar considerado tão sagrado que, durante 24 horas por dia, sempre há alguém recitando trechos do Alcorão, o livro sagrado do Islã. Uma boa dica é não deixar de visitar o harém, cuja entrada é paga à parte, a ala mais impressionante do conjunto. Localização: Babihumayun Cad. Tel. (212) 512-0480.

 

 

Banhos Turcos

 IstambulRelaxar em um legítimo “hamam” é uma boa opção entre uma caminhada e outra pela cidade. As opções são inúmeras, mas nem todas têm boa reputação. Para não ter erro, duas boas opções são o Cagaloglu Hamami ou o Cemberlitas Hamami. Ambos são velhos conhecidos dos turistas, mas ainda assim belíssimos. Para curtir a experiência, reserve pelo menos duas horas. Há sempre uma lista detalhada dos serviços oferecidos, que incluem um simples banho, uma massagem esfoliante ou uma vigorosa massagem corporal. Toalhas e produtos de banho são oferecidos. Basta então se trocar e relaxar na sala úmida hararet, a sauna propriamente dita, onde também são feitas as massagens sobre uma mesa central de mármore. Após o tratamento, nada como terminar o dia tomando um chá. Localização: (Cagaloglu) Kazim Ismail Gurkan Cad 34 – Tel. (212) 522-2424, (Cemberlitas) Vezirhan Cad. 8 – Tel. (212) 52274.  www.cemberlitashamami.com.tr.

 

 

Palácio de Dolmabahce

Foi construído no século IXX e utilizado como moradia temporária para o presidente Atatürk, maior herói nacional e responsável pela modernização da Turquia quem faleceu em um de seus aposentos, conferindo uma áurea sagrada ao local (os relógios do lugar foram parados na hora de sua morte e assim permanecem até hoje). As visitas são todas guiadas. Localização: Dolmabahce Cad, Besiktas. Tel. (212) 227-3442.

 

 

Grand Bazaar

Um enorme labirinto por onde se distribuem mais de 4 mil lojas forma o maior mercado de badulaques de Istambul. Luminárias, narguilés, roupas, joias, tapetes, almofadas, louças, cerâmicas… Para se dar bem, é fundamental colocar em prática a sua capacidade de pechinchar. Por ser a primeira opção de muitos turistas na hora de fazer as inevitáveis comprinhas, o Grand Bazaar costuma ter preços mais caros do que as lojas espalhadas pela cidade, mas com certeza é um dos lugares mais interessantes para se visitar.

Localização: Carsikapi Cad, Beyazit.

 

 

Bazar Egípcio

Também chamado de Bazar das Especiarias é outro mercado que vale uma visita. Os vendedores são muito simpáticos e oferecem  Istambuldegustação de tudo o que vendem, inclusive caviar. Os chás, então, são servidos em toda parte, todos muito saborosos. Além das especiarias e condimentos vindos de todas as partes da Ásia, é possível encontrar doces turcos, perfumes, artesanato, frutas secas e nozes. Nas ruas ao redor, vendem-se vários tipos de saborosos queijos, peixes e frutas. Uma festa para os sentidos da visão, olfato e paladar.

 

 

Passeios pelo Bósforo

Nas docas de Eminönü (próximas ao mercado de especiarias) embarque em algum dos vários passeios pelo estreito de Bósforo. Um deles dura cerca de uma hora e meia, e é possível apreciar o norte de Istambul onde estão os bairros mais nobres, grande mansões, mesquitas e castelos; passa também por baixo das duas grandes pontes que atravessam o estreito, importantes meios de conexão entre os dois continentes. É um ótimo programa principalmente durante o clima ensolarado do verão, pois os barcos têm uma grande área ao ar livre.

Localização: Eminonu Pier 3.

 

 

Catedrais Submersas (cisternas)

Estas imensas piscinas subterrâneas tinham o propósito de abastecer a cidade e garantir a sua resistência ao diversos cercos que sofreu (foram 21). São mais de 70 delas construídas há aproximadamente 1.500 anos, ou mais. Seus salões são imensos, alguns com mais de 10 metros de altura. Uma destas cisternas que pode ser visitada possui 140 metros de comprimento e 70 de largura, as colunas que sustentam seu teto foram construídas em de diversas épocas e apresentam diferentes estilos.

 

 

Torre Gálata

Erguida há muitos séculos, este gigante de pedra tinha a função de vigiar a cidade contra incêndios e ameaças de invasões. No seu topo há um restaurante e um mirante externo de onde é possível avistar todos os cantos da cidade.

Localização: Galata Kulesi K.2 Karaköy / Beyoğlu. Tel. (212) 245-1160.

 

 

Rua Istiklal

Uma rua de pedestres com 3 kms de extensão. Todos os dias mais de um milhão de pessoas passam por ela. Repleta de lojas, restaurantes e cafés. Um bondinho percorre a rua de uma extremidade a outra. Fica em Taksim.

 

 

Conheça nossos Pacotes para a Turquia.

 

Assista aos vídeos de Turquia